12 de abr de 2014

Bates Motel: Norman Bates um psicopata?

ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS SOBRE O FILME E A SÉRIE

Uns tempos atrás andei divagando sobre o filme Psicose por causa da série Bates Motel. Todo mundo diz que Norman Bates é um psicopata, sem ao menos entenderem o sentido real do termo. Será que por ele ter matado uma pessoa isso já o torna um psicopata?  Todo bandido é psicopata? Toda pessoa que matou uma outra pessoa é psicopata? Todo psicopata é um serial killer? O que afinal você compreende por psicopatia? 

No site Filmow fiz um comentário breve sobre o assunto e colocarei aqui para vocês entenderem:

Só uma coisa: vejo em propagandas de TV e o povo que assiste a série dizendo que o Norman é psicopata ou um maníaco bundão. Ao menos, tanto nessa primeira temporada quanto no filme Psicose, Norman é um psicótico e não um psicopata.

Digo isso pq o Norman da série mata sem ter noção de que matou. Ele mata num surto psicótico. Já no filme mesmo tendo "consciência" é bem claro que ele é uma pessoa com problemas. Ele não mata pq gosta, mas sim por causa da sua relação esquisita com a mãe... Tanto que ele acha que é a própria mãe e a mãe que mata as pessoas (e não ele).

Psicopatas fazem coisas ruins pq querem fazer. E tem plena consciência de tudo o que fazem! E não há motivo para o que fazem. Nós, não sociopatas, sempre tentamos achar algum motivo por trás da "maldade", quando na maioria das vezes, não há motivo algum. Um psicopata não precisa de motivos para fazer algo ruim. Ele pode fazer, ele quer fazer, ele faz. Simples assim.

Posso estar errada na minha teoria (já que tudo que eu acho na internet é gente dizendo que o Norman é psicopata). No entanto, por tudo que já estudei, Norman é claramente um psicótico e por isso não é frio e calculista como um psicopata. E por isso o povo chama ele de bundão. Ele não é igual o Dexter minha gente! Dexter é um psicopata, Norman um psicótico. Psicose é a perda de noção da realidade. Psicopatia é um transtorno de personalidade dissocial (tbm chamado de sociopatia, embora alguns autores diferenciem socio de psicopatia e outros consideram que ambos são a mesma coisa).
Portanto, pelo menos no filme e na primeira temporada da série (excluo aqui o livro do qual o filme e a série se inspiraram e a segunda temporada da série), Norman Bates não apresenta comportamento de um psicopata, mas sim de um psicótico. Se ele matasse todas as suas vítimas porque simplesmente quis e depois não sentisse qualquer culpa por isso, provavelmente ele seria um psicopata. Mas o garoto mata sem nem ter noção de que foi ele que matou e sem nem planejar direito!

É importante tomarmos cuidado com os termos que utilizamos e importante também conhecermos um pouco mais sobre o assunto, em especial para não julgarmos uma pessoa precipitadamente. Nem todos os psicóticos vivem 100% do seu tempo fora da realidade. Na verdade tem muito psicótico aí que trabalha, que são grandes artistas e tal. E também nem todo sociopata é serial killer. Tem gente aí que nem desconfiamos, que nunca matou ninguém e aparentemente nunca fez mal para uma mosca, mas possui um certo grau de sociopatia.

E aí, o que você pensa sobre o assunto? 

PS: A própria palavra psicose remete a "perda de contato com a realidade", à pessoa psicótica e não ao psicopata.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Vixe! Obrigada por comentar!

      Mas saiba: 1) Psicólogos não podem receitar remédios. Quem receita são os médicos psiquiatras; 2) Muitos psicólogos e correntes psicológicas são contra a medicalização exagerada; 3) Leve em consideração que cada pessoa é única e existem diferentes doenças. Em muitos casos, as pessoas necessitam de remédios para melhorarem.

      Recomendo pesquisar mais sobre o assunto antes de formar uma opinião tão distorcida.

      Excluir
  2. Amei o post!!! Concordo ctgo, mas como tudo cai no sensocomum né... bjao

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.