19 de ago de 2012

Phobia (Phobia / 4bia)

Título no Brasil: Phobia
Título Original: Phobia 4bia
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Estúdio/Distrib.: GMM Tai Hub
Direção: Banjong Pisanthanakun, Parkpoom Wongpoom, Paween Purikitpanya,Yongyoot Thongkongtoon

Elenco: Maneerat Kham-uanWitawat Singlampong e Apinya Sakuljaroensuk [+]

Sinopse: Phobia é uma antologia de 4 curtas de terror, dirigidos por 4 diretores diferentes, entre eles o diretor de Espíritos (2004) e de Espíritos 2 (2007) e o diretor de Reencarnação da Vingança (2007).









Phobia, como foi dito, reúne 4 pequenos contos de horror, dirigido por 4 diretores tailandeses, mas nem por isso deixa de ser coeso e assustador à sua própria maneira.


História 1: Happiness


A primeira história, dirigida por Yongyoot Thongkongtoon (meu senhor... não sei pronunciar isso) trata sobre uma garota isolada em seu apartamento devido a uma perna quebrada e por causa de sua net (discada) que está fora do ar. Seu único contato com o mundo exterior acaba sendo seu celular, com o qual acaba por trocar mensagens com um jovem desconhecido que, só Deus sabe, encontrou seu número.

O conto abre o filme com chave de ouro, a história é realista e assustadora, a atuação solitária da atriz tailandesa Maneerat Kham-uan é suprema. Um dos melhores contos do filme ao passar um terror claustrofóbico e sutil utilizando-se de elementos extremamente simples.

PS: Reparem que o celular dela é aquele Motorola V3 horroroso que todas as suas amigas tinham, menos você. E o mais assustador é a menina digitando em tailandês no celular: ela escreve "conheço você?" e sai: "ฉันรู้ว่าคุณมาจากไหน?"

Mande mensagens com segurança.

História 2: Deadly Charm

A segunda história, dirigida por Paween Purikitpanya, é a mais "enfeitada" com efeitos especiais, no entanto é o conto mais fraco. Por sinal, esses tais efeitos especiais parecem que foram colocados de última hora, são meio mal-feitos levando em consideração os outros contos.

No entanto, isso não deixa a história ruim. A história tem o ritmo oposto da primeira. É acelerada, com trilha sonora pesada, tons amarelo-vermelho frenético e cheia de sangue a todo insatante.

A premissa é clichê: um garoto sofre bullying e, após ver esse grupo de colegas "descolados" usando drogas, é pego por eles para ser linchado. Um acidente acontece, e eles descobrem que, usando magia negra, o garoto havia lhes causado uma terrível maldição.

Um prato cheio se você curte sangue

História 3: The Man in the Middle

Talvez este seja o melhor conto dos 4. Dirigido por Banjong Pisanthanakun, o mesmo de Espíritos, esta história mistura elementos de humor e horror ao contar sobre um grupo de campistas medrosos apaixonados por rafting. Durante a noite, um deles brinca que se ele morrer, a pessoa que estivesse dormindo ao seu lado na barraca iria ser assombrado por ele. 

No dia seguinte, as coisas dão errado e um deles se afoga e desaparece. Após algum tempo, ele retorna, mas passa a agir de maneira estranha.

Com sátiras hilárias do diretor aos seus próprios filmes, The Man in the Middle é o melhor conto do filme, de longe.

FANTASMAS DE MARTE DE NOVO NÃO!!

História 4: The Last Flight

Fechando com chave de ouro o filme Phobia, este curta é dirigido por Parkpoom Wongpoom, e conta a história de uma aeromoça que tem um caso com o Príncipe Albert de Virnistan. Um dia, ela é convocada para fazer parte da tripulação do vôo da Princesa Sophia, mulher do príncipe e corna.

Este é basicamente um filme sobre traição e vingança. É o filme mais mediano dos 4, mas, ainda assim, e sendo um curta, é melhor que muita porcaria com mais de 120 minutos de duração que se vê nos cinemas hoje em dia.

Fantasma asiático vomitando. Quão bizarro é isso?


Phobia é um filme acima da média, interessantíssimo e, apesar de usar e abusar dos clichês, diverte e assusta muito, tornando-se um marco do gênero. Só uma prova de que filmes não precisam ser longas-metragens para ser respeitados e assustadores. 

Palmas para a Tailândia que cada vez se supera mais com suas produções no gênero, deixando filmes hollywoodianos no chinelo com suas histórias bem feitas, efeitos especiais decentes e renovação no  terror.


Nota (0-10): 9,0








12 comentários:

  1. Amei este filme. E com certeza também vai gostar do 5bia.

    ResponderExcluir
  2. Critica Razoável.

    Quero fazer um critica direta a escritora (Com Todo Respeito).

    Pumpking - Vc tem idéias boas, mas que tal se esforçar um pouco para criar postagens mais organizadas.

    O Que vi nessa postagem foii algo relamente bagunçado falta empenho na hora de organizar o texto.

    Varios espaços entre os nomes do elenco, Blog bom é blog organizado OK

    Continue tentando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, vc tem um blog? Caso não tenha, então procure tentar entender o que vou dizer.

      Não é fácil assim faze ruma postagem. Ainda + com os vários erros que ocorrem no editor de postagens do blogger. Quando visualizamos a postagem, parece estar tudo normal. Mas aí quando publicamos, aparecem espaços onde não tinha e uma ou outra bagunça.

      A Pumpkin entrou no blog ñ faz nem 3 semanas direito. Ainda está aprendendo, pois (até onde eu saiba), não nascemos sabendo de tudo né? Vamos aprendendo aos poucos.

      Como dona do blog sei mto bem que uma das importantes qualidades de um blog é ser organizado, pode deixar que eu me preocupo com isso.

      Obrigada por comentar!

      Excluir
    2. Tá com espaços entre os nomes porque usei formatação "Justificada".

      Se tá com espaços grandes é culpa do blogger, pq no editor está certinho, nem no html dá pra ajeitar.

      Obrigada professor Pasquale.

      Excluir
  3. Já vi esse filme. realmente é bom, mas não acho que vale 9. 8 talvez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, coloquei 9 porque é um filme bom, as histórias são legais, o filme é muito bem feito apesar de ser tailandês, e é super legal esse negócio de: compilação de curta-metragens.

      Acho que valeu um 9. O primeiro conto, por exemplo, me deu calafrios XD

      Excluir
  4. Eu tinha me interessado por esse filme, mas tinha certo receio de assistir, porque já assisti muitos filmes tailandeses toscos por aí. Eu parabenizo a Pumpkin por falar sobre esse filme, perdi totalmente o receio e pretendo assistir ainda essa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se você já viu vários filmes tailandeses, vai gostar desse sim ^^

      É um ótimo filme.

      Excluir
  5. Eu já tinha ouvido falar desse filme, mas estava com receio de assistir, pois os piores filmes de terror da minha vida foram tailandeses. Eu agradeço a Pumpkin por fazer essa postagem, perdi totalmente o receio e pretendo assistir o filme nesse final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Esses diretores têm nomes impronunciáveis! Mas eu queria ter um sobrenome legal assim.....enfim...ahsuahsuahusa
    Os filmes asiáticos são meio suspeitos para mim.....costumo gostar da ideia do filme e não do que puseram em prática =/ como aconteceu com Reencarnação da Vingança. Gostei mas não gostei xD
    De tanto ler o blog, já estou montando uma lista de filmes para assistir xD e são vários =D
    Ah, e esse povo que vem só para dar críticas (des)construtivas hein?
    Deve ter tentado entrar para o blog e não foi selecionado pela Ninne. Daí, como você entrou e está indo super bem (estou adorando suas postagens! Leio de todos do blog só não sou muito de comentar =p) deve ter batido uma invejinha.....haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Nara :3

      Eu sou meio "verde" em postagens em blogs e sou extremamente sarcástica pra escrever, então estou tentando deixar os posts o mais compreensível possível.

      Existem críticas e críticas, né? Nem todas são aproveitáveis, outras são... paciência. Não dá pra agradar gregos e troianos.

      E Phobia é um filme bem legal, vale a pena.

      :*

      Excluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.