6 de dez de 2011

O Abominável Dr. Phibes (The Abominable Dr. Phibes)

Título no Brasil: O Abominável Dr Phibes
Título Original: The Abominable Dr Phibes
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 94 min.
Ano de Lançamento: 1971
Estúdio/Distrib.: MGM
Direção: Robert Fuest 

Elenco: Vincent Price (Dr. Anton Phibes); Joseph Cotten (Dr. Vesalius); Peter Jeffrey (Inspetor Trout); Virginia North (Vulnavia); Terry-Thomas (Dr. Longstreet); Sean Bury (Lem Vesalius); Susan Travers (Enfermeira Allen); David Hutcheson (Dr. Hedgepath); Edward Burnham (Dr. Dunwoody). [+]

Sinopse: Depois de uma equipe de cirurgiões ser mal-sucedida na operação de sua amada esposa, o que a levou à morte, o emocionalmente perturbado Dr. Phibes formula criativamente uma receita fatal como vingança. Usando a Bíblia Sagrada como seu guia, Phibes desencadeia sobre seus inimigos uma série de atrocidades do velho testamento.

Vai Lendo!

O Abominável Dr. Phibes é um Cult série B bem singular, pois além de bem criativo, o filme é tão perfeitamente escrito que se estendessem ou diminuíssem o tempo de duração daria errado. A história é bem simples, por outro lado, é fantasticamente trabalhada, repleta de detalhes e sadismo psicológico. Apesar de ser grotesco, não é apelativo, portanto não espere um jato de sangue, e sim mortes inimagináveis. Apesar de possuir alguns defeitos, suas qualidades inibem tais falhas.


Ficou curioso, não é?
Claro que, por ter no elenco o Vincent Price, é impossível eu avaliar o filme como fraco, pois se trata de um de meus ídolos. Mesmo seu personagem falando através de um aparato, sua atuação não deixa de ser convincente, isso mesmo, ser bem expressivo sem abrir a boca parece coisa de filme mudo, mas este conceito está mais do que errado. Você já deve estar percebendo que O Abominável Dr Phibes é um filme consideravelmente inteligente, ele não é complexo, mas é repleto de significados.

"Tá olhando o quê?”
Entretanto, se busca um filme assustador, este não irá lhe satisfazer. No ano em que lanço deve ter sido bem chocante e tenso, hoje ele é intrigante com um bom clima de suspense, tendo seu maior clímax justamente no final para que você deseje mais. Não deve ter sido fácil escrever o roteiro, mas o resultado compensou o esforço. Apesar de não ser um filme leigalmente popular, O Abominável Dr Phibes é bem conhecido no mundo intelectual (nerd) e alternativo.

Você nem imagina o que ele faz com os gafanhotos.
Acredito que se todos os leitores assistissem a esse filme, uma considerável parte pode não gostar, não porque são “ignorantes”, não, é que este longa, atualmente, agrada um público mais específico, e quando o público é bem específico, ninguém se importa com o resto. Espero que eu esteja errado em relação a maioria de vocês, leitores, não simpatizarem com a história, pois é bem bacana de ser vista e discutida. Por isso, mesmo correndo o risco, eu recomendo.

Nota (0-10): 8,5

Trailer

3 comentários:

  1. achei interessante, mas deve ser bem dificil de achar né ??

    ResponderExcluir
  2. achei muito interesante o filme e amei a critica

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.