24 de out de 2011

Ele! O Terror que vem do Espaço (It! The Terror From Beyond Space)

Título no Brasil: Ele! O Terror que vem do Espaço
Título Original: It! The Terror From Beyond Space
País de Origem: EUA
Gênero: Terror/Ficção Científica
Tempo de Duração: 68 min
Ano de Lançamento: 1958
Estúdio/Distrib.: MGM Studios
Direção: Edward L. Cahn 

Elenco: Marshall Thompson (Col. Edward Carruthers); Shirley Patterson (Ann Anderson); Kim Spalding (Van Heusen); Ann Doran (Mary Royce); Dabbs Greer (Eric Royce). [+]


Sinopse: Uma missão de resgate descobre que nave de pesquisa enviada ao planeta Marte foi atacada por criatura indestrutível que ameaça a Terra.

Vai Lendo!

Ele! (It!) é um filme trash, e ao contrário do que alguns devem estar associando, não possui qualquer ligação com O Enigma de Outro Mundo (The Thing). Entretanto, foi esse filme do final da década de 50 que mais inspirou os realizadores de Alien – O 8° Passageiro. Sim, que já assistiu Ele! reconhecerá vários elementos reaproveitados no filme de Ridley Scott. Ele! é bem precário a ponto de lembrar um pouco os filmes de Ed Wood, o mestre dos filmes de terror Cult e duvidosos, mas ainda assim tem vários pontos positivos.

Efeitos duvidosos, mas dá pro gasto.
O filme em si tem uma boa história, porém má desenvolvida e explorada. Não posso falar que o filme é um lixo, pois estamos falando de 1958, qualquer filme um pouco mais fantasioso ficava bem duvidoso e com sua qualidade abalada. O que digo de Ele! é que faltou investimento (como no caso da maioria dos trash), pois é bem interessante a proposta apresentada. A clássica fantasia de borracha não poderia estar ausente, garantindo mais um monstro humanoide com a aparência tosca.

Compacto, né?
O que mais gosto dos filmes antigos (em especial os em preto e branco), é que os produtores recompensavam os maus efeitos especiais com boas atuações. Sim, as atuações são bem interessantes e respeitáveis, levando em consideração o tipo de filme em que estamos falando, mesmo porque existem falhas científicas, mas quem está ligando? Até hoje vários filmes comentem erros físicos, químicos, biológicos e astronômicos em nome do entretenimento. E em relação as atuações, para Ele!, são de qualidade superior do que o esperado.

Fantasia de borracha: um elemento clássico.
Não tenho certeza quanto a visão dos críticos mais renomados (e remunerados), mas para mim, é um Cult indispensável. A trama é limitada, porém não digo que seja tão clichê, visto que na época em que foi lançado tais artifícios não eram tão explorados como atualmente. O considero até mesmo criativo para a 1950, servindo de base para vários outros que o sucederam, que creio eu que não tenha sido apenas Alien o influenciado. Vale a pena assisti-lo.

Nota (0-10): 7,5

Trailer

Um comentário:

  1. ksksksk eu ri com esse filme, assisti ele a um tempo atraz. Queria dar os Parabéns pela Critica de A Vila, Sensacional um dos melhores suspense dos anos 2000....
    Ta faltando critica de filmes relacionados ao Halloween

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.