21 de mai de 2012

Fim dos Dias (End of Days)

Título no Brasil: Fim dos Dias
Título Original: End of Days
País de Origem: EUA
Gênero: Terror/Ação
Tempo de Duração: 121 min. 
Ano de Lançamento: 1999
Estúdio/Distrib.: Universal Studios 
Direção: Peter Hyams 

Elenco: Arnold Schwarzenegger (Jericho Cane); Gabriel Byrne (Diabo); Robin Tunney (Christine York); Kevin Pollak (Chicago); CCH Pounder (detetive Margie Francis); Derrick O'Connor (Thomas Aquinas); Rainer Judd (mãe de Christine); Miriam Margolyes (Mabel); Udo Kier (padre); Luciano Miele (conselheiro do Papa); Jack Shearer (Kellogg); Rod Steiger (padre Kovak). [+]

Sinopse: Jericho Cane é um guarda-costas que vive oprimido, e que perdeu a sua mulher e filha num ataque terrorista. Nos últimos dias de 1999, um dos seus clientes assíduos, um bancário, é vitima de uma emboscada. Na investigação que se faz de seguida ele acaba por descobrir que uma antiga profecia está á espera da chegada do diabo antes do final do novo milênio, e que vem em busca de uma mulher que está marcada pelo destino com uma tatuagem, tem como missão dar à luz o Filho das Trevas. É uma corrida contra o tempo, que tem como o único objetivo impedir que o Mal conquiste todo o mundo, e a nova época de trevas traga a escuridão eterna que todo temem.

Vai Lendo!

Protagonizado por Schwarzenegger, Fim dos Dias é um dos títulos mais famosos quando o assunto é o clássico apocalipse cristão. Schwarzenegger fica estranho em um papel que não envolva androides assassinos do futuro ou alienígenas caçadores, ainda mais quando a trama exige um pouco mais de sensibilidade e raciocínio. Fim dos Dias é um extravagante filme sobre o combate contra o Diabo e a conspiração satânica, e não poupa clichês para tornar a história previsível. Sua estrutura de enredo é bem simples: um herói que sofre uma grande perda, uma vítima inocente, uma conspiração enorme e um vilão quase imbatível que é detido pelo herói virtuoso. Quantas vezes você já viu isso? Várias.


Olha o Arnold fazendo filme de terror.
O filme só não é mais óbvio por falta de dois Schwarzeneggers (sim, utilizo o Ctrl+V para escrever esse nome). Claro que nem tudo é uma coleta de elementos, algumas coisas são incrivelmente espetaculares, como o fato do Diabo poder entrar numa igreja. Gabriel Byrne não chega a ser tão ameaçador quanto o Satã de Al Pacino, porém é um dos atores que melhor caracterizaram o personagem, em minha opinião. Isso levando em conta o desempenho fraco da maior parte do elenco. Robin Turnney também decepciona com seu personagem, mas nem tanto, há bons momentos da atriz na película, com certeza, mas focaram demais no ex Exterminador.


Alguém mais se recorda de Devil May Cry nessa cena, ou só eu?
O visual pelo menos impressiona, ainda mais na cena final dentro da igreja. Escuro e decadente, existe certa essência podre e maligna nas cenas que condiz perfeitamente com o perfil do longa. A trilha sonora auxilia pouco para criar tal ambiente. Entretanto, Fim dos Dias fica preso entre os gêneros que o constitui: terror e ação. Em ambos é possível considerar o longa como fraco, pois é um terror que não convence e um ação pouco exuberante. De algum modo, eu até gosto um pouco, mesmo sabendo da qualidade do filme, pois foi o primeiro título de terror envolvendo o próprio Diabo que assisti. Tenho certa afinidade, mas não o aprecio a ponto de não ser imparcial.


Like a sith.
Fim dos Dias não impressiona, não importa se você seja fã ou não de terror, ou do Schwarzenegger. Entretanto, também não deixa de ser um opção razoável para aqueles momentos em que não há nada para se fazer, pois tem bastante coisa interessante que já foi retirada desse título e aplicada em outras produções. Por fim, considero Fim dos Dias bem mediano, mas não exatamente ruim. Este sim poderia sofrer uma refilmagem e ser aperfeiçoado, pois conteúdo tem, o problema é que é mal aproveitado. Peter Hyams já realizou excelentes trabalhos, e Fim dos Dias é um dos seus mais conhecidos, quem não teve a oportunidade de assistir não perde muita coisa, mas seria interessante ver.

Nota (0-10): 4,5


Trailer

5 comentários:

  1. vanessa vasconcelos reznor21 de maio de 2012 21:05

    falou bem do filme na maior parte,e deu nota baixa pra ele,wtf.......

    ResponderExcluir
  2. Ele não falou bem, apenas não falou mal. Eu até achei essa nota meio alta, esse filme é uma merda.

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanessa.
    Então, eu tentei não pegar pesado na crítica sobre esse filme, porém Fim dos Dias é merecedor dessa nota. Da mesma forma que não concordo com o nosso colega anônimo sobre o filme ser uma porcaria total. Mas tudo bem, cada um tem seu gosto...

    ResponderExcluir
  4. Eu não te entendo. Você pega leve com filme ruim, e pega pesado com filme bom? Por acaso você é do contra? KKKK Brincadeira, gostei da postagem, mas acho que a nota foi um pouco alta, não é?

    ResponderExcluir
  5. Hahahahah!! Eu assistia esse filme no SBT qdo eu era pirralha! Não é essas coisas tds não, assim como vários outros, mas pelo menos serviu para me interessar pelo gênero de terror! :P

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.