14 de ago de 2012

13 Fantasmas (13 Ghosts)

Título no Brasil: 13 Fantasmas
Título Original: 13 Ghosts
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 85 min. 
Ano de Lançamento: 1960
Estúdio/Distrib.: Columbia pictures
Direção: William Castle

Elenco: Charles Herbert (Buck Zorba); Jo Morrow (Medea Zorba); Rosemary DeCamp (Hilda Zorba); Martin Milner (Ben Rush); Donald Woods (Cyrus Zorba); Margaret Hamilton (Elaine Zacharides); John van Dreelen (Van Allen). [+]

Sinopse: Ao morrer, o recluso Dr. Zorba deixou uma mansão assustadora para seu sobrinho, Cyrus, que atravessa uma grave crise financeira. Com a sua família Cyrus muda-se para a mansão. Eles também herdam uma coleção de 12 fantasmas, que só podem ser vistos através de óculos especiais. Os membros da família colocam então suas vidas em risco, para descobrir em qual local da casa o Dr. Zorba escondeu sua fortuna, mas parece que algo ou alguém quer evitar que Cyrus e sua família não consigam realizar este objetivo.

Vai Lendo!

Algumas pessoas não sabem, mas o 13 Fantasmas de 2001 é um remake, e das que sabem, posso dizer que boa parte não assistiu o original. Bem, de qualquer forma, venho lhes apresentar este clássico do terror. O filme é de 1960, como notaram, então já não é de se esperar que haja efeitos de grande qualidade. Para a década em que foi filmada, até que é razoável, comparado a outras produções do mesmo período. 13 Fantasmas é simples, conta com alguns truques interessantes, porém, falta um pouco de tensão na trama, ou de mistério, como em A Casa dos Maus Espíritos. A história é bem suave, impossível de assustar o espectador contemporâneo, porém, não deixa de ser interessante e de despertar certa curiosidade.

Por que tem que sempre ter uma tábua de Ouija?
Porém, tanto esse, quanto o remake, tem o mesmo "problema". O filme diz que conta com a presença de 13 fantasmas, porém, só uma pequena parcela recebe atenção, e no original, poucos aparecem. Aliás, 13 Fantasmas é tão filme B que conta até com um leão fantasma. Foi a primeira vez que vi um leão assombrando uma casa, e talvez seja a única. Enfim, não quero acabar fazendo spoilers, mas me contentarei em dizer que esses fantasmas são mais do tipo de gemer (ou rugir, no caso do leão) e quebrar objetos. Não acho que, em 1960, conseguiriam fazer o filme melhor, mesmo com um orçamento mais gentil, e com o remake já vimos que tentar aperfeiçoar e sair modificando não ajudará muito.

Por que não há mais filmes com leões fantasmas?
Os atores são bem medianos, e em alguns momentos pouco convincentes, mas nada tão prejudicial, pois há atuação pior hoje em dia como a da Kristen Stewart. Vou ser sincero, 13 Fantasmas é fraquinho, até mesmo para os filmes da década de 1960, e assisti-lo hoje é mais para quem gosta de filmes assim. Clássicos. Eu gosto bastante dos filmes antigos, mas reconheço quando um é mais "leve" do que poderia ser. 13 Fantasmas é um bom entretenimento, além de ter elementos interessantes (como um leão fantasma; eu não vou esquecer isso tão cedo), e apesar dos seus defeitos, compensa ser visto, mesmo que apenas por curiosidade. O filme é de domínio público, pelo que fiquei sabendo, então não deve ser difícil encontrá-lo na internet, e baixá-lo não seria contra a lei, ou disponibilizá-lo no YouTube.

Óculos discreto esses, não é?
Terror bacana, bem leve, mas divertido e bom para passar o tempo. Se você não gosta de longas antigos, e de filmes B, então nem tente ver. Eu considero uma experiência válida, até porque, este é um título famoso, não tão popular quanto o remake, mas todo mundo já ouviu esse nome: 13 Fantasmas. Pessoalmente, este filme poderia ter ficado bem pior, então considero lucro o resultado final, até porque... Tem um leão fantasma! Não, sério. Até porque a ideia é bem bacana, e apesar de não ser assustador, consegue chegar no espectador e fazê-lo assistir até o fim. Eu recomendo, para qualquer idade e qualquer ocasião, vale ser visto nem que seja uma única vez.

Nota (0-10): 6,7

Trailer

4 comentários:

  1. Vamos melhorar seu argumento? Que tal "Por que não há filmes de leões zumbis?" Fantasmas não são tão interessantes quando são animais.

    ResponderExcluir
  2. 6,7? 6+7 = 13. 13 fantasmas...
    Fez isso de propósito, não foi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por incrível que pareça, meu amigo, não foi. Só percebi isso agora. kkkk

      Excluir
  3. DiMarte, pfv... kkkkk

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.