9 de abr de 2015

Minúsculos (Minuscule)

O dia foi cansativo, cheguei tarde da faculdade por conta de prova e estou morta, mas passo bem. Sem expectativas conferi a página do blog no FB e para a minha surpresa tinha uns 20 Likes e uns 5 comentários! Eu não esperava por isso. Pensei que haviam esquecido do Vai Assistindo! Fiquei contente com essa resposta positiva dos leitores, então aqui estou, mesmo meio zumbi, atualizando esse blog lindo! T_T


Queria falar de alguma obra mais leve e logo me veio em mente a série de curtas animados Minuscule. Por um acaso do acaso não previsto, resolvi assistir essa série no Netflix, pensando ser algum documentário sobre insetos. Fui surpreendida não apenas pelo fato de ser uma animação, como também por ser muito bem feita e divertida!


Há 16 episódios disponíveis no Netflix, cada um dividido em breves histórias, então se trata basicamente de episódios separados em mini episódios que podem ou não estarem conectados um ao outro. Os cenários são reais: florestas maravilhosas de musgos, campos belíssimos cheios de flores, casa de madeira na fazenda espetacularmente aconchegante e bonita, o visual é realmente encantador! Os bichinhos são feitos em CG. Todos muito bonitinhos! Nenhum fala, só fazem barulhos e você interpreta as ações e os olhares, fazendo com que aos poucos a "personalidade" dos bichinhos sejam reveladas e identificadas. Os principais são (assim como os chamo, já que não possuem nome): a aranhinha preta, a joaninha, a lagartinha verde da maçã, a lagarta gordinha, o gafanhoto HUE Br, os mosquitinhos, as moscas idiotas, o caracol... Enfim, você acabará escolhendo seu favorito.

É infantil? Sim, pois uma criança provavelmente gostará dos bichinhos engraçados. Mas ao mesmo tempo também diverte os adultos. São como curtas e longas animados da Pixar: não tem idade para gostar! Acredito que jovens e adultos consigam interpretar ainda melhor os curtas. E o mais legal é que se trata de algo relaxante para se ver. Não enjoa, não te esgota, não cansa. A trilha sonora também é bem tranquila... Pensando bem, tudo no Minuscule é bem tranquilo e gostoso de ver! Imagino que também ajude algumas pessoas a superarem pelo menos uns 5% de seus traumas por insetos. o.o

Também há um longa animado, o Minúsculos: O Filme (2013, Minuscule - La vallée des fourmis perdues), mas ainda não vi. Pretendo ver quando terminar de assistir a série (o que já está bem próximo de acontecer), aí faço critica aqui, claro.

Minúsculos (no Brasil e Minuscule nos EUA e França) começou em 2006 e foi exibido até 2008. Criada por Hélène Giraud e Thomas Szabo, é dirigida por Thomas Szabo e produzida pela empresa de animações Futurikon. Já ganhou diversos prêmios e sua qualidade é bem reconhecida.

TRAILER 
(Não é oficial, mas foi o melhor vídeo que encontrei para vocês poderem ter uma noção de como é Minuscule).  


A força dos pequenos seres também é um detalhe muito legal no Minuscule.

Obrigada por serem fiéis ao Vai Assistindo. Isso me motivou bastante! Até a próxima publicação!

2 comentários:

  1. Bah legal ver o blog de volta a ativa. Deu até saudade da época que escrevia aqui ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber da volta desse incrível blog, li o texto antes mas só pude comentar agora. Ótimo texto(como sempre) e boa sorte nessa retomada.

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.