2 de nov de 2013

Convenção das Bruxas (The Witches)

Título Original: The Witches
País de Origem: Reino Unido / EUA
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 91 minutos
Ano de Lançamento: 1990
Estúdio/Distrib.: Warner Home Video
Direção: Nicolas Roeg

Elenco: Anjelica Huston (Miss Eva Ernst / Grand High Witch), Mai Zetterling (Helga Eveshim), Jasen Fisher (Luke Eveshim), Jane Horrocks (Miss Irvine), Anne Lambton (Woman in Black), Rowan Atkinson (Sr. Stringer), Bill Paterson (Sr. Jenkins), Brenda Blethyn (Sra. Jenkins), Charlie Potter (Bruno Jenkins), [+].

Sinopse

Uma incrível produção que combina os efeitos especiais quase mágicos do produtor executivo Jim Herson e a imaginação do criador de A Fantástica Fábrica de Chocolate, Roald Dahl. A ganhadora do Oscar®, Anjelica Huston, conquistou os prêmios de Melhor Atriz da Los Angeles e National Society of Film Critics Best Actress por seu maravilhoso papel como a grande Bruxa nesta encantadora fábula dirigida por Nicolas Roeg. Jasen Fisher vive Luke, um garoto de nove anos que precisa frustar os planos de uma sociedade de bruxas que pretende transformar todas as crianças do mundo em ratos. E não será nada fácil: elas já conseguiram transformá-lo em rato! Porém, algumas bruxas más podem não ser páreo para um roedorzinho cheio de recursos.

Vai Lendo!


Convenção das bruxas é daqueles filmes infantis dos anos 90 para trás que tem um toque de terror, algo que não existe mais em grande parte dos filmes infantis atuais. Hoje, até as cenas "assustadoras" conseguem ser fofas. Mas não naqueles tempos. Que criança não arrepiava com a descrição detalhada sobre bruxas que a avó do garotinho Luke diz no início do filme? Ou quando a bruxa aparece oferecendo chocolate para o garoto? E quando finalmente as bruxas se reúnem e mostram sua verdadeira face? Não tem nada de fofinho aí. No filme fica bem claro que bruxas são horrorosas, más e que as crianças devem temê-las (apesar de haver uma bruxa boa). E esse é o grande motivo pelo qual amo esse filme!

 Lembra de como identificar uma bruxa?

É um filme gostoso de assistir, embora meio assustador para crianças. Como naqueles tempos não tínhamos tanto medo dessas coisas? Hoje grande parte das crianças não aguentariam assistir esse filme! Talvez estivéssemos mais acostumados, já que final dos anos 70, todo os anos 80 e até metade dos anos 90, o terror era um gênero muito forte. Criança naquela época não assistia só filmes da Disney. Por mais rígidos que os pais fossem, até os 12 anos quase todas as crianças já haviam visto algum filme de terror. De Sexta-Feira 13 a O Brinquedo Assassino, o terror fez parte de nossas vidas naquela época. E talvez por isso filmes infantis como Convenção das Bruxas eram bem aceitos e até adorados pela garotada.

Sorte da Fiona não ser assim...

 A história é bem construída e se desenvolve de forma incrível, nos gerando uma mistura de tensão, medo, encanto e magia. Elementos perfeitos para um filme sobre bruxas! As atuações são ótimas, se destacando obviamente Anjelica Huston no seu papel de bruxa-mor chique, bizarra e extremamente medonha.

Outra coisa que adoro nesse filme é a abertura. A trilha sonora e a câmera sobrevoando as montanhas e casas como se fosse uma bruxa na vassoura. Perfeito!

Tão fofinho >.<

Os efeitos especiais também são outro ponto do filme que chama atenção. Os efeitos são legais e muito bons para a época. Fora as maquiagens das bruxas, que ficaram incrivelmente nojentas!

É um filme que todos acima de 20 anos tem que ter assistido! E seria legal crianças de hoje assistirem filmes como esse. A História Sem FimA Fantástica Fábrica de Chocolates, O Labirinto, Gremlins e afins, não eram lotados de efeitos especiais, crianças absurdamente felizes e enfadonhas e ambientes extremamente coloridos e artificiais. E mesmo assim nos transportavam para a fantasia deles de uma maneira que jamais esqueceremos. Claro, grande parte da apreciação que temos por esses filmes vem da questão de que éramos crianças naquela época e hoje, como adultos, não vemos mais tanta graça nos filmes. E há sim ótimos filmes infantis atuais! Mas mesmo assim, são poucos que conseguem nos passar aquela sensação das produções antigas... 

Nota (0-10): 9

ONDE COMPRAR: Na Sairava tem o DVD com 4 filmes em 1 por apenas R$ 29,90. Tenho esse DVD e recomendo comprar! Os outros 3 filmes (A Princesinha, Jardim Secreto e A História Sem Fim) são maravilhosos!


TRAILERS


COMO IDENTIFICAR UMA BRUXA

- Bruxas usam perucas, pois na verdade são completamente carecas, por isso sentem muita coceira na cabeça;

- Elas não têm dedos nos pés, apenas um cotocos horríveis no lugar dos dedos, e por isso preferem calçados quadrados, simples e confortáveis ao invés dos de bico fino; 

- Possuem olhos em tom violeta que se mostram quando elas estão felizes, executando suas maldades ou mesmo nervosas;

- Para elas, as crianças cheiram a cocô de cachorro, podendo farejar a criança a uma boa distância.

CURIOSIDADES


- O filme fez um grande sucesso entre a garotada dos anos 90, no entanto quando foi lançado nos cinemas, não chamou tanto a atenção. Até mesmo o autor do livro Roald Dahl não gostou do filme, isso porque na produção o final é diferente de sua obra literária.

- No livro Luke que fora transformado em rato pela Rainha Bruxa continua como rato, mas mesmo assim ele se sente feliz com suas novas habilidades de roedor e ele e a avó desejam poder morrerem juntos, já que os ratos não vivem muito. E a história termina com ele na forma de um ratinho.

- No Brasil, o filme possui duas dublagens diferentes, a primeira do estúdio Álamo em São Paulo, e a segunda de Herbert Richers no Rio de Janeiro. A personagem de Anjelica Huston foi dublada, respectivamente, por Patrícia Scalvi e Maria Helena Pader, ambas são frequentes dubladoras da atriz em vários de seus diversos filmes nas últimas décadas.
Fonte das curiosidades: Fique Por Dentro de Tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.