3 de ago de 2013

Conheça 'Under The Dome'!

Série baseada em romance de mesmo nome do grande Stephen King está chegando no seu 7º episódio e vem chamando cada vez mais a atenção de todos. A história é bem simples: num dia "normal" uma cidadezinha fictícia chamada Chester's Mill é repentinamente isolada do resto do mundo por uma espécie de barreira ou campo de força invisível. Ninguém sabe de onde veio, ninguém sabe como destruir aquilo, ninguém sabe por que isso está acontecendo com Chester's Mill, e é isso aí! Nem precisa dizer qual é a graça disso tudo né? Caramba, tem uma redoma isolando TODA A CIDADE! *o*


Dentro da cidade, a pequena população fica apavorada com o acontecido, mas inicialmente (assim como em Lost), não se preocupam tanto pois acreditam que em breve se verão livres daquilo e suas vidas voltarão ao normal. Quando se passam alguns dias e a redoma continua lá, enfim o povo começa a se desesperar...

Outra semelhança com Lost é o fato de cada um ter um passado sombrio ou dramático que influenciará suas decisões ou a decisões de outros. Em Chester's Mill (como em qualquer outra cidade) há assassino, sociopata, corruptos e por aí vai... Aos poucos as máscaras de alguns estão caindo, outros já nos surpreendeu (para melhor ou pior) e muitos outros certamente nos surpreenderão ainda mais. As semelhanças com Lost não são por acaso, tendo em vista que o criador da série Under The Dome, Brian K. Vaughan,também foi produtor e roteirista de vários episódios da série Lost. Há mistérios, conflitos, segredos e vários outros ingredientes para tornar Under The Dome um excelente seriado de mistério e ficção científica.

 
"A redoma quer assim" (igual "A ilha quer assim"). Desculpem as comparações, mas há uma ou outra semelhança...

Tem muito ator bom também! Mike Vogel (Barbie... porque o segundo nome dele é Barbara, ok?) saiu de Bates Motel e agora é um dos personagens principais de Under The Dome. Dean Norris (o vereador 'Big Jim') veio da excelente série Breaking Bad e já atuou em filmes como Pequena Miss Sunshine e Exterminador do Futuro 2 (além de que apareceu uma vez em Lost). Tem também a Rachelle Lefevre (Julia) vinda da saga Crepúsculo, Jolene Purdy (Dodee) que atuou em Glee e no filme Donnie Darko, Natalie Martinez (Linda) do  filme Corrida Mortal (2008) e da série CSI: NY, entre outros atores. Alguns conhecidos, outros nem tanto, mas no geral a maioria está sem dúvidas desempenhando um bom papel!

O que esperar dessa série? Bom, pode-se afirmar com toda certeza que Under The Dome está bem legal. E como é baseada numa história criada pelo King, então tem muitas chances de dar certo (e o próprio King acompanha de perto! Para não acontecer a mesma palhaçada que fizeram com O Iluminado). Só não podem se atolar em clichês, situações forçadas, personagens burros e dramas dignos de novelas mexicanas. Estou gostando, mas ainda não está aquela maravilha toda. Tem uma ou outra situação ou atitude de personagem que não engoli muito bem. Mas vamos lá, ainda aposto nessa série!

Elenco com o tio Stephen King!

Se você gosta de mistério, suspense e ficção científica, você TEM que acompanhar Under The Dome! Sétimo episódio sai dia 05 de agosto, primeira temporada terá 13 episódios e uma segunda temporada já foi confirmada para 2014! Todos estão apostando muito nessa série e eu também. Vamos torcer para que melhore cada vez mais! Aguarde uma crítica da 1ª temporada em Setembro aqui no Vai Assistindo!

FIRST LOOK


TRAILER


CURIOSIDADES

- Não conhecia o livro Under The Dome. Quando fiquei sabendo da série e sobre o que se tratava, ao contrário de muitos que imediatamente lembraram do filme dos Simpsons (onde uma redoma de vidro isola Springfield), me veio na mente um filme tooosco pra caramba chamado Canibais (Undead, 2003), onde uma pequena cidade australiana é atingida por uma chuva de meteoros, que transforma as pessoas em zumbis e quando tentam fugir descobrem que estão isoladas por uma barreira transparente certamente criada por alienígenas. Sim, contei toda a história porque o filme é tosco e não mudará sua vida eu ter contado ou não. Se quiser assistir, tem dublado no Youtube. Achei que não teria nada relacionado com Under The Dome, mas aí descobri que apesar do livro ter sido publicado em 2009, Stephen King já havia tentando lançar a obra no final dos anos 70 e início dos anos 80 com os nomes de The Cannibals e posteriormente, Under The Dome. Então provavelmente Canibais foi inspirado na obra, só que nas versões antigas. 

- Do Wikipédia: Como King declarou em seu site oficial, estas duas obras inacabadas "foram duas tentativas muito diferentes de utilizar a mesma ideia, que se preocupa com a forma como as pessoas se comportam quando são cortadas a partir da sociedade que sempre pertenceram". "Além disso", prosseguiu o escritor, "minha memória de The Cannibals é que, como Needful Tings, era uma espécie de comédia social." Do material originalmente escrito, apenas o primeiro capítulo está incluído no novo romance.

- King declarou que não assistiu o filme dos Simpsons e de que se tratou apenas de uma coincidência. De qualquer forma, a ideia da redoma para Stephen King já vinha desde os anos 70. 

King nos bastidores

- Do site da VejaA série estreou no dia 24 de junho, nos EUA, registrando a média de 13.5 milhões de telespectadores e 3.3% da audiência do público alvo. Números bem elevados para uma série original na Summer Season. Somando a audiência em DVR (no período máximo de sete dias), os números chegaram a 16.7 milhões com 4.3% do público alvo. A primeira temporada vem conseguindo manter a audiência de 14 milhões, com 3.44% do público alvo, ao vivo. Melhor que muitas produções que são exibidas na Fall Season ou na Midseason.

- No livro, a redoma dura pouco tempo. Na série a redoma irá durar meses. Muitos fãs criticaram as mudanças em relação ao livro, mas King salientou que são alterações necessárias, tendo em vista de que se trata de uma série e não minissérie ou filme. (Há aqueles que preferiam uma minissérie. Ainda não sei qual prefiro, já que não li o livro...)

- O personagem Junior, ao menos no começo, parece ter sido bastante inspirado no personagem Frederick Clegg de John Fowles. O livro O Colecionador de 1963 relata a história do jovem Clegg, um homem que coleciona borboletas e rapta uma garota com a ideia de que se a mantiver presa, um dia ela irá amá-lo. Junior pode não colecionar borboletas, mas no resto tá bem parecido... Recomendo ler o livro, é incrível!

Um comentário:

  1. Under the Dome é uma daquelas séries cheia de mistérios que eu adoro acompanhar, mas eu ainda fico com um pé atras, até porque, depois de LOST, veio FlashFoward, e foi cortado na 1ª temporada. Eu sempre fico empolgado com os filhos do LOST, mas sempre acontece alguma coisa, e espero que não aconteça nada com UTD, pq eu estou gostando bastante de acompanha-la. Quanto ao livro O Colecionador .... caramba, eu li esse livro quando era moleque, mas nunca esqueci da historia dele .... sempre quis ler ele de novo, agora mais velho, pra absorver melhor a historia ... legal vc ter lembrado dele, vou procurá-lo pra matar saudades.

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.