9 de jul de 2012

Terror na Ópera (Opera)

Título no Brasil: Terror na Ópera
Título Original: Opera
País de Origem: Itália
Gênero: Terror 
Tempo de Duração: 107 min
Ano de Lançamento: 1987
Estúdio/Distrib.: ADC Films
Direção: Dario Argento 

Elenco: Cristina Marsillach (Betty); Ian Charleson (Marco); Urbano Barberini (Inspetor Alan Santini); Daria Nicolodi (Mira); Coralina Cataldi-Tassoni (Giulia); Antonella Vitale (Marion); William McNamara (Stefano); Barbara Cupisti (Signora Albertini). [+]

Sinopse: Uma maldição persegue a montagem da ópera 'Macbeth', de Verdi. Reforçando a lenda, no Scala de Milão corvos aparecem degolados, operários assassinados, holofotes caem na platéia. O principal alvo é a soprano Betty, substituta de Maria Cecova, morta durante os ensaios.

Veja Mais!

Lançado dez anos após Suspiria, Terror na Ópera apresenta uma leve regressão na qualidade de roteiro que Dario Argento já possuía. A trama praticamente caótica é má entrelaçada, porém o filme por completo não demonstra sintomas de deficiência, o que nos leva a questionamentos, como: Terror na Ópera foi uma provocação de Argento, provando que é possível fazer um bom filme sem um roteiro sólido, ou apenas é um golpe de sorte que o diretor teve? Sou suspeito em me expressar sobre esse assunto depois da experiência que tive após assistir Rubber – O Pneu Assassino, pois mesmo com a visão e desempenho geral de Argento, todo diretor comete falhas em alguma obra.

Acho que você não vai querer fechar o olho...
O filme é visualmente fabuloso, os movimentos de câmera são provocadores e angustiantes, além das cenas instigantes e grotescas, típicas do diretor. Apesar de esperarmos uma obra mais séria, Terror na Ópera é um tanto imatura, o que estranhamente auxilia no carisma que a obra atrai. Devo admitir que o filme seja cativante, de modo meio mórbido, e sabe prender a atenção do espectador mesmo com o desenvolvimento da trama incompleto e os clichês presentes. Há tantas reviravoltas, especialmente no final, que chega a ser um tanto confuso, porém dá para compreender o todo. São tantos contrastes presentes que é impossível ficar entediado assistindo, provocando tanta instabilidade que o torna um filme praticamente imprevisível, ou pelo menos dificulta o raciocínio.

Macbeth realmente dá azar?
Outro fator interessante é que Argento faz referencias a sua própria pessoa em vários momentos com extrema sutileza, da mesma forma que fica subentendido sua provável fonte de inspiração a obra O Fantasma da Ópera, não apenas pela temática, mas como também em poucos momentos oportunos. Independente disso, Terror na Ópera é conduzido por uma dinâmica tensa que fornece poucas brechas para o espectador se recuperar, mantendo o suspense por toda a trama, além de fornecer múltiplos "clímaxes". As atuações são um tanto exageradas, e a protagonista não se demonstra muito esperta, mesmo quando se livra das situações singulares por que passa.

Corvos são animais interessantes.
Pessoalmente, aprecio o cinema europeu pelas suas características pouco cotidianas e pela sua visão artística notável. O trabalho desenvolvido em Terror na Ópera, mesmo não sendo um dos melhores, é belo e memorável, repleto de certa simbologia e com um visual encantador. Não estou puxando o saco do diretor, pois este filme não chega aos pés de Suspiria, porém não se trata de um título descartável. Vale a pena assisti-lo por inúmeros motivos, eu resumirei dizendo que vale porque é um terror que cumpre seu papel muito bem e, para os mais cinéfilos, apresenta um ponto de vista diferente não só de como fazer cinema, como juntamente de como desenvolver o gênero.

Nota (0-10): 8

Trailer

Um comentário:

  1. Gostaria de dar parabéns ao blog e a todos seus autores, foi através deste blog que passei a gostar de filmes de terror. Agora sempre que desejo ver algum ou quero saber se vale a pena eu já venho correndo pra cá. O conteúdo do site é muito claro e fabuloso, sempre trazendo ao leitor os pontos fortes e fracos do filme, e o melhor sem contar a história deixando o leitor com vontade de ver o filme.
    Gostaria de ver mais dicas de filmes que irão passar na Tv tanto aberta como por assinatura, no canal Space tem bons filmes ás vezes.
    Continuem assim. Abraço!

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.