1 de mai de 2012

Aracnofobia (Arachnophobia)

Título no Brasil: Aracnofobia
Título Original: Arachnophobia
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 1990
Estúdio/Distrib.: Walt Disney
Direção: Frank Marshall

Elenco: Jeff Daniels (Dr. Ross Jennings), Harley Jane Kozak (Molly Jennings), John Goodman (Delbert McClintock), Julian Sands (Doctor James Atherton), Stuart Pankin (Sheriff Lloyd Parsons), Brian McNamara (Chris Collins), Mark L. Taylor (Jerry Manley), Henry Jones (Dr. Sam Metcalf), Peter Jason (Henry Beechwood), James Handy (Milton Briggs), [+].

Sinopse

O filme conta a história da família de um médico que decide se mudar para o interior, até que estranhos casos de mortes envolvendo aranhas começam a correr pela cidade. O médico, Dr. Ross, é aracnofóbico. O que se passa na cidade pode ser a solução para ele acabar com o medo que o persegue desde a infância.

Vai Lendo!

É difícil conhecer uma pessoa que não tenha medo de aranhas. Eu mesma, morro de medo (costumo dizer que elas são mini agentes do capeta que estão na terra para coletar dados sobre a vida humana...). E tem gente que tem muito medo mesmo, um medo horrível, que a pessoa chega a tremer se ver uma aranha, mesmo de longe. Esse medo intenso é conhecido como Aracnofobia. E Claro: é o título do filme, que aborda justamente esse assunto.

Não se tratam de aranhas gigantescas ou contaminadas por radiação. Elas não resolvem problemas matemáticos e nem torcem para um time em especial. Elas não arrancam braços, pernas ou cabeças. São aranhas normais, até pequenas, dessas que as vezes encontramos em nossas próprias residências, porém são extremamente venenosas e de certo modo, até um pouco "inteligentes". E aí que está o lado genial do filme: ele apela para o medo de quem tem pavor de aranhas. E sério, se você tem aracnofobia, ficará bem incomodado com este filme.

  
A história não é absurda e nem os acontecimentos. Num cantinho, atrás do vaso ou dentro de um sapato talvez, elas podem se esconder... e picar os desprevenidos. O filme inicia de modo interessante e conserva isso até o final, criando mistério, apreensão e principalmente pavor.

Consegue de fato nos deixar com medo de um animal muito pequeno e tenho certeza que muita gente fica "grilada" depois de ver esse filme, "sentindo" que tem alguma aranha escondida em algum lugar da casa, pronta para atacar. Por isso adoro esse filme, ele cria medo durante e depois, sem apelações, sem histórias mirabolantes. São apenas aranhas, altamente venenosas, mas ainda assim aranhas.


Não é uma super produção. Não tem grandes atores e efeitos especiais. Os cenários são simples, posso dizer que a parte mais "grandiosa" é na floresta, já que o resto do filme se passa numa pequena cidade norte-americana. Mas não é ruim por causa disso. Aliás, não é um filme ruim, muito pelo contrário, apesar de não ter aventuras, grandes emoções e essa coisa toda que atraí muito público, Aracnofobia é bem feito, inteligente, divertido e pavoroso. Muitos criticam esse filme dizendo que é apenas "filminho de Sessão da Tarde". Filminho onde? Tá, não tem tudo isso que disse, mas é um excelente filme! Ainda mais para quem tem fobia de aranhas...


As atuações são boas, a história consegue passar medo em qualquer aracnofóbico e deixar com uma pulga atrás da orelha aqueles que afirmam não ter medo de aranhas. É um tipo de filme tão legal, tão interessante, que dá vontade de assistir mais vezes. Não é terrorzão, não tem tripa e sangue, mas consegue sim passar medo. Entre Aracnofobia e o Malditas Aranhas (outro filme sobre esses aracnídeos também bem conhecido), sou muito mais Aracnofobia. É um filme mais sério, mais realista e muito mais interessante (já que aborda também a superação de um medo)!

Se você ainda não assistiu aracnofobia, recomendo! É um filme clássico, que todos que gostam de suspense devem assistir. Se você é aracnofóbico, fica o aviso: Aracnofobia pode ser tenso demais para você, mas quem sabe o personagem principal não te dê um pouco mais de coragem para enfrentar esses pequenos e assustadores animais? :D

Nota (0-9): 9,0

Trailer


Curisosidades

- É a estréia de Frank Marshall na direção.
 
- As aranhas usadas no filme são oriundas da Nova Zelândia. Apesar de sua aparência amedrontadora elas na verdade são inofensivas aos seres humanos.
 
- Pequenos pacotes de mostarda foram usados para criar os efeitos das aranhas sendo esmagadas após serem pisoteadas.
 
- O orçamento de Aracnofobia foi de US$ 31 milhões. 
 

8 comentários:

  1. Cara esse foi um dos melhores filmes que já passou no "Cinema em Casa" no sbt.

    ResponderExcluir
  2. Mto bom, ja vi esse filme, morro de medo de aranha! (tlvz ateh seja um aracnofobico, sendo que é o unico inseto q me amedronta)
    Mas mto bom o post, e realmente, é um exelente filme! ^^
    http://papogauderio.blogspot.com.br/
    VISITE ^^

    ResponderExcluir
  3. Eu diria que é até um filme mais de suspense do que de terror, já que, como você disse, não tem propriamente nenhum ´monstro` na história.

    ResponderExcluir
  4. Ninne, vc tem certeza que este filme e' mesmo de terror? Eu acabei de ver o trailer, e honestamente, de terror nao vi nada. Parece mais uma comedia cheia de cliches (mas divertida). Eu queria saber como vc soube deste filme em primeiro lugar, ja que ele e' muito pouco conhecido.

    Ja faz seculos que nao visito este blog... ta na hora de sair comentando! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é de suspense e terror para quem é aracnofóbico.Assista, é bem legal. Não achei comédia (tipo o Malditas Aranhas). É até sério e mto interessante.

      Conheço ele faz muuuito tempo. Assistia quando pequena e tbm vivia passando no SBT de tarde, no Cinema em Casa. hauhauhau

      Percebi! Bem vindo + uma vez e vê se não some de novo! hauhau

      Excluir
    2. Que nada Gabriel esse filme é conhecido pra caramba, reprisava quase todo mês no SBT, e mesmo hoje em dia passa até que razoavelmente bastante em algum canal a cabo que agora não lembro.

      É um terror mais light, mas não deixa de ser terror ainda mais pra quem tem medo de aranhas. E ainda tem o Julian Sands do Warlock se ferrando bonito.

      Excluir
  5. Muito bom!! Mais um grande trabalho do ator Jeff Daniels!! Já li ótimos comentários sobre uma nova série em que ele fará o papel principal. O contexto de The Newsroom é muito intrigante, graças também a ajuda de um maravilhoso elenco. Eu mal posso esperar para ver essa série.

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.