7 de ago de 2012

Top 9 Filmes de Ficção Científica Mais Assustadores/Bizarros e Um Filme Ridículo - PARTE I

Bom, pra começar a conversa, gostaria de cumprimentá-los e dizer que estou muito feliz em estar aqui postando pela primeira vez.

 Pra iniciar, pensei bastante e decidi fazer uma lista de filmes de Ficção Científica. Mas não é só: São filmes com premissas assustadoras ou extremamente bizarras. Como qualquer top, esta lista é meramente pessoal. Portanto, não leve tudo tão a sério, ok?

Para não deixar o post excessivamente longo, decidi postar em duas partes.

 Se você acha que faltou algum filme ou não concorda com as posições, fique à vontade para conversarmos nos comentários. Me deixaria muito feliz.

Tem alguns filmes antigos na lista, por favor não venham com a conversa de que "tal filme é malfeito e mimimi". Levem em consideração o período em que foi lançado.

 Bom, vamos lá. Já aviso: é um post longo, mesmo em duas partes.



                          9. No Mundo de 2020 (Soylent Green) - 1973                        

Este é o filme mais antigo da lista. Os melhores filmes de ficção só foram feitos a partir da década de 70, talvez devido ao crescimento da parte de efeitos especiais.

No Mundo de 2020 ou Soylent Green foi o último filme a ser incluído nesta lista, partircularmente porque eu simplesmente havia me esquecido dele.

Na realidade outro filme (Metrópolis) iria se encaixar aqui, mas, jogando Xenogears (alguém?), eu acabei me lembrando deste filme que vi há muitos anos.

Charlton Heston segurando uma colher e não uma arma. RÁ! Que irônico.
Ao jogar Xenogears, muitos gamers com certeza (ou não) se lembrarão da bizarra cena onde Fei, Elly e Citan invadem a enorme cidade de Solaris e descobrem a fábrica de Soylent, a comida distribuída ao "povão". Lá, eles se deparam com a matéria prima usada para fazer as rações.

Bem, poucos sabem, mas esta cena foi tirada do filme em questão. De fato, é o final do filme.

OBVIAMENTE eu não falarei mais detalhes, mas quem se lembrou da cena pode imaginar o choque que este filme causou na década de 70. Pra você que é mais esperto e já teve uma ideia do que a matéria prima se trata, ainda assim, recomendo o filme.

Depois que o cara pisa e senta nas Soylents, fica com gosto de rosquinha.

Uma breve sinopse: é o ano de 2022 (eu sei, é diferente do nome, não me perguntem o porquê), Nova York, 40 milhões de pessoas. Para saciar a fome da quantidade ridículamente grande das pessoas pobres e excluídas são criados tabletes alimentares chamados "Soylent Green", criados inicialmente, a partir da industrialização de algas (por isso são verdes, do'h!).

Um policial (Charlton Heston) é encarregado de investigar a morte de um magnata envolvido na criação desses tabletes. Assim, ele começará a conhecer o que existe por trás da elite e da fabricação dos Soylents Greens.

Detalhe pra cena onde o policial e uma prostituta ficam encantados com um prato de filé (nunca viram carne antes).

Imagine uma revolta de 40 milhões de pessoas. Imaginou? Eles também. Por isso existem tratores para retirar delicadamente as pessoas do caminho.
Um futuro cruel e tirânico. E bem próximo da nossa realidade.

No Mundo de 2020 é um filme extremamente obscuro, poucas pessoas o conhecem. Recomendo que você assista, para seu próprio peso na consciência. E responda a pergunta sem tremer: WHAT IS THE SECRET OF SOYLENT GREEN? 





                     8. Contatos de 4º Grau (The Fourth Kind) - 2009                     


Milla Jovovich é uma linda. Sempre fazendo filmes bons, filmes ruins, filmes que são os abortos da humanidade (Resident Evil, oi?). Mas este filme em particular teve seus méritos pra entrar na lista. Contatos de 4º Grau ficou conhecido pelo marketing ambicioso e apelativo, na qual Jovovich aparecia em trailers afirmando que o filme tratava-se de uma história real, que era baseado em relatos e gravações de pessoas reais, e que seria uma experiência perturbadora, etc e etc. O fato é que não importa realmente se é real ou não. O importante é que Contatos de 4º Grau é um filme interessantíssimo e assustador.
O mais assustador é o fato da atriz não ser NADA parecida com a "suposta" psicóloga da história.
O filme se aproveita descaradamente dessa condição de "baseado em fatos reais" para misturar cenas filmadas e cenas de "supostas" gravações reais. E isso torna tudo ainda mais tenso. A história gira em torno da psicóloga Abigail Tyler (Jovovich, assustadoramente linda, como sempre), que se muda para uma cidade do Alaska após a morte bizarra do seu marido. A partir daí, ela nota que vários de seus pacientes têm um problema comum: sofrem de uma estranha insônia, na qual acordam pontualmente ás 3 da madrugada e vêem parada à sua janela uma coruja branca. Um dos pacientes afirma que não faz a mínima ideia sobre como a coruja entrou em sua casa. Outro afirma que a coruja lhe visita desde a infância. Um terceiro conta que não acredita que ela seja realmente uma coruja.
Junte-se também ao Clube dos "Odeio essa coruja bizonha!"
A partir daí, a psicóloga passa a realizar sessões de hipnose em seus pacientes (que aceitaram rapidamente, diga-se de passagem), chegando à conclusão de que tais pessoas poderiam ter sido abduzidas por extraterrestres. Durante estas cenas ocorrem os momentos mais tensos do filme. Garanto um susto. E, assim como os telespectadores, a personagem principal passa a acreditar nas histórias de seus pacientes, e isso acaba resultando na sua própria insanidade (da doutora, não a sua).
"Deixa eu fingir que atuo enquanto extraterrestres colocam uma sonda em mim."
Por ter seus bons momentos de tensão, alguns sustos e aquela coruja voyeur que te observa enquanto você ronca, Contatos de 4º Grau ganhou o 8º lugar. OBS: O trailer está aqui por mera formalidade. NÃO ASSISTA. Os melhores momentos estão nele =/





                              7. Cidade das Sombras (Dark City) - 1998                     


Cidade das Sombras é um filme extremamente obscuro e estranho. Pra começar temos como principal o subestimadíssimo ator Rufus Sewell como um homem que acorda em um hotel, completamente só e desmemoriado, e se depara com um corpo de uma mulher brutalmente assassinada.
Passa, então, a ser perseguido pelo inspetor interpretado por William Hurt, enquanto conta com a ajuda de um Kiefer Sutherland alterado para descobrir uma inimaginável verdade.

Rufus Sewell: aquele ator que você já viu, mas nunca lembra o nome.
Bem, tenho que admitir que vários filmes poderiam entrar no lugar de Cidade das Sombras pela bizarrice. Mas este filme em questão é tão bizarro, tão alucinante e tão desconhecido pelo público, que eu decidi que este seria um bom lugar para colocá-lo.
Não se engane pela sinopse simplória. Cidade das Sombras é MUITO mais do que aparenta. Uma mistura  coerente de ficção científica, thriller, ação, investigação e até um "quê" de zumbis (não um Zumbi de George Romero).

Julgamento do Mensalão.
Qualquer coisa que eu fale sobre este filme vai estragar tudo, então, caro leitor, faça um favor e assista este filme com o coração aberto. Garanto que sentirá um delicioso dejá-vu relacionado a Matrix. Sem dúvidas, os irmãos Wachowski tiraram muitas ideias deste filme na sua criação.

Belo, subestimado e obscuro. Este filme merece ser visto e revisto.




         6. Videodrome - A Síndrome do Vídeo (Videodrome) - 1983            


James Woods é um cara foda. Ele não é só um poço de charme, como também tem o seu nome na Escola Municipal da cidade de Quahog no desenho Family Guy! Tem como ser mais foda? 90% da maravilha que é o filme Videodrome é simplesmente porque tem James Woods nele! Mas, se você é uma pessoa infeliz que odeia James Woods e não o reconhece como o ser humano superior que ele é, ainda assim, terá uma experiência interessantíssima com este filme.

Clipe do Daft Punk? Só que não.
O fodíssimo James Woods é um sócio de um pequeno canal de TV a cabo que tem em sua programação atrações que vão do soft porn até a violência extrema (com atores, é lógico). Certo dia ele capta a programação de um programa chamado "Videodrome" (OH! É o nome do filme!) que contêm cenas de pessoas sendo mortas e torturadas. Querendo adquirir tais programas para sua TV, James Woods (o nome do personagem no filme é irrelevante perante sua grandeza) descobre que tais imagens são reais (filmes snuffs!). Gradativamente, James Woods acaba descobrindo também que tais filmes não apenas são reais, como também fazem parte de uma experiência que usa as transmissões regulares de televisão para alterar a percepção humana, causando danos permanentes no cérebro de quem as vê!

I'm sexy and I know It! Mesmo com essa mão deformada.
Fala sério, um filme sobre snuff movies no começo da década de 80? Videodrome está anos à frente do seu tempo, sendo merecidíssimo o seu lugar na lista. E sim, este filme tem um pouco de gore para nos deixar felizes. O grande artista Andy Warhol (google it!) já disse uma vez: "Videodrome é o Laranja Mecânica da década de 80". Quem sou eu pra discordar? DEATH TO VIDEODROME! LONG LIVE THE NEW FLESH!





                            5. Fogo no Céu (Fire in the Sky) - 1993                              

Se você foi uma criança facilmente impressionável da década de 90 você provavelmente conhece este filme. E ficou sem dormir por dias e adquiriu fobia de OVNIs após assistí-lo. Fogo no Céu é uma pérola da Ficção Científica, especialmente por ser baseados em fatos reais (desta vez é sério!). É um dos poucos filmes sobre abduções que trata o assunto de forma madura e realista. Pode não ser idêntico ao livro do autor (que REALMENTE passou pela experiência mostrada no filme), mas é uma experiência assustadora e claustrofóbica.

Fui atrás de um OVNI e encontrei uma Genki Dama
Em 1975, no Arizona, um grupo de lenhadores, voltando do trabalho, depara-se com um forte clarão, vindo do meio da mata. Entre eles, estava Travis Walton, que, ao se aproximar do estranho fenômeno, é atingido por um raio de luz e, subitamente, desaparece. Assustados, seus amigos fogem do local e, retornando à cidade, relatam o ocorrido às autoridades locais. (Fonte: Wikipédia) Acusados pela sociedade de assassinato (afinal... Arizona na década de 70...), Travis reaparece misteriosamente, cinco dias depois.


Não se preocupe, é chiclete.
As cenas de abdução são de dar calafrios na espinha, desde os extraterrestres hiperrealistas até o clima claustrofóbico que pode causar mal estar aos desavisados. Por ser um exemplo digno de filme sobre abdução alienígena, e por causar medo de etês em plena geração "E.T. do Spielberg", Fogo no Céu ocupa com maestria o Quinto e último lugar da lista de hoje.



Na próxima lista: um supermercado, dois enigmas e um clandestino.

15 comentários:

  1. ''Fui atrás de um OVNI e encontrei uma Genki Dama''
    debaixo dessa frase aparece ''Em 1075, no Arizona...''
    vc não quis dizer 1975??

    ResponderExcluir
  2. Nossa! muito legal pra uma novata! (brincadeirinha...rsrsrs)gostei muito mesmo! continua assim...louco pra ver a 2ª parte.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Ficou absurdamente excelente a lista! *-* Não estou exagerando, ficou mto boa mesmo. Gostei do jeito que escreveu e dos filmes que acrescentou, não conhecia a maioria. Irei assisti-los, fiquei mto curiosa agora o.o

    ResponderExcluir
  4. 1° - Você deve ser a primeira pessoa que conheço que diz ter assistido Soylent Green, isto é ótimo, pois é um dos filmes que tenho procurado ver a um bom tempo (Jcob's Ladder idem). Realmente, a menção deste estranho filme dá credibilidade a lista. Se gostou desse filme, sugiro que assista Delicatessen também.

    2° - Videodrome é um dos melhores filmes de ficção científica e terror já realizados pela humanidade. Se me lembro bem, tem uma crítica minha sobre ele por aqui em algum lugar.

    3° - Não conhecia Cidades das Sombras, e agora fiquei com vontade.

    4° - Por favor, não esqueça de O Enigma do Outro Mundo. Este filme é a melhor (em minha opinião) exemplo de um bom filme de terror e ficção científica. Pode ser um pouco precário, mas é muito foda.

    Bela seleção. Ficarei esperando ansiosamente pelo resto. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Sem dúvida vai ter O Enigma de Outro Mundo XD

      Excluir
  5. Hm... um supermercado, dois enigmas e um clandestino? Vou arriscar um palpite:

    - O Nevoeiro
    - O Enigma do Horizonte
    - O Enigma do Outro Mundo
    - Alien - O Oitavo Passageiro

    Se eu estiver acertado todos, vou ficar bem eufórico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertou: http://www.vaiassistindoterror.com/2012/08/top-9-filmes-de-ficcao-cientifica-mais_8.html

      Excluir
  6. Rola uma batalha interna pra ver Videodrome. Não que eu ache que é um filme ruim, é só que não sou chegada em gore e essas coisas... E fiquei interessada em "Dark City", vou logo providenciar o mesmo :)
    Eu ~amo~ Contatos de 4º Grau, apesar dos apesares. xD
    E Fogo no Céu vi um dia sem querer numa madrugada da Globo e adorei. É muito bom!
    Gostei da lista, tô precisando de filmes decentes pra assistir xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou doida por gore. E Videodrome tem pouco até. Coloquei ele na lista mais pela história do que pelo gore em si.

      Excluir
  7. Assisti Contatos de 4º Grau já sabendo que não era baseado em fatos reais, mas que dá medinho dá, vamos concordar. O modo grotesco com o qual os aliens tratam os humanos faz pensar se um contato no futuro seria desejável, isso se eles existirem. rs

    @Sybylla_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, existem centenas de relatos de abdução. A maioria deles é descartada, mas alguns poucos são absurdamente inexplicáveis. O filme Fogo no Céu (que está na lista, por sinal)é baseado em um desses relatos.

      Obrigada pelo comentario :*

      Excluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.