11 de fev de 2012

O Exorcista (The Exorcist)


Título no Brasil: O Exorcista
Título Original: The Exorcist
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 122 min / 132 min (versão do diretor)
Ano de Lançamento: 1973
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: William Friedkin

Elenco: Ellen Burstyn (Chris MacNeil); Max von Sydow (Padre Merrin); Jason Miller (Padre Damien Karras); Lee J. Cobb (Tenente Kinderman); Linda Blair (Regan MacNeil); Kitty Winn (Sharon Spencer); Jack MacGowran (Burke Dennings); Reverendo William O'Malley (Padre Dyer); Barton Heyman (Dr. Klein); Peter Masterson (Barringer); Rudolf Schündler (Karl). [+]

Sinopse: Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

Vai Lendo!

O Exorcista é um dos títulos mais famosos quando se trata de filmes de terror, e sua reputação é altamente digna, além de ser o único filme do gênero na história do Oscar a concorrer a categoria de Melhor Filme. Esta incrível produção de William Friedkin é um marco da evolução do cinema, possuindo efeitos de arrepiar e atuações majestosas e eternizadas, além da imortal Linda Blair em sua maquiagem inesquecível. O Exorcista é um filme forte que sabe não só chamar a atenção, como também prender o espectador numa teia de curiosidade e espanto, se tornando referencia para o tipo e obrigatoriedade para a maioria das pessoas. Sua estética é tão valorizada que vários outros títulos que surgiram em seguida tentam imitá-la para causar igual impacto, isso sem considerar as inúmeras referencias já feitas em outras mídias.


E a Regan sobe...
Este longa metragem conta com uma história cotidiana, em um ambiente inesperado, com uma vítima ainda mais inesperada. Depois de O Exorcista, não me vêm em mente nenhum outro filme a qual a vítima de possessão seja uma criança, e muito menos com tantas manifestações sobrenaturais daquele nível. A escolha da iluminação para cada cena é fantástica, porém, mais surpreendente é a composição da trilha sonora, responsável pelo suspense da trama quando apresentada. Os efeitos especiais não podem ser comparados com os de hoje, entretanto são muito bem utilizados e explorados, não se prendendo apenas a sobreposição de imagens, vão muito além, são levitações, jatos de vômito, sem falar das famosas sequências da descida da escada e a virada de 90° da cabeça de Regan.


Definindo bizarro em uma cena.
Apesar do visual grotesco, o enredo também é bem elaborado. Várias abordagens feitas são bem pensadas e colocadas, fornecendo mais conteúdo ao filme do que muita gente consegue perceber assistindo-o uma única vez. Esta ousada produção consegue até hoje chocar e assustar o público que se manifesta mais "resistente" se exibida em condições apropriadas. Sua temática pode não ser a mais original ou atraente, mas a forma em que foi trabalhada destaca O Exorcista dos demais, atraindo o espectador para tal grau de envolvimento que rapidamente o deixa suscetível. O impacto é instantâneo, e os momentos mais macabros da trama tardam para abandonar a memória de quem o assistiu, podendo render em pesadelos de tirar o sono.


Quando a medicina falha, chame o padre.
Creio que é dispensável ter que recomendar O Exorcista, pois é um filme que merece e deve ser visto. Estimo que uma grande maioria já deve ter tido contato com esse filme, mas caso você não faça parte desse conjunto, recomendo ainda hoje alugar esse título e compensar o tempo perdido. A estrutura do filme é bem simples, impedindo que o público se disperse ou se confunda com o enredo. Os personagens são bem compostos e alguns diálogos vão além das palavras ditas, garantindo certa reflexão sobre os assuntos comentados. Definitivamente, O Exorcista é maravilhoso e impecável, não há como falar mal ou apontar defeitos de uma produção tão raramente bem construída. Acho difícil acharem esse filme em sua versão original, pois parece que agora todos  disponibilizam, exibem e assistem A Versão que Você Nunca Viu, que logo todos já terão visto.


Nota (0-10): 10 


Trailer

7 comentários:

  1. É, tinha que ser dez mesmo, vc pode assistir esse filme em qq época que ele vai te dar medo!

    ResponderExcluir
  2. Melhor filme de terror!

    ResponderExcluir
  3. Creio que O Exorcista é o filme que mais reassisti em minha vida. Já devo beirar a marca de umas 70 reassistidas.

    Lembro também que o filme é baseado em um livro e é uma das melhores adaptações que já vi. Praticamente cortaram uma história secundária sobre o mordomo da família e alteraram algumas falas, de resto o filme segue a risca o livro e alguns detalhes que foram modificados, foram corrigidos posteriormente com a edição do diretor, como a cena em que ela desce a escada e no filme a cena termina com ela cuspindo sangue e no livro (e nas edições posteriores do filme) ela desce a escada, mostra uma língua de cobra e fica perseguindo a professora dela e tentando lamber os pés dela.

    A sonoplastia deve ser lembrada também. O som de enxames de abelha qem diferentes frequências que toca durante quase o filme inteiro é de arrepiar, assim como a luta dos cachorros no começo e se ouve o som de porcos sendo degolados. Os estalos do perçoco da Regan, incrivelmente feitos com uma carteira com cartões de crédito dentro sendo torcida (GENIAL!!!) e a própria voz do demônio feito pela atriz que esqueci o nome e que sofrei comendo ovo cru, bebendo e fumando o dia inteiro para que as cordas vocais distorcessem (e que no final processou o filme por não ter sido creditada).

    ResponderExcluir
  4. Alguem sabe algum lugar pra baixar esse filme??...em inglês ?..me passem por favor!!!

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Anônimo, se eu te recomendar um site de download, o FBI fecha ele. Anda difícil aderir filmes dessa forma, mas garanto a tu que qualquer locadora tem esse filme.

    ResponderExcluir
  6. baixe o filme via torrent, é o modo mais facil de achar atualmente. só não venha perguntar aqui como baixar via torrent, va pesquisar

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o Lauro, é uma das melhores adaptações realizadas até hoje. O Exorcista é maravilhoso, e lamento pelos serem ignorantes que pensam o contrário.

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.