25 de nov de 2011

Contos do Dias das Bruxas (Trick ‘r Treat)

Título no Brasil: Contos do Dias das Bruxas
Título Original: Trick ‘r Treat
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 82 min.
Ano de Lançamento: 2009
Estúdio/Distrib.: Lengedary Pictures
Direção: Michael Dougherty 

Elenco: Dylan Baker (Steven Wilkins); Rochelle Aytes (Maria); Anna Paquin (Laurie); Brian Cox (Mr. Kreeg); Quinn Lord (Sam); Lauren Lee Smith (Danielle); Tahmoh Penikett (Henry); Brett Kelly (Charlie); Britt McKillip (Macy); Isabelle Deluce (Sara). [+]

Sinopse: Na noite do Halloween, uma pequena cidade descobrirá que algumas tradições nunca devem ser esquecidas. Um casal quebra uma lanterna de abóbora antes da meia-noite, quatro mulheres são perseguidas por um mascarado, alguns garotos travessos descobrem um terrível segredo enterrado e um eremita rabugento recebe uma soturna visita. As travessuras de Halloween podem ser mortais quando as mais variadas criaturas – humanas ou não – tentam sobreviver a mais assustadora noite do ano.


Não deixe de votar no Você Decide Vai Assistindo!

Vai Lendo!

São quatro histórias paralelas que acontecem praticamente ao mesmo tempo, todas interligadas de certo modo e ambas muito bem escritas. Fiquei surpreso com o grau de interação e a dinâmica de cada história são muito bem desenvolvidas, contando com diferentes formas para se alcançar o mesmo grau de suspense e envolvimento com o espectador. Não é em vão que Trick ‘r Treat foi um dos filmes mais esperados de 2006, 2007, 2008 e 2009, pois realmente a proposta não é só a encarnação do espírito do Halloween, é também a encarnação do terror em uma das suas formas mais criativas e folclóricas.


Nasce um clássico.
Todas as histórias são um pouco imprevisíveis, todos os personagens possuem um perfil complexo e sombrio e, em alguns casos, até mesmo macabro. O filme não é apelativo, utilizando todos os recursos disponíveis moderadamente, e mesmo com o visual fascinante, o ponto mais forte do título é o roteiro. Pessoalmente, eu acredito que utilizar vários contos diferentes para compor uma obra cinematográfica não só exige uma boa organização, mas como também certo foco. Muitos filmes semelhantes pecam ao desviarem do ponto da ideia central, e em Trick ‘r Treat isso não acontece, pois tudo está perfeitamente conectado.


Grite enquanto pode.
O ritmo do filme não possibilita que você se canse nem que se perca com facilidade. Os efeitos especiais não deixam a desejar, muito menos as espetaculares atuações. A ordem dos contos não segue uma lógica cronológica, porém ajuda a entender cada uma delas, seguindo um fluxo de auto-explicação que acarreta a história seguinte, e daí que surge a conexão entre elas. Claro que também não há nenhum mocinho ou mocinha, não há nenhum personagem para se torcer, até mesmo aquele que causa pena logo se demonstra indigno de tal sentimento. Mentira, pois há apenas oito que merecem a sua comoção.


Não confie em ninguém.
O filme não é brilhante, mas é muito bom. Faço as palavras dos críticos americanos as minhas: Trick ‘r Treat é fantástico, divertido e um estrondo. Não há como assistir a esse filme e não gostar e é super recomendado graças a todo o cuidado que houve na produção. São poucas as histórias que proporcionam o clima igual a esse, assim como são poucas as propostas boas como essa que conseguem um bom investimento para que seja realizado com decência. Fica uma ótima sugestão para quem está procurando algo diferente e criativo.

Nota (0-10): 10

Trailer



Curiosidades

- Há uma proposta de adaptação do filme para uma saga em quadrinhos pela DC Comics, mas até o que se sabe, o projeto está adiado. 

- Em outubro de 2009 foi anunciado o planejamento de uma sequência. 

- Foram lançados vários curtas derivados do filme com diferentes temáticas, como a Páscoa, Dia dos Pais e a volta as aulas. 

- Ganhou o prêmio de Escolha Popular no Screamfest de Los Angeles. 

- Ganhou prata na categoria popular no Toronto After Dark Film Festival. 

- O filme contou com locações em Vancouver e na Colômbia Britânica.

12 comentários:

  1. É mto legal,bem divertido, tem até uma história boa (ou várias histórias boas né!?), mas acho que ñ merecia 10. =P

    ResponderExcluir
  2. Nota bém dada sim! com ceretza merecia um 10!!!

    ResponderExcluir
  3. 10 Na Lata Melhor filme de halloween

    ResponderExcluir
  4. Adorei o final mostrando todas as histórias!!!Filme muito irado

    ResponderExcluir
  5. Lembro q tava passando os canais telecine procurando alguma coisa e aí vi esse filme e assisti. É muito bom, as histórias são muito legais e dão medo.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei bem interessada! Vou procurar esse filme. ;)

    ResponderExcluir
  7. Esse é um dos melhores filmes que já vi, histórias distintas e que no final se mostram interligadas formando uma só grande história. Nossa pirei com a criatividade!

    ResponderExcluir
  8. Esse é um dos meus filmes favoritos. Ele dá aquele ar de macabro, uma pitada de comédia e é totalmente imprevisível!

    ResponderExcluir
  9. Nossa gente, esse é filme é ruim, mas é ruim D +++++++++++++ mesmo !! Eu daria nota 1 e essa nota 1 é apenas uma firma de apoio a quem gostou.

    ResponderExcluir
  10. Fui trollado pelo blogueiro! Nota 10? esse foi o pior filme de terror que já assisti! Procurei um filme que me assustasse, e me matei de rir o filme inteiro, é muita comédia! As histórias são absurdas, e tão sem sentido que chegam a ser engraçadas. Se vc quer assistir uma mistura de American Pie com halloween, e perder mais de uma hora da sua vida, assista esse filme, eu não recomendo!

    ResponderExcluir
  11. Muito dahora esse filme,amei,NOTA 10 mesmooooooooooooooo,D+

    ResponderExcluir
  12. Bem, como algumas das pessoas dos comentários acima disseram, também não acho que o filme mereça um dez :P Tem uma ótima história, sim, se encaixa com perfeição, mas passou longe de ser um "terror". Neste quesito, pecou bastante. PORÉM, tornou-se um filme muito gostoso de se assistir, com situações inesperadas em TODAS as histórias, além de fazer uma referência a Samhain que eu, particularmente, achei incrível! Primeiro filme que vi, que abordou o tema durante o Halloween. Quero dizer, são as raízes da data! rsrsrs Realmente muito bom. Porém, provoca risos, não sustos. :)

    Ainda assim, recomendo, àqueles que não esperam que o longa seja assustador, pois não é! xD

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.