7 de mai de 2012

O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre)

Título: O Massacre da Serra Elétrica
Título Original: The Texas Chainsaw Massacre
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 84 min.
Ano de Lançamento: 1974
Estúdio/Distrib.: Vortex
Direção: Tobe Hooper 

Elenco: Marilyn Burns (Sally Hardesty); Allen Danziger (Jerry); Paul A. Partain (Franklin Hardesty); William Vail (Kirk); Teri McMinn (Pam); Edwin Neal (Hitchhiker); Jim Siedow (Old Man); Gunnar Hansen (Leatherface); John Larroquette (narrador).



Sinopse: Levemente baseado em fatos reais, conta a história de um grupo de jovens que, durante uma viagem de carro, acabam caindo no caminho de uma família de pessoas insanas, cujo filho utiliza uma serra elétrica para matar as pessoas, tratando-as como carne animal.



Vai Lendo!



Há duas coisas que me incomodam nesse filme. Primeiramente, o filme foi inspirado em Ed Gein, um ladrão de lápides norte americano que raptava cadáveres para arrancar pedaços e fazê-los de troféus e até móveis pessoais. Ed Gein foi condenado por esses furtos bizarros e por dois homicídios, apesar de ter sido suspeito por mais dez mortes. Então o que se passa no filme NUNCA aconteceu daquele jeito. A segunda coisa é a que mais me irrita: Leatherface não usa uma serra elétrica, ele usa uma MOTO SERRA! Se fosse uma maldita serra elétrica, teria um cabo preso atrás, e seria bem fácil escapar, e além do mais, a ferramenta é movida a gasolina, portanto é uma moto serra. Então da onde os tradutores brasileiros tiveram a ideia estúpida de dizer que era um massacre por uma serra elétrica? Com certeza não viram o filme. Desculpem o desabafo, mas era necessário.


Não precisa fazer polêmica DiMarte.
Voltando ao filme, O Massacre da Serra Elétrica é o segundo filme de Hooper, sendo responsável pelo sucesso do diretor. Com um orçamento de 300 mil dólares, o longa é bem humilde e conta com poucos recursos em efeitos especiais, e mesmo assim conseguiu ser chocante e brutalmente marcante. Talvez nem o próprio diretor pudesse ter imaginado o impacto que sua obra iria exercer, inspirando vários outros títulos e enraizando na cultura popular. O filme é um clássico, seja como trash ou como slash, e sem dúvida Leatherface é umas das personalidades mais famosas do terror.


É ruim, mas é muito bom.
O filme tem muitos defeitos, as atuações não são as melhores, porém isso não o torna ruim. Se O Massacre da Serra Elétrica está longe de ser um lixo, também não chega a ser um dos melhores filmes já produzidos na história do cinema. Não há como desconsiderar as falhas técnicas, como também não é possível condená-las, dessa forma muitos críticos acabam evitando em questionar os métodos de produção e apenas analisar os frutos obtidos. Vou ser realista, o filme é bem carente, tem falhas e é apelativo, mas é original, como todo bom trash.


Essa vai doer.
Criar uma referência é difícil, e muitas vezes nem sequer é proposital. Eu admiro O Massacre da Serra Elétrica pela sua ousadia, mesmo não sendo fã. Acho que a proposta é interessante, o trabalho foi feito da melhor forma que podia ser feito, que a produção soube aproveitar o máximo que conseguiram dos recursos disponíveis. Tobe Hooper foi brilhante, apesar de que pessoalmente eu acredito que se tivesse recebido um bom orçamento, O Massacre da Serra Elétrica não teria sido o clássico imperdível que se tornou. Quem tiver a oportunidade, assista ao filme.

Nota (0-10): 9

Trailer

6 comentários:

  1. esse filme é demaisss, muito show

    ResponderExcluir
  2. é uma m**** mesmo, da onde q tiraram serra elétrica ?

    ResponderExcluir
  3. Tá aí um clássico do terror que eu nunca vi. E cá entre nós, nunca chamou muito a minha atenção. Mas tô pesando em ver.
    Mas, navegando aí pela rede, já encontrei a informação de que o roteiro desse filme é simplesmente uma versão modificada do roteiro de um filme de 1973, chamado Warlock Moon. Não sei até que ponto essa informação procede, mas isso já tinha sido até comentado no ´falecido` site antigo do Boca do Inferno.

    ResponderExcluir
  4. Bom Sem duvidas um dos meus filmes favoritos. Minha paixão por esse filme é tão grande que tenho até um jogo de cama The Texas Chainsaw Massacre.

    O filme é muito original, e um dos mais marcantes de todos os tempos. Agradeço muito ao Tob Hopper por essa obre, sem deixar de mensionar o remake de 2005 que tmb foi sensacional..

    ResponderExcluir
  5. Trash...
    Esse termo está sendo muito mal usado...

    ResponderExcluir
  6. Ótimo filme um dos meus favoritos
    Sem duvida nenhuma é o melhor da franquia e um dos melhores de todos os
    filmes que eu vi

    é o filme nº 1
    da lista dos melhores filmes de terror de todos os tempos
    divulgado pelo site BOCA DO INFERNO

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.