29 de fev de 2012

5 filmes onde os felinos "roubam" a cena

Estou para fazer esta postagem há algum tempo. Sério, tenho anotados em um caderninho os nomes dos filmes para este Top 5 desde o ano passado. Nunca cheguei a fazer pois não assisti direito apenas um filme desta lista. Mas tudo bem, superei isso agora. Um dia assisto esse filme. Acredito que a lista não ficará ruim por isso, mas se um dia assistir o filme que falta, irei melhorar um pouco este post.

Um animal que é muito associado ao terror, além dos corvos e ratos, é o gato. Sim, por trás da imagem do pobre bichano há toda uma superstição. Alguns acham que os gatos pretos dão azar e outros simplesmente detestam esses bichinhos. Hoje gatos estão muito mais, como posso dizer, "na moda" do que uns dez anos atrás, por exemplo. Porém continuam não sendo lá o animal de estimação preferido pela maioria dos humanos.


Particularmente amo gatos. Gosto de cachorros também, mas sou fascinada por gatos desde que me entendo por gente. E por isso, juntando ao fato de gatos estarem muitas vezes associados ao terror e por eu conhecer alguns filmes onde estes animais ganham um destaque maior, que decidi fazer esta lista. Espero que goste e compreenda, são apenas filmes. Gatos são animais adoráveis quando você passa a compreender e aceitar que eles são diferentes dos cachorros e apenas diferentes (nem piores, nem melhores mentira, são melhores sim MUAHAHA. Brincadeira...).


Clique nas imagens para conferir os trailers ou as postagens dos filmes.

Gatos do filme Sleepwalkers (1992)

Esse é o filme que ainda não assisti ou vi quando muito pequena e não me lembro de nada (o que daria na mesma de não ter assistido...).Pretendo ver o mais breve possível então peço desculpas por esse trecho da postagem não ser mais detalhado. Os gatos tem uma grande importância nesse filme e por isso decidi colocá-lo aqui, em primeiro lugar. Sleepwalkers (Sonâmbulos) tem bons atores, como Mädchen Amick (da famosa série Twin Peaks), Alice Krige (a Christabella do filme Terror em Silent Hill), Ron Perlman (Hellboy, Blade II e mais um bando de filmes que certamente você já assistiu, além de dublar muitos personagens de games) e o próprio Stephen King faz participação especial. 

  O gato assustador do Cemitério Maldito (1989)


No filme de terror Cemitério Maldito (Pet Sematary, baseado em um livro do Stephen King assim como Sleepwalkers) ficamos divididos em quem é o pior: o gato ou o garoto. Mas de fato o bichano é chato e assustador (além de no filme citarem o quanto ele fede). É muito importante em toda a história, sem dúvidas chamando uma grande atenção em pelo menos mais da metade do filme.

O gato que sobreviveu ao oitavo passageiro (Alien,1979)


Ele não faz praticamente nada. É apenas um gatinho fofo, indefeso e que consegue sair vivo de todo o inferno na nave do filme Alien, O Oitavo Passageiro. Porém sua presença também é marcante, tanto por ser de profundo valor sentimental para a personagem principal do filme (Ripley, interpretada por Sigourney Weaver), como por estar presentes em diversas cenas interessantes e importantes.

Gatos podem te levar ao inferno. Literalmente. (Constantine, 2005)


No famoso filme Constantine, estrelado por Keannu Reeves, descobrimos que os gatos estão constantemente indo de "um lugar para outro", se é que me entende. Eles podem ir ao inferno, voltar e segundo o personagem principal, John Constantine, eles fazem isso com determinada frequência. Também podem ser usados como "portais", nos levando direto e rapidamente ao inferno. Pelo menos é o que dizem no filme. Muitos que viram certamente cataram o gato da vizinha, uma bacia com água e ficaram lá encarando o bichano enquanto os pés ficavam dentro da água. Pode assumir, sei que você fez isso...  

A famosa 'senhora doida dos gatos' (Olhos Famintos, 2001)


Todos já falaram ou ouviram falar a famosa frase "É a véia doida dos gatos...". Temos variações desta frase, ditas em muitos filmes e séries como "Ficarei velha, solteirona e viverei com 32 gatos", "Serei a típica senhora louca que vive com gatos". Ao meu ver são frases preconceituosas que só expressam todo o ódio que muitas pessoas tem por estes pobres animais e por quem gosta deles. Mas de qualquer forma (para não desviar do assunto), no filme Olhos Famintos temos mais uma típica "senhora doida dos gatos". Vive sozinha, isolada e trata os bichanos como se fossem filhos. Mas pelo menos no filme ela e os gatos são de grande ajuda para os mocinhos da história.   

[!] Para quem quiser conhecer mais outros filmes de terror/suspense em que aparecem gatos, descobri um blog bem legal: The Horror Cats. É todo em inglês, mas os textos são pequenos, contendo mais imagens e os nomes dos filmes. É muito bacana, vale acessar!

Pra encerrar deixarei uma cena do Scary Movie 2 (Todo Mundo em Pânico 2). Não gosto desse filme, mas sei que ao falar de gatos em filmes muitos se lembrariam dessa cena e então aqui está ela. Espero que tenham gostado da lista!

Clique aqui para ver a versão dublada em português.

9 comentários:

  1. 1° Sonâmbulos é incrível, um bom filme de vampiros. Em Deixe Ela Entrar e o remake Deixe-me Entrar eles copiaram a cena em que um bando de gatos atacam a "vampiresa".

    2° Em Cemitério Maldito o gato se chama Church (abreviação de Churchill) e em Alien a mascote se chama Jones, se não me engano.

    3° No filme A Múmia (de 1999) comenta que gatos são guardões sagrados contra os mortos. A cena em que Branden Fraser arromba a porta carregando um lindo gatinho branco para espantar o Imothep também é inesquecível. Poderia ter sido mencionada. kkkk

    4° Ótima postagem, também amo gatos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O post realmente ficou otimo, mas você lembrou bem DiMarte, o gato que assusta Imothep realmente merecia um "alo" nesse post rsss

      Mas...sonambulos um bom filme de vampiros ?? Eles são uma especie de "povo Gato" ou "lobisgato" não é mesmo ?

      Um abraço!

      Excluir
    2. Bem notado Leckard, mas eu não cometi um equivoco. As criaturas são vampiros menos apegados aos clichês de como feri-los, porém a sua alimentação é bem tradicional, pois só podem se alimentar de virgens.

      Como em A Hora do Pesadelo e em Drácula do diretor Coppola, esses vampiros também mudam de forma, o que causa uma dúvida sobre que tipo de monstros seriam. Espero ter iluminado essa questão para ti.

      o/

      Excluir
    3. Entendo sua posição DiMarte, mas ainda assim discordo dela, eu acho que em sonambulos a intenção foi criar uma nova criatura, como disse acima uma especie de monstro gato.

      Perceba que eles possuem ate uma forma bem diferente de vida, como por exemplo mãe e filho acasalam. Além disso seu ponto fraco são os gatos, coisa bem diferenciada dos vampiros em minha opinião.

      Mas claro que você pode estar certo, acho que nessa questão só mestre King poderia nos esclarecer.

      Um abraço amigão!

      Excluir
  2. Gostei de Sonâmbulos também, mas como todo filme que possui algum vínculo com o King eu achei “meio, meio... meio!”. Mas isso provavelmente pela expectativa que o nome dele acaba gerando, sendo que raros sãos os filmes ou seriados no nível de Nevoeiro, Tempestade do Século e Kingdom Hospital. Sobretudo não vejo como um filme sobre vampiros e sim sobre fadas, mas eu sou detalhista com isso.

    Eu citaria Helboy também, sobre filmes em que gatos roubam a cena ou em que aparecem com algum foco.

    Me identifico muito com felinos, nos damos bem por se dizer. Ficou bacana a postagem.

    ResponderExcluir
  3. Eu Acho Q Faltou Ju-On e O Grito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que faltou mesmo. Estava na minha lista original, acabei ñ acrescentando esses filmes. =S

      Obrigada por lembrar!

      Excluir
  4. Gostei muito Ninne, tambem adoro gatos, o mesmo que adoro cachorros...na verdade eu me amarro na bicharada (no bom sentido) toda ! kkk

    Gatos pelo seu estilo misterioso e vida noturna foram animais muito maltratados na idade média, onde imbecis cismavam que eles eram "a cria de satã".

    Graças a Deus que nos dias de hoje eles são vistos dessa forma na maioria do tempo apenas em filmes, e nos causam bons sustos rss

    Um abraço !

    ResponderExcluir
  5. tomei um belo cagaço ao abrir a página e ver esse gato do gif se mexendo.

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.