5 de mar de 2012

A Múmia (The Mummy)

Título no Brasil: A Múmia
Título Original: The Mummy
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 73 min. 
Ano de Lançamento: 1932
Estúdio/Distrib.: Universal Studios 
Direção: Karl Freund 

Elenco: Boris Karloff (Imhotep / Ardeth Bey); Zita Johann (Helen Grosvenor); David Manners (Frank Whemple); Arthur Byron(Sir Joseph Whemple); Edward Van Sloan (Dr. Mullen); Bramwell Fletcher (Ralph Norton); Kathryn Byron (Frau Mullen). [+]

Sinopse: A múmia Imhotep é acidentalmente trazida de volta à vida depois de 3.700 anos. É revelado em flashback que ele era um alto sacerdote, embalsamado vivo por tentar reviver a mulher que amava, após ela ser sacrificada. Vivo de novo, ele sai em busca de seu amor.


Vai Lendo!

Você já deve ter assistido o filme de 1999, e se divertiu com todos os efeitos e a ação de A Múmia. Pois bem, este A Múmia de 32 é o filme base de seu homônimo lançado 50 anos depois. A trama é menos desenvolvida, além de ser impossível de se compara com seu sucessor, porém, algumas atuações são interessantes de serem analisadas, assim como a abordagem inicial de umas das criaturas mais famosas na mídia: os mortos vivos egípcios, ou no termo mais popular, as múmias.

“Olha, precisa mudar essa parte do roteiro.”
A obra possui vários pontos singulares, mas nem todos negativos. Vários atores demonstram facilidade nas trocas rápidas de emoções que os personagens sofrem em determinadas cenas, em destaque na elegante Zita Johann, que a cada momento está em transe ou vira outra personagem. A Múmia é diferente dos demais filmes lançados na época, porque o monstro é inteligente e possui poderes não físicos (muito comum hoje). No inicio é difícil comparar com o morto vivo de Karloff com o monstro caladão de Frankenstein.

Karloff, de Frankenstein para A Múmia.
Não preciso dizer que os efeitos não são maravilhosos, e nem era de se esperar que fossem. Por favor, estamos falando de um trash bem antigo, a maquiagem já dá um auxilio bom, porém a qualidade visual é questionável, assim como o roteiro hiper direto e pouco desenvolvido. Mencionar os clichês é quase que redundante quando falamos de tal década, sendo assim, o filme é previsível e pouco envolvente, mas não uma perda de tempo.

Imhotep, fracassando desde 1932.
É difícil dizer que o filme é totalmente bom, por outro lado, é ignorância julgá-lo péssimo. A Múmia é sim um filme mais fraco, e que obviamente não irá agradar muitos quantos outros títulos do mesmo período. Para quem é fã de clássicos e de filmes antigos, é recomendado que se assista pelo menos uma vez, visto que graças a ele, temos muitas múmias caminhando na história do cinema. Karloff está sensacional como o monstro, e de longe é o melhor integrante do elenco, compensa assistir também por causa do ator.

Nota (0-10): 7

Trailer

Um comentário:

  1. Assisti a esse filme a uns meses atras. Achei uma boa pedida para fãs do gênero terror q apreciam filmes clássicos. ^^

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.