13 de abr de 2012

O Monstro da Lagoa Negra (Creature from the Black Lagoon)

Título original: Creature from the Black Lagoon
País de origem: EUA
Data de lançamento: 1954
Tempo de duração: 79 min
Direção: Jack Arnold
Roteiro: Arthur A. Ross, Harry Essex, Maurice Zimm

Elenco: Whit Bissell, Ricou Browning, Richard Carlson, Ben Chapman, Richard Denning, Henry A. Escalante, Sydney Mason, Perry Lopez, Antonio Moreno, Julie Adams


Sinopse

Uma besta estranha pré-histórico se esconde nas profundezas da selva amazônica. Um grupo de cientistas tentar capturar o animal e trazê-lo de volta à civilização para o estudo.

Vai Lendo !

Após serem descobertos interessantes restos fossilizados um grupo de cientistas decide vir a Amazônia brasileira em busca de maiores indícios das antigas formas de vida anfíbia e acabam por se deparar com o último remanescente da Era Devoniana.
A exploração, como é de se esperar, chega às águas escuras de uma lagoa de um afluente do Amazonas e incomoda a criatura com sua presença que passa a aterrorizar a equipe formada por cientistas e navegadores. O clímax do filme se dá quando o monstro resolve sequestrar a bela Julie Adams e leva-la para seu ninho subterrâneo.



Monstros desconhecidos confinados em áreas remotas do planeta sempre costumaram render bons roteiros e produções e “O Monstro da Lagoa Negra “ não foge a regra. Na película somos apresentados a uma criatura desconhecida até então, a figura de um monstro meio peixe meio homem ainda não havia sido explorada.

Reza a lenda que o produtor William Alland encontrou-se com um diretor brasileiro que teria lhe contado sobre o desaparecimento de um amigo enquanto o mesmo rodava um documentário na Amazônia, tal encontro teria se dado na casa de Orson Welles . Há uma segunda versão desta história dando conta que o fotógrafo mexicano Gabriel Figueroa teria contado a Alland sobre uma criatura misteriosa existente na America do Sul. Não consegui encontrar dados confiáveis que validem uma ou outra história, mas convenhamos a primeira é muito mais charmosa, além de rolar um bairrismo básico.



Embora a procução possa parecer ter um roteiro simples e efeitos especiais mal produzidos (afinal estamos acostumados com cenários gerados inteiramente por computador) o filme apresenta característica excepcionais para a época em que foi rodado.

Concebido originalmente para ser apresentado com alguns efeitos em 3D as filmagens precisaram passar por uma pós-produção especifica para o efeito ser criado. Alias a fotografia e a filmagem da película merecem uma nota especial.

O filme foi parcialmente rodado em Jacksonville e as cenas submarinas foram filmadas em Wakulla Springs ambos na Flórida. Podemos perceber nas cenas subaquáticas uma grande preocupação com os detalhes, o nadador profissional Ricou Browning fazia takes de em média 4 minutos em apneia para que não houvesse bolhas de ar nas cenas que a criatura aparecia.


A criatura acabou conquistando uma legião de fãs e o filme ganhou duas sequencias (irei publicar sobre eles em breve) e um remake em 2005. Hoje o Mostro da Lago Negra é considerado um Cult, um ícone do cinema de Terror e último a ser incluído no rol dos clássicos da Universal.

A conferir sem moderação, mas também sem preconceito e ânsia de efeitos especiais de última geração.

Trailler:





Nota (0-10): 8,0

Bom fim de semana no lago crianças !!

Curiosidades:

- Para ganhar uma maior visibilidade a criatura embaixo da água, a fantasia da criatura recebeu uma pintura de cor amarela;

- Duas continuações: Revenge of the Creature (1955) e The Creature Walks Among Us (1956)

- Embora o público brasileiro não se identifique muito com a Criatura, nos EUA ela ganhou ares de Cult e tem uma infinidade de produtos registrados, que vão desde lancheiras de crianças a máquinas de pinball.

3 comentários:

  1. Vale lembrar que, em 1971, foi lançado um remake não-oficial desse filme, escrito e lançado pelo roteirista Harry Essex.
    Chama-se Octaman. Apesar do monstro ser outro, dos personagens serem outros e da história se passar no interior do México, o roteiro de Octaman é quase igual ao do Monstro da Lagoa Negra.

    ResponderExcluir
  2. Esses tipos de filmes sempre passam nos canais TCM e TC Cult. Tomara que esse passe tbm, assim eu posso criticar/comentar ele lah no meu blog tbm!! ;)
    P.S: O meu blog eh esse:: http://www.ocriticadordefilmes.blogspot.com.br/
    Dêem uma passadinhah lah!!

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.