25 de jun de 2012

Another

Olá queridíssimos leitores do Vai Assistindo, tudo bem com vocês?

Para fugir um pouco do padrão "filmes de terror", hoje trago mais um anime bem bacana e que muitos fãs de horror deverão apreciar: Another. Mas não se preocupem, não se trata de uma longa postagem, como fiz com Deadman Wonderland, não se preocupem, serei mais "resumido" dessa vez. Aliás, desde que publiquei aquela postagem, recebi um grande número de indicações de animes, gostaria de agradecer previamente pelas recomendações, alguns deles já assisti e já critiquei, mas não aqui no VA. De qualquer forma, obrigado galera!

Voltando para o anime... Another é originalmente uma Light Novel com 677 páginas, escrita por Yukito Ayatsuji, que virou um mangá de 4 volumes nas mãos de Hiro Kiyohara e da editora Kadokawa Shoten (que publicou a light novel também), para em seguida se tornar uma animação com 12 episódios e um OVA (que pode ser considerado como "episódio 0") produzida pela P.A. Works, que foi exibida em janeiro e finalizada em março do ano de 2012.


26 anos atrás, em uma classe do nono ano, um estudante, Misaki, era o mais popular e adorado do colégio por causa de suas notas e sua qualidade nos esportes. Porém um dia Misaki acaba por vir falecer e como homenagem seus amigos decidem “fingir” que ele está vivo com eles até o dia da formatura. Anos depois, em uma primavera de 1998, um garoto chamado Sakakibara Kouichi se muda para a cidade e começa a estudar na mesma escola do ocorrido. Lá ele encontra todos os alunos rodeados por uma estranha atmosfera, principalmente sobre uma estranha estudante chamada Mei Misaki. Porém o que Kouichi não esperava que sua sala tivesse uma mórbida e terrível ligação com a história do passado do colégio.

Vai Lendo!

Horror, mistério, suspense e mortes violentas compõe a trama de Another. Na trama, o jovem Sakakibara conhece a enigmática Misaki no hospital, pois ele sofre de problemas pulmonares, e a reencontra no novo colégio que começa a frequentar. Porém, sua sala, a 3-3, tem uma maldição que persegue os alunos do último ano relacionada aos eventos que ocorreram 26 anos atrás, a chamada "calamidade". A maldição da sala incluí a morte terrível de seus alunos, professores e parentes próximos, pois alguém que deveria está morto  frequenta a turma 3-3. Não vou me aprofundar no enredo, pois não quero fazer spoilers, entretanto, Another é surpreendente e bem imprevisível, nos apresentando reviravoltas impactantes. Não é incomum vermos histórias de terror envolvendo a escola, muito menos jovens, mas uma trama bem escrita sempre se destaca, não é mesmo? Não li a light novel, nem a mangá (como a maioria das vezes, ¬¬'), mas me impressionei com os resultados da animação.

Misaki Mei é bem introvertida e estranha. Gostei dela logo no começo.
Com um pouco de drama, tudo se desenvolve com um suspense magnifico e com a boa utilização do horror. São poucos animes de terror que conseguem me prender até o fim, ainda mais quando a maioria entra sempre apelam para a violência e o gore por não terem um enredo sólido e interessante o suficiente. Another é inteligente, muito bem montado e se explica de forma oportuna. Tudo bem que o final não é tão grandioso, mas conclui de forma coerente tudo. Não vou falar do OVA, por mais que isso me doa, para não fazer revelações que podem estragar algumas surpresas, mas garanto uma coisa: é mais triste do que macabro. Voltando... As mortes são bem fascinantes, lembrando em alguns momentos a franquia Premonição e o mangá/anime Death Note, e se não me engano, começam a aparecer logo no episódio três e pega de surpresa. Subestimar Another é um erro, mesmo o ritmo da canção da abertura engana.

"Umbrella is dangerous". - Chris Redfield
A dinâmica consegue envolver o espectador, pois há vários "pontos de interrogação" que proporcionam a ansiedade ideal para atrair e não decepcionar. Grande parte dos personagens de maior envolvimento com a trama foram bem desenvolvidos, porém, o foco mesmo é em Misaki e Sakakibara, por razões óbvias. Vale a pena prestar a atenção nos pequenos detalhes e em tudo que é revelado e/ou apresentado, pois no fim, o desespero ganha mais força do que a racionalidade, e muito sangue correrá antes de tudo ser devidamente esclarecido. Vou ser sincero, não chega ao nível de Agatha Christie como suspende, nem um Stephen King ou H.P. Lovecraft como horror, mas que dá um calafrio e alguns momentos de aflição, com certeza. Aliás, já tocando nesse assunto, compensa dizer que tanto King, quanto Lovecraft são mencionados, dois grandes mestres da literatura de terror que merecem ser conferidos, assim como Another.

A mudança de escola foi um inferno para Sakakibara.
Aprecio bastante animes, e me impressiono muito com alguns. Sinceramente, tenho dó de um alguém que, mesmo depois de morto, tem a obrigação de ir para a escola. Falando com seriedade, algumas mortes são de dar pena mesmo, como se todas as pessoas ao lado de Sakakibara estivessem no topo da lista de "Próximas Vítimas", o que rende grande sentimento de culpa por parte do garoto. Apesar das mortes violentas, não considero Another tão pesado, não se tratando de uma produção de categoria "açougue", mas sim de um horror bem desenvolvido que sabe causar o impacto devido sem abrir mão do foco necessário para se desenvolver teorias pessoais e ter o foco do espectador. Terror de qualidade com o toque asiático que muita gente gosta, isso seria o bastante para resumir Another. Como são apenas 12 episódios, somados a um único OVA, é uma perfeita opção para seu final de semana. Um único dia é o necessário para apreciar esse anime sombrio.

Nota (0-10): 10

Abertura: Kyomu Densen - Ali Project

Curiosidades:
-  Ayatsuji anunciou que escreverá uma novel relacionada intitulada Another: Episode S e uma sequência intitulada Another 2.
- Uma adaptação para live-action dirigida por Takeshi Furusawa e produzido pela Kadokawa Pictures será lançado nos cinemas japoneses 4 de Agosto de 2012.

Trailer do Live-Action

13 comentários:

  1. Eu adoro esse anime! é muito bom são poucos animes nesse estilo!
    Dizem que o mangá é bem melhor, mas mesmo assim o anime é incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me disseram a mesma coisa. Estou ansioso para ler o mangá, até já achei alguém que me emprestasse. =D

      Excluir
  2. Eu adoro esse anime! é muito bom são poucos animes nesse estilo!
    Dizem que o mangá é bem melhor, mas mesmo assim o anime é incrível.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Li o mangá e é realmente muito bom, porém é meio diferente, o anime acrescentou algumas cenas. Vc falou tudo, o anime é ótimo. O filme parece que vai ser muito forçado. Mas vamos ver no que vai dar isso.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, demorei para entender essa legenda e a imagem -> "Umbrella is Dangerous"- Chris Redfield

    KKKKK como sou burro!

    ResponderExcluir
  5. a música de abertura tem um clipe bizarro.

    ResponderExcluir
  6. E quando vai falar de Death Note?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Death Note? Podemos fazer assim: vocês, leitores, deixam aqui nos comentários se devo falar da mangá ou do anime? Acho que fica meio democrático, afinal, tanta a mangá quanto o anime são muito bons.

      Excluir
    2. Que tal os dois?

      Excluir
  7. Assisti após ver a recomendação aqui e achei muito bom mesmo. Só achei exagerada a parte final (lembrou o jeito que o pessoal pira em Battle Royale).

    ResponderExcluir
  8. Também assisti após ver a recomendação aqui, e me decepcionei... Achei a ideia inicial interessante, contudo a execução não me convenceu. Os personagens eram um tanto inexpressivos, dentre outras coisas. Aproveitando, deixo uma recomendação de um anime de drama/terror (leve) que me agradou bastante: Shiki.

    ResponderExcluir
  9. Another um dos melhores animes que eu assisti causando vários traumas no decorrer dos episódios tipo: não fique muito tempo no computador, não saia da sua cidade, não corra pela escada com um guarda-chuva que contenha ponta, não vá pegar uma bola que caiu no mar, não conte um segredo de classe para um novato ah e sim e não confie em sua tia ela pode estar morta u.u
    xD
    enfim realmente é genial só vi o anime mesmo quero ver o live action parabéns pelo site ^^

    ResponderExcluir
  10. Olá =D

    Vi o post sobre o mangá ontem e logo me interessei, fui procurar o anime.
    Como você disse, um dia só basta para assistir o anime inteiro, foi o que fiz huasuhashusauhhusa
    Não conseguia parar de assistir. Muito bom!

    Obrigada pela dica ;)

    Até^^/

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.