23 de jul de 2012

Fenômenos Paranormais (Grave Encounters)

Título no Brasil: Fenômenos Paranormais
Título Original: Grave Encounters
País de Origem: Canadá
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 95 min. 
Ano de Lançamento: 2011
Estúdio/Distrib.: Twin Engine Films 
Direção: The Vicious Brothers 

Elenco: Sean Rogerson (Lance Preston); Juan Riedinger (Matt White); Ashleigh Gryzko (Sasha Parker); Mackenzie Gray (Houston Gray); Merwin Mondesir (T.C. Gibson). [+]

Sinopse: Lance Preston e sua equipe do programa “Grave Encounters”, um reality show caça-fantasmas, está filmando um episódio no interior de um hospital psiquiátrico abandonado, onde fenômenos inexplicáveis têm sido relatados ao longo dos anos. Em nome do entretenimento de qualidade, eles voluntariamente se trancam dentro do prédio durante a noite para iniciar a investigação paranormal, registrando tudo em câmeras. Eles rapidamente percebem que o edifício é mais do que apenas assombrado - ele está vivo - e não tem intenção de deixá-los sair.

Vai Lendo!

Nunca gostei daqueles realities shows sobre pessoas que procuram fantasmas, acho muito falso, e sempre fiquei me imaginando: e se eles encontrassem uma assombração de verdade? A ideia de Fenômenos Paranormais é exatamente essa, com uma pitada de REC e uma dosede A Casa da Colina, o espectador passa boa parte de filme esperando que algo interessante aconteça, e quando começa, tudo fica muito confuso e sem sentido. Eu admito, morro de medo de fantasmas, obras com essa abordagem normalmente tem grande efeito sobre mim, mas só quando a coisa é bem feita. O trailer já revelava a grande porcaria que viria a ser esse longa, mas mesmo assim eu assisti por curiosidade.


Sou Lance Preston, e estou prestes de cometer o maior erro da minha vida.
Atores ruins, filme parado, a tal da Ashleigh Gryzko é uma chata escandalosa como Sasha, o personagem Lance é um babaca que não larga a câmera... Enfim, Fenômenos Paranormais não impressiona e nem traz novidades. Esse tipo de filmagem, câmera nervosa, tem sido muito explorado no gênero terror, porém, penas a maioria das vezes o recurso é mal utilizado. A proposta da película já é clichê, o espectador já até sabe como vai acabar, há poucos sustos efetivos, e apesar da tentativa de criar tensão, não dá medo. O filme é até previsível nos próprios sustos, aquele que já vem acompanhando a série Atividade Paranormal está acostumado a procurar pequenos detalhes e movimentações da cena, e com isso, Fenômenos Paranormais se torna ainda mais tedioso.


Não queriam contato? Agora aguenta!
Demora para que algo interessante aconteça, mesmo, e em seguida tudo se torna um caos. Talvez a única coisa que eu tenha apreciado no filme é a capacidade da assombração de modificar o edifício para criar um labirinto infinito e sem saída. As portas que utilizaram para entrar no prédio, quando arrombada numa tentativa de fuga, dá para um corredor inexistente. Bem ao estilo “vocês estão presos aqui, não há escapatória”, esse é o único ponto realmente angustiante, pois a construção parece conspirar contra eles também. Os fantasmas são um pouco bacanas, o efeito para torná-los assustadores é simples, mas não é problema. Mas, como eu já insinuei, este longa lembra bem A Casa da Colina.


Quem procura acha...
Extremamente fraco. Tanto que nem chega a decepcionar, já era esperado tal resultado. Esta ideia de fazerem o filme “realista” ao estilo “documentos perdidos” já vem perdendo força e se tornando meio chato. Desculpe, mas o modelo A Bruxa de Blair não tem mais a mesma força. Houveram sucessos, como Atividade Paranormal e REC, mas não vão aparecer similares sem um enredo bem trabalhado. Não considero Fenômenos Paranormais aconselhável, muito clichê e não apresenta nada de novo, um desperdício de tempo. Bem fraco e chato, mesmo no suposto clímax da trama. Faltou uma história que sustentasse a trama e sobrou escândalos e pânico.

Nota (0-10): 2

Trailer

5 comentários:

  1. Um filme que segue no estilo Found Footage, e que acredito que será foda igual foi REC e Ativdade Paranormal, é V/H/S. Vejam o trailer e confirmem o que eu disse.

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive MUITA curiosidade em relação a esse filme,mas depois de ler essa crítica,ja era...

    ResponderExcluir
  3. sei la,de repente deu uma saudade bateu uma saudade de quando eu fui ver Atividade Paranormal 1 no cinema...minha namorada ficou com muito medo,e eu achei o filme um dos melhores dos últimos anos...lembro que uma mina saiu tremendo nos braços da amiga!

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse filme pois traz uma história diferente e nesse halloween vai ter o 2 e ele promete...

    ResponderExcluir
  5. Achei legal esse filme.a nota foi muito baixa.

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.