3 de abr de 2012

Uma Noite Alucinante 2 (Evil Dead II)

Título no Brasil: Uma Noite Alucinante 2
Título Original: Evil Dead II
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 84 minutos
Ano de Lançamento: 1987
Estúdio/Distrib.: Universal Home Video
Direção: Sam Raimi

Elenco: Bruce Campbell (Ashley 'Ash' J. Williams), Sarah Berry (Annie Knowby), Dan Hicks (Jake Kassie), Wesley DePaiva (Bobby Joe), Ted Raimi (Possessed Henrietta), Denise Bixler (Linda), Richard Domeier (Ed Getley), John Peakes (Professor Raymond Knowby), Lou Hancock (Henrietta Knowby), [+].

Sinopse

Ash (Bruce Campbell) leva sua namorada Linda (Denise Bixler) até uma cabana abandonada no meio da floresta, onde encontra um velho gravador e decide escutar a fita que se encontrava nele, fita está que continha citações do livro dos mortos. Os encantamentos despertam as forças do mal na floresta e faz coisas estranhas acontecer naquele lugar...

Vai Lendo!

Empaquei nessa postagem. Já estou há alguns meses tentando escrevê-la, mas surgem tantas coisas que acabo não conseguindo. Gostaria de fazer uma postagem muito melhor sobre esse filme, já que é um dos meus preferidos desde a infância, porém provavelmente acabaria me enrolando mais ainda e a postagem demoraria mais um longo tempo para ser publicada. De qualquer modo tentarei fazer o meu melhor, espero que gostem.

Evil Dead II, conhecido no Brasil como Uma Noite Alucinante 2, é a continuação do tão famoso The Evil Dead (A Morte do Demônio) de 1981. Ok, tem gente que o considera remake do primeiro filme, já que até um certo ponto do filme se trata basicamente de reencenação dos acontecimentos do The Evil Dead. Mas a história se desenvolve e toma outros rumos, então não considero Evil Dead II um remake, e sim de fato uma continuação.


Aliás não achei tão interessante a recriação rápida da história do primeiro filme. The Evil Dead foi proibido em vários países, mas se tornou um filme mundialmente conhecido. Tentar recriar as cenas deixou o segundo filme um pouco confuso, ainda mais por se tratar mesmo de uma continuação. Não apreciei tanto isso, mas gostei do filme como um todo.

Evil Dead II não é aquela coisa, não tem uma super produção e as atuações não são lá as melhores do mundo. No entanto, é um ótimo horror. Não tão bom quanto o primeiro, porém não deixa de ser muito bom também. Pode não dar muito medo e dificilmente assustar, ainda mais hoje. Mas é divertido, nojento, sombrio e interessante. A história pode parecer meio doida, só que é legal! Nada grandioso: um professor de arqueologia lê certa passagem do Livro dos Mortos (Necronomicon Ex-Mortis) em sua cabana no meio da floresta, onde está desenvolvendo suas pequisas junto de sua esposa. Ao recitar o texto, uma força demoníaca desperta na floresta e possuí ela (esposa). Essa força demoníaca continua a possuir todos que vão pra lá, sendo esta a história básica do filme.

O Necronomicon...

Não vou contar mais para não estragar a graça da coisa, mas acho que o forte mesmo do filme são as cenas gore, bizarras, as maquiagens e o cenário sombrio. Assim como no primeiro, temos banhos de sangue toda hora. Literalmente. Incrível como nesse filme o ser humano consegue ter mais de 50 litros de sangue no corpo... 

Os possuídos continuam com aquela cara assustadora, algo que adoro nos filmes mais antigos. Os monstros eram muito mais bizarros e assustadores. Hoje tudo é feito em computação gráfica... perde a graça.

Vai falar que não dava medo!? Muito bem feito!  

Por mais que alguns não concordem, eu considerava o The Evil Dead um filme de terror sério. Tá, tem muita coisa bizarra. Mas era assustador e não apelava muito para o lado humorístico da coisa. O mesmo já não ocorre em Evil Dead II, que tem um forte tom de humor, o que gerou críticas por parte de alguns fãs que acharam que o filme virou uma palhaçada.

Sim, de fato tem muito mais humor. E tanto humor fez com que não passasse muito medo ou praticamente medo algum. Mas o filme não ficou ruim e não podemos considerá-lo apenas comédia, pois tem sim terror! Então para um terror/comédia, Evil Dead II ficou muito bom! Poderia sim ser mais sério, concordo com isso. Provavelmente seria muito melhor. Só que não acho que ficou super ruim. Gosto mais do primeiro, porém esse segundo filme também é bacana. O que chutou o balde de vez foi o terceiro, Army of Darkness (1992). Esse sim é pura comédia e quase nada terror (depois falo dele aqui).

E nessa cena sempre acabo rindo com eles. Não tem como não rir...

Costumo ver algumas pessoas criticando a franquia Evil Dead atualmente. Em sua maioria adolescentes que estão acostumados com filmes de terror modernos, cheios de efeitos especiais e histórias mirabolantes. A história do Evil Dead é simples, tem algumas coisas toscas em todos os filmes e não dá um medo terrível. Mas é incrível! Pessoas isoladas numa cabana velha no meio da floresta, uma força demoníaca que pode possuir qualquer um a qualquer hora, todo aquele clima de mistério... tudo junto fica estranhamente perfeito! Claro, pra época era mais assustador e interessante. Porém, assistindo ainda hoje, depois de ver tantos filmes modernos e até mais bem produzidos, não deixo de admirar Evil Dead. Todos que se dizem fãs de terror não são verdadeiros fãs se não tiverem pelo menos um Evil Dead em sua lista de filmes vistos. Sério mesmo. É um dos clássicos do terror e obrigatório para qualquer fã. (ok, se você ainda não viu, vai lá correndo assistir e nós disfarçamos que nada disso aconteceu =P).

Nota (0-10): 9,0  

Trailer


Curiosidades 

- Precedido por Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio (1982) e seguido por Uma Noite Alucinante 3 (1992). 

- O autor Stephen King é um grande fã de Uma Noite Alucinante

- A personagem Bobbi Joe foi inspirada na atriz Holly Hunter.
 
- O orçamento de Uma Noite Alucinante 2 foi de US$ 3,5 milhões.
 
- A Morte do Demônio, tendo convencido o produtor Dino De Laurentiis a produzir sua continuação durante um jantar.

- Foi considerada a possibilidade de que Uma Noite Alucinante 2 fosse uma refilmagem do original. Como não foi possível conseguir os direitos para exibir algumas cenas, o início da história foi recriado.
 
- As filmagens ocorreram entre 19 de maio e 9 de agosto de 1986.
 
- Clique aqui para saber um pouco mais sobre o remake do The Evil Dead e ver incríveis action figures baseados no filme!

Boa semana para vocês!

6 comentários:

  1. Esse também é um de meus filmes favoritos. Marcou muito minha infância... Lá na metade dos anos 90, com as saudosas fitas VHS. Aluguei muitas vezes esse filme, sua trilha sonora é excelente. E o primeiro é ainda melhor, mais aterrorizante. Sam Raimi é um grande diretor.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi os 3 filmes da série. Mas o que eu gostei mais foi esse 2º mesmo. É a cara do terror dos anos 80, né?
    A propósito, quem tava por baixo da fantasia daquela velha monstruosa que ficava no porão era o Ted Raimi, que é amigo de infância do Brunce Campbell.
    Os 2 voltaram a trabalhar juntos em Xena, A Princesa Guerreira (o Bruce fazia o Autolicus e o Ted fazia o Joxer).

    ResponderExcluir
  3. O Dimarte anda sumido... O blog vai parar por um tempo de novo? Meu Deus, rspero que naão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos preparando algo para a próxima semana! Aguarde!

      COmo você deve ter observado, o blog não está parado, apenas reduzimos a quantidade de posts por semana devido a alguns problemas momentâneos. Mas em breve tudo se resolve. ^^

      Obrigada por comentar e continue acompanhando o blog! Bom feriado!

      Excluir
  4. Ninne, simplesmente perfeita sua critica sobre o Filme. Evil Dead 2 é de longe o meu filme de terror preferido de toda a história, ate os dias de hoje nunca encontrei nada que em minha opinião chegasse a seus pés.

    Assisti ao primeiro Evil Dead, o qual concordo com você, tem bem mais seriedade do que o 2, porem é em minha opinião uma história mal contada que implorava por um remake, tanto que em pouco tempo depois surgiu o 2 que eu ainda acho que é o remake do primeiro rss.

    Ninne, da partir do final do primeiro, porque você acha que o segundo é continuação já que ele não se inicia de onde o primeiro acabou, mas sim reinicia o primeiro? (acho debates assim entre dois fãs de um mesmo filme muito interessantes rss)

    Evil Dead 2 possui inumeros traços de comédia no filme, mas o que eu acho incrivel é que considero toda a comedia aceitavel, pois em minha opinião o Ash simplesmente enlouquece em meio a tantas e tantas coisas paranormais acontecendo ao redor dele. Tenho isso pra mim como um espetáculo a parte no filme.

    Eu acho evil dead 2 apavorante, ate hoje fico tenso assistindo a esse filme, e as partes de comedia vem apenas para aliviar um pouco essa tensão. Sempre me imaginei no lugar do Ash, preso naquela cabana, sem ter pra onde fugir, só esperando aquelas criaturas vindas do mais terrivel pesadelo surgirem a qualquer instante.

    Nenhuma criatura já vista por mim conseguiu ser mais medonha do que a velha do porão, e nem mais engraçada em sua forma de surgir, só de imaginar a cara do Ash eu morro de rir ! rss

    Considero (no meu estilo de classificar filmes de terror) Evil Dead 2 como um filme de Terror Ação. Onde o lance não é rezar e sim partir a cara dos "demos" na pancada mesmo !!

    Efeitos especiais nota 10, músicas nota 10, história nota 10, tensão nota 10. enfim, tenho pra mim Evil Dead 2 como um dos poucos filmes de terror que já assisti que considero perfeito. Mas concordo com vc Ninne, se ele tivesse um pouco menos de comedia, poderia ter sido ainda melhor do que já é. Mas como fã, pra mim esta perfeito ainda assim.

    A unica coisa a se lamentar e MUITO MESMO, é a continuação Evil Dead 3...porque transformar um perfeito filme de terror em comédia pastelão é a pergunta que vou me fazer ate o fim dos tempos...

    Ninne, desculpe o mega comentário, mas amo demais esse filme, Percebeu né? rs

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ah! Só pra completar o comentário, Evil Dead recebeu (se bem me lembro) 2 continuações de videogames a seus filmes. Se bem me recordo elas são de Playstation 2 e pc. Na epoca o jogo puxava por uma otima ideia de sequência para Evil Dead, porem de acordo com os boatos da epoca, Sam Raimi não conseguiu verba o suficiente para grava-lo, virando assim um Video Jogo.

    Mas na verdade não importa, pois o que achei interessante no jogo que pouco joguei, foi justamente a forma de explicar detalhadamente o segundo filme, e então no terceiro eles simplesmente dizem "Ele foi ao passado, enfrentou o mal e retornou". Ou seja, em minha opinião acho que o próprio diretor ficou triste ao ver o fiasco que ele cometou com o 3º filme, e achou melhor nem falar muito sobre ele.

    Vale pela curiosidade

    Um abraço!

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.