16 de jan de 2012

Náusea Total (Bad Taste)

Título no Brasil: Náusea Total
Título Original: Bad Taste
País de Origem: Nova Zelândia
Gênero: Terror/Comédia
Tempo de Duração: 91 min. 
Ano de Lançamento: 1987
Estúdio/Distrib.: WingNut Films
Direção: Peter Jackson 

Elenco: Peter Jackson (Derek/Robert); Terry Potter (Ozzy/3rd Class Alien), Craig Smith (Giles/3rd Class Alien); Doug Wren (Lorde Crumb); Mike Minett (Frank/3rd Class Alien); Pete O'Herne (Barry/3rd Class Alien); Peter Vere-Jones (Voz de Lorde Crumb). [+]


Sinopse: Kaihoro, uma cidade pacata, que de uma hora para outra teve toda a sua população misteriosamente desaparecida... A explicação para o fenômeno não demora a surgir: houve uma invasão de alienígenas que, após tomarem a forma humana, saem à caçada da carne de suas vítimas para abastecer uma rede intergaláctica de fast-food.

Vai Lendo!

Olha quem voltou! O grande diretor de O Senhor dos Anéis novamente passa por aqui, nesse humilde blog de críticas a filmes de terror. Fome Animal pode até ter sido o maior sucesso trash e gore de Peter Jackson (e realmente exagerei um pouco em um comentário nessa análise ao mencionar a “frieza” para assisti-lo), porém o que poucos sabem é que Náusea Total também não é brincadeira. Pessoas com estômago fraco não devem assistir a esse filme, pois esse filme é um dos primeiros passos rumo ao show de açougue que viria a ser Fome Animal.


Alimentação de estímulo cerebral: você está fazendo errado.
Cult, clássico, trash, bizarro e nojento são algumas palavras que podem definir esse filme de baixo orçamento extremamente impactante. Repleto de um humor negro pouco popular e de carne, não é a toa que o título do filme seja, em tradução livre, “Mau Gosto”, pois realmente não é para qualquer pessoa mesmo. Não vou glorificar Náusea Total porque não é exatamente de meu agrado, porém se deve valorizá-lo como produção de baixo orçamento e o resultado final. Como todo bom trash, os efeitos estão mais para defeitos, o roteiro não é lá grande coisa e as técnicas de filmagens são um pouco inexperientes, e mesmo assim devo admitir que poderia ter ficado muito pior.


Tem cada trubufu no espaço...
O humor é bem pastelão, e confesso que ri muito com a cena da ovelha. Não dá para dizer se as atuações exageradas são devidas ao co-gênero comédia ou inexperiência dos atores, dessa forma eu não considerá-las dessa vez. A maquiagem dos alienígenas são bem singulares e criativas, aliás, dá para sentir uma sutil critica através dessa situação sinistra. Novamente digo: Náusea Total é para quem tem estômago! Há muita carne de origem desconhecida e pedaços gosmentos estranhos, elemento tradicional de um bom filme de sangue e tripas. Há também um pouco do gênero ação na trama, além de uma trilha sonora bem interessante.


De trashes à super produções, parabéns!
Sinceramente, achei que o filme era mais pesado. Acabei me decepcionando, contudo não nego que seja um longa pesado, apenas não se trata de outro Fome Animal (é a terceira vez que eu menciono esse filme). Náusea Total é bem diferente e razoável, apesar de visualmente chocante, não possui muita coisa totalmente positiva porque sua maior graça está nas falhas gritantes e na irreverência extremamente forçada inclusa. Não se trata de um filme da apreciação popular, nem de um péssimo exemplo do gênero, mas sim de uma vertente singular, experimental e respeitável do terror.

Nota (0-10): 7

Trailer


Curiosidades:
- Todo o elenco do filme é composto por amigos e conhecidos do diretor (além dele mesmo). 
- A primeira exibição oficial de Náusea Total foi no Festival de Cannes , onde foi aclamado e recebeu vários prêmios. 
- Alguns grupos musicais como Letargia, Machetazo, Skinny Puppy, Flesh Grinder, Blood Duster e Plan B fizeram referências ao filme. 
- Náusea Total é o primeiro longa metragem de Peter Jackson. 
- O filme só foi exibido na Alemanha em 2000. 
- A exibição do filme acabou acarretando a demissão de funcionários e a dissociação do Conselho de Censura de Queensland, Austrália. 
- Jackson já declarou que ainda tem interesse em produzir mais duas sequências de Náusea Total.

3 comentários:

  1. Muito bom esse filme, sempre assistia quando passava no Cine Trash dos bons tempos da Band. E para quem quiser assistir a este clássico completo aqui esta o link do Youtube:

    http://www.youtube.com/watch?v=qdQONwEduNw

    ResponderExcluir
  2. Nota 7? Nossa, na minha opinião extremamente baixa ao que o filme merece. Ele é um clássico e um exemplo de criatividade, humor negro e terror ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  3. Essa filme é muito bom realmente um grande mérito na carreira de Peter Jackson

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.