8 de jan de 2012

The Walking Dead - A Série

ATENÇÃO: nesta postagem irei comentar apenas sobre o seriado. Não farei comparações com a HQ, até porque ainda não li.  Apenas depois de ler a HQ aí sim farei uma postagem comparando ambos (série e HQ). Então foco galera, essa postagem é única e exclusivamente sobre o seriado e apenas o seriado


Fiquei sabendo do The Walking Dead alguns meses antes de falarem sobre um possível seriado. Assim que saíram as primeiras fotos do primeiro episódio da nova série americana, muita gente já ficou super empolgada, foi uma loucura. TDW veio na hora certa, pois de 2009/2010 pra cá, estourou mais uma nova moda: zumbi.


Assim como depois de muitos anos de rejeição finalmente ser nerd virou moda, gostar de zumbis também entrou na cabeça do povo, virando quase um estilo de vida, onde pessoas participam das famosas Zombie Walk normalmente caracterizadas como zumbis, compram vários “objetos de zumbis”, como bichos de pelúcia, copos e tudo mais o que você imaginar. Infelizmente, como toda moda, inevitavelmente existirão os posers, gente que nunca viu um filme de zumbi na vida, mas passou a gostar de zumbis só porque é moda. Mas bem, isso é outra história. O legal mesmo é pra pessoas como eu e provavelmente vocês leitores, que devem ter crescido assistindo muitos filmes de zumbis, como ‘A Noite dos Mortos Vivos’ ou ‘Dia dos Mortos’ (e por aí vai...), ver que agora, algo que antes era tão desprezado está sendo imensamente apreciado e valorizado.

   Agora vocês estão na moda amiguinhos. Aproveitem o momento, pois poderá ser breve (ou não).

É muito provável que se TWD tivesse sido lançado uns 10, ou até menos, uns 5 anos atrás, não faria tanto sucesso como está fazendo hoje. Mas também não quero dizer que a série só faz sucesso por causa da moda. Lógico, TWD está sendo muito mais valorizado agora por causa de toda essa moda, porém, a série também faz por merecer, pois é excelente!

Quando surgiram as primeiras notícias sobre a série inspirada na HQ ‘The Walking Dead’ e as primeiras fotos apareceram, imaginei que seria uma porcaria. Não tenho paciência com séries de terror, pois a maioria são toscas ou só assustam adolescentes juvenis de 15 anos pra baixo. Imaginei que TWD também seria essa porcaria, feita sob medida para os teenagers. Achei mais ruim ainda porque sempre adorei filmes de zumbis (sério, adoro filmes de zumbis e lobisomens) e uma série sobre zumbis, na minha opinião, tinha tudo pra ser tosca, já que pra fazer as maquiagens e alguns efeitos especiais é necessária toda uma produção e recursos financeiros que geralmente as séries televisivas não possuem (ou não possuem o bastante para fazer uma história de terror que preste).
 
 E essa ficou tão famosa que até ganhou episódios exclusivos para a web, contando sua dramática história...

Logo após todo o alvoroço na internet, veio a tão esperada estréia da série. Ao assistir o episódio piloto de TWD, os primeiros vinte minutos já foram o bastante para mudar completamente minha opinião a respeito da série e o que esperar dela. TWD tem uma produção de cinema, com ótimas maquiagens, que já surpreende apenas com o aparecimento da garotinha zumbi nos primeiros minutos desse episódio. O cenário de destruição, cheio de corpos no chão, dava a impressão de estar vendo um filme como ‘O Extermíno’ ou ‘Madrugada dos Mortos’ e não uma “simples” série televisiva.

O primeiro episódio já mostrou que The Walking Dead iria ser sério. Nada de bobeirinha para impressionar teenagers. Começou com um drama na medida certa, sem ser afobada demais querendo apenas mostrar zumbizinhos e ceninhas de ação, dando uma atenção maior para todo o desespero do personagem principal, o policial Rick Grimes, e de todas as outras pessoas que estavam enfrentando aquela situação. Os zumbis vão aparecendo aos poucos, nada muito exagerado pra não estragar a graça. A tão famosa e esperada multidão de zumbis, sedenta por carne humana, só aparece mais para o final do primeiro episódio e a partir daí, é mostrada com mais frequência nos episódios posteriores. Interessante também nisso tudo e que vale ressaltar, é que todas as maquiagens são bem feitas, todos os zumbis tem uma cara feia, ao contrário de alguns filmes de zumbis nos quais os produtores não pareceram se preocupar muito em fazer com que todos tivessem cara de zumbis numa multidão de zumbis (quer um exemplo disso? Assista ‘Residente Evil 2: Apocalypse’ e observe que numa “multidão de zumbis” alguns dos atores estão apenas com uma lente branca nos olhos e outros com pó de arroz na cara...e as vezes nem isso).

 Já faz um tempinho em que não dá mais para confiar no "é só uma garotinha..."

O gore, aquela coisa de tripa, sangue, zumbis comendo cérebro e tudo mais, bem, você imagina que não terá no TWD. Mas como já disse, não é uma série para menininhos e menininhas fãs de Supernatural. Na hora que o seriado tem que apelar pro gore, apela e muito bem! Que o diga certa cena do segundo episódio da primeira temporada! Eles procuram não apelar para o gore o tempo todo, pois ficaria desnecessariamente apelativo e banal, porém não censuram e nem economizam na hora de mostrar litros de sangue e muitas tripas...

A produção do seriado é ótima e tenho certeza que surpreendeu muita gente (assim como eu). As maquiagens, cenários, figurinos, efeitos especiais, atuações, tudo ficou brilhante! Mas, observando tudo isso na primeira temporada, fiquei me indagando como iriam dar conta de fazer muitos episódios, pois a produção da série estava praticamente cinematográfica. E como esperava, a primeira temporada de TWD teve apenas 6 episódios e não mais de 10 como a maioria das séries.

Fugir de uma multidão de zumbis montado num cavalo assustado é ótimo.

A primeira temporada me agradou muito, com exceção de alguns pequenos detalhes, que falarei na postagem sobre a 1ª temporada. Sim. Ainda farei toda uma postagem sobre a primeira, então aguardem! A segunda temporada também está bem legal. Demorou praticamente 1 ano para ser lançada, deixando todo mundo super apreensivo. Mas finalmente estreou e agora se encontra numa pausa estratégica (comum de acontecer nos seriados) para voltar no dia 12 de fevereiro com o oitavo e tão esperado episódio.

Continuem acompanhando o Vai Assistindo que nos próximos meses publicarei postagens sobre a primeira e segunda temporada. Quem ainda não assistiu The Walking Dead, por favor, assista o mais rápido possível. Agora você já faz uma noção do que está perdendo...



Alguns personagens da série:


O xerife Rick Grimes é o protagonista da trama. Ele acorda em coma num hospital completamente vazio e logo descobre que o mundo está bem diferente do que antes. É um personagem legal, corajoso, sempre procura fazer as coisas certas e se esforça para ajudar a todos. O xerife é interpretado pelo ator inglês Andrew Lincoln, de 38 anos.

 
Lori Grimes é a esposa do xerife. Por pensar que o marido havia morrido, foi para Atlanta se refugiar em um acampamento improvisado com seu filho, o melhor amigo do seu marido (Shane) e algumas outras pessoas. Você pode considerar ela uma personagem detestável no início e ficar com muita raiva dela. Não é antipática, porém acredito não ser a favorita de todos. Apesar dos pesares é uma ótima personagem, pois acrescenta mais conflitos e dramas na história. A atriz Sarah Wayne Callies, de 34 anos, é quem interpreta Lori. Assim como o Andrew Lincoln, nunca fez grandes filmes, mas já fez algumas participações em outros famosos seriados como Prision Break, Law & Order: Special Victims Unit e House. Ah sim, ela está no filme Reféns do Mal (Whisper), postado aqui no VA uns anos atrás.
Andrea é uma das personagens que foi ganhando aos poucos minha antipatia e agora (na 2ª temporada) está atingindo um nível extremo. Na primeira temporada ela é uma mulher inteligente e super apegada com sua irmã mais nova, Amy. Também vive no acampamento e é  inicialmente uma personagem bem interessante. Mas devido a vários acontecimentos, foi ficando chata e tendo sucessivos comportamentos idiotas. Vamos ver o que vai virar dela daqui pra frente, porém espero que ela melhore. A atriz é ótima, provavelmente a que mais fez filmes no elenco: Laurie Holden, de 39 anos, fez os filmes Terror em Silent Hill (era a policial Cybil Bennett), O Nevoeiro (The Mist) e The Majestic (Cine Majestic, com Jim Carrey). Também  aparece no Quarteto Fantástico (como Debbie McIlvane) e participou das séries Arquivo X e The Shield.




O policial Shane Walsh é o parceiro do xerife Grimes e seu melhor amigo desde o ensino médio. Se viu forçado a deixar o amigo em coma no hospital e se refugiou em Atlanta com Lori e seu filho, para protege-los (sabemos...). Assim como Grimes, também é muito corajoso, mas não se esforça tanto assim para ajudar as outras pessoas. Digo, entre ele e os outros, que se danem os outros. Até que é um personagem legal na primeira temporada, mas na segunda esse lado "que se danem os outros" fica bem mais evidente nele... Bem, Jon Bernthal (34 anos) é quem interpreta o Shane. Atuou em Uma Noite no Museu 2 e O Escritor Fantasma. Também fez participações nas séries CSI: Miami, Law & Order e How I Met Your Mother.





Nas próximas postagens sobre TWD coloco o resto do elenco. Não deixarei links para download pois, mais uma vez, o Vai Assistindo não é um blog para downloads. Posso no máximo indicar sites para baixar, porém farei isso só nas postagens sobre cada temporada. De qualquer modo, TWD é muito fácil de encontrar para comprar, alugar e baixar, então creio não haver problemas em relação a isso. 


5 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, muito bem escrito.

    Adoro essa serie
    Esperando começar o proximo episódio!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seus comentários.
    Se você fizer outro, poderia falar do Daryl, pra mim ele é o mais Mito de todos. E do Glenn também, eficiente.

    ResponderExcluir
  3. Gosto do seriado mas.... se ta todo mundo infectado porque qnd um zumbi morde, eles se transformam em zumbi, sendo que ja estava infectado antes de ser mordido? Quem colocou sophia no estabulo, sendo que após a mordida leva horas para se transformar e pq a boneca de sophia foi encontrada a milias de distancia da fazenda? E quem estava na casa abandonada comendo as sardinhas e fugiu qnd Daryl entrouu?sendo qe qem colocava os zumbi nos estabulo ja estava morto? quem sera qe colocou sophia no estabulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, vou responder mais ou menos o que eu sei a respeito das suas dúvidas.. =]
      1_ Não que é quando uma pessoa ao ser mordida vira zumbi, a pessoa ao ser mordida, digamos que "começa a morrer aos poucos", é como se os humanos tivessem uma imunidade relativamente baixa a mordidas de zumbis, o que as fazem ter febre, fraqueza e morrerem, como você já deve saber =] Resumindo, a mordida/arranhão não transforma a pessoa em zumbi, e sim a mata, e quando ela morre ela vira zumbi '-' (acho que deu pra entender né? XD)
      2_ Bom, se você viu até a parte da sophia no celeiro, provavelmente viu os episódios que eles estão naquele centro de pesquisa lá (o nome fugiu da minha mente agora..), e o cientista que estava lá falou que o tempo de transformação varia de pessoa pra pessoa, que existiu casos que levaram somente minutos para se transformar, o que TALVEZ tenha sido o caso dela =] E a boneca da Sophia foi encontrada numa espécie de rio/córrego/lagoazinha/etc, ou seja, é bem provavel que ela nunca tenha passado pelo lugar onde a boneca foi encontrada e que a água que arrastou a bonequinha pra lá..
      3_ Essa das sardinhas eu não faço a minima o-o'
      4_ A Sophia sumiu antes deles acharem a fazenda.. E é provavel que ela tenha sido mordida um pouco depois de ter saído do lugar onde o Rick mandou ela ficar (sonsa u-ú). Somando isso com a probabilidade de ela ter levado pouco tempo pra morrer por ser uma criança e minutos ou horas para se transformar, daria tempo numa boa do Otis (o cara da fazenda que pegava os zumbis) ter achado ela e a colocado no celeiro =]
      O comentário do "Anonimo" já tem bastante tempo que foi postado, mas é sempre bom responder independente do tempo porque sempre tem alguém que vê o comentário depois que tem as mesmas dúvidas ;D

      Excluir
  4. Gostei desse seriado, pena que os filmes de Resident Evil não são assim;
    The Walking Dead tem tudo pra colocar os filmes de zumbi em alto patamar outra vez.

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.