9 de nov de 2011

Sangue de Pantera (Cat People)

Título no Brasil: Sangue de Pantera
Título Original: Cat People
País de Origem: EUA
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 73 min.
Ano de Lançamento: 1942
Estúdio/Distrib.: RKO Radio Pictures
Direção: Jaques Tourneur 

Elenco: Simone Simon (Irena Dubrovna Reed); Kent Smith (Oliver Reed); Tom Conway (Dr. Louis Judd); Jane Randolph (Alice Moore); Jack Holt (Comodoro). [+]

Sinopse: Irena Dubrovna é uma bela e misteriosa jovem sérvia, que vai trabalhar em Nova York como designer de modas e se casa com Oliver Reed. Irene vive obcecada pela idéia de ser vítima de uma maldição, pois descenderia de uma raça de mulheres-felinas que, quando estão emocionalmente excitadas, se transformam em panteras assassinas.

Vai Lendo!

Com uma sequência de 1944, e um remake de 1982, Sangue de Pantera é um filme portador de uma trama misteriosa, com uma protagonista duvidosa. Apesar de não exibir nenhum ataque de animal ou tranformações, as insinuações realizadas são perfeitamente conclusivas. O visual e o clima do filme são bem explorados com efeitos de sombras e iluminação, criando suspeitas até o final da história.

Algumas feras nunca devem ser subestimadas.
Simone Simon está espetacular como a meiga e perturbada Irena. Os personagens são profundos e emocionalmente complexos, tornando-os humanos e pouco previsíveis. A história é simples e bem explorada dentro das possibilidades disponíveis na época, contando com poucos efeitos especiais e bons atores a disposição. Sangue de Pantera não é um terror fraco, nem um trash graças a boa direção.


Algumas mulheres têm segredos macabros.
É muito interessante perceber que um filme que tinha muitas chances de ser um fracasso pela sua proposta, mas se tornou um suspense inteligente e moderado. Aliás, para tornar esse filme em um terror não precisa de muita coisa, o potencial da trama é imensa, ao ponto de que, se houvesse um super orçamento ou realizado algumas décadas no futuro, teria sido um terror fantástico. Eu não vi o remake, porém não tenho tantas expectativas com refilmagens.

Um filme envolvente, com atuações incríveis.
Não estou exagerando, mas outro lado de minha opinião diz que como suspense, e pela época em que foi lançado, não seria necessário esse melhoramento. Sangue de Pantera é um clássico notável, com uma produção respeitável. Sinceramente, eu considero esse filme imperdível pela sua qualidade e sua quebra de alguns clichês, como a ridícula imagem da mulher inocente, frágil e secundária.

Nota (0-10): 8

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.