30 de nov de 2011

O Enigma do Outro Mundo (The Thing)

Título no Brasil: O Enigma do Outro Mundo
Título Original: The Thing
País de Origem: EUA
Gênero: Terror 
Tempo de Duração: 109 min. 
Ano de Lançamento: 1982
Estúdio/Distrib.: Universal Studios
Direção: John Carpenter 


Elenco: Kurt Russell (R. J. MacReady); A. Wilford Brimley (Dr. Blair); Keith David (Childs); T. K. Carter (Nauls); David Clennon (Palmer); Richard Dysart (Dr. Copper); Charles Hallahan (Vance Norris); Peter Maloney (George Bennings). [+]



Sinopse: Doze homens estão em uma estação de pesquisas na Antártida, totalmente isolados do mundo. Nisso, aparece um organismo alienígena, cujo menor contato pode dominar uma pessoa e a assimilar completamente. Como é uma cópia perfeita da pessoa, esse organismo pode matar, se nutrir e proliferar livremente. Você seria capaz de confiar em alguém? De ficar sozinho com outra pessoa neste lugar?


Não perca tempo, últimos dias para votar no Você Decide Vai Assistindo!


Vai Lendo!


Um clássico, um Cult, uma referência. The Thing é um dos filmes mais singulares já feitos, com situações inteligentes, claustrofóbico, fatalista e imprevisível. Um dos melhores filmes de terror já realizados e que deve ser visto pelo menos uma vez. Sua trama é muito bem elaborada, e seu visual extremamente singular e marcante. Sério, quem nunca assistiu O Enigma de Outro Mundo só não sabe o que está perdendo, como também caí bem no meu conceito (brincadeira).


Quando todos podem não ser quem são, em quem confiar?
O filme exige um bom raciocínio e um estômago razoável, pois a tensão e a insegurança são fatores importantes e fortes na trama. The Thing consegue ser genial e grotesco, apelativo, mas justificado. Se o suavizassem, talvez não tivesse sido tão bom quanto é. Como já disse, é marcante, não só pelo seu visual notável, como também por todo seu desenvolvimento, atuações e desfecho. Acabar um filme com uma incerteza é enlouquecedor e angustiante.

Oh coisinha linda...
Há vários debates sobre a qualidade desse filme. Uns dizem que é muito apelativo e um remake ruim. Outros discordam, apontando que é um remake de qualidade e que toda a sua singularidade tem uma razão justa para ter sido utilizada e explorada do jeito que foi. O filme foi um fracasso de bilheteria, verdade, mas muitos cinéfilos e fãs dos gêneros ficção e terror o consideram espetacular. Eu o considero espetacular, seja como Cult, trash, terror ou ficção científica.


Por que será que nesses filmes ser bom, ou buscar a verdade, sempre parece burrice?
Considerá-lo grandioso pode até ser exagero. O filme realmente é bom, tirando o sono de muita gente despreparada, mesmo não chegando a ser um cinco estrelas. The Thing vale a pena ser assistido inúmeras vezes, mesmo com seus “defeitos visuais” de trash, é muito bem feito (contraditório, não achou?). Eu recomendo para quem procura um bom filme de terror, ou um bom filme dos anos 80, pois esse é uma dos melhores exemplares da época.

Nota (0-10): 9

Trailer

3 comentários:

  1. é um clássico do terror anos 80. Com certeza, deve figurar em qualquer seleção dos melhores. Seu blog é muito legal. acompanho sempre.

    ResponderExcluir
  2. o primeiro dvd que comprei foi do enigma,,chapado, ja assistiu o alien sula terra...?

    ResponderExcluir
  3. Um verdadeiro clássico do gênero Sci-Fi Terror. Um filme de uma tensão angustiante num ambiente altamente sinistro e gelado onde as pessoas não sabem lidar com o mal ao qual se deparam.

    Assisti a esse filme inúmeras vezes e até hoje ele me desperta medo.

    Um filme que recomendo para quem aprecia uma história de horror muito bem bolada, com um início impactante, um desenvolvimento com ação, suspense e horror de tirar o fôlego até chegar a um desfecho marcante.

    Uma curiosidade: Esse filme, produzido em 1982, era para ser uma refilmagem de uma antiga produção, muito modesta e feita nos anos 50, de nome "The Thing From Another World" (traduzido como "A Coisa de Outro Mundo", no Brasil intitulado como "O Monstro do Ártico"), contudo o genial diretor John Carpenter fez foi uma reformulação que se caracterizou como uma continuação da história original que, por sinal, ficou muito melhor ao filme original

    Filmaço!

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.