12 de out de 2011

As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy (The Grim Adventures of Billy and Mandy) é uma série infantil animada que durou de agosto de 2001 a novembro de 2007, exibida pelo canal Cartoon Network totalizando 7 temporadas, com a soma oficial de 78 episódios. Além de apresentar uma temática bem típica do terror, o desenho também possui altas dosagens de humor negro, contradições e falhas de continuidade propositais e até afofismo. 

Afofismo é quando um personagem faz um comentário não condizente com sua faixa etária ou personalidade, normalmente apresentando uma estranha e/ou momentânea maturidade.


Após essa explicação técnica, eu afirmo que essa animação é perfeita para introduzir o terror na infância de muita gente, inclusive o final da minha. As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy abusa de referências e criticas a vários elementos cinematográficos e populares. Seus personagens são extremistas, vão de cruéis e sádicos cínicos (Mandy) até a burrice e ignorância suprema (Billy). Certamente um desenho bem singular.


A história começa quando o Ceifador Sinistro (Puro Osso) aparece para levar o velho hamster de Billy. Porém, a dupla que dá nome a série se recusa e decidem fazer uma aposta. Como característica literária dada a morte, Puro Osso adora jogos, e aceita o desafio. Porém, dessa vez a morte perde e é condenada a ser o melhor amigo dos garotos. Essa é a base do relacionamento entre os três protagonistas, e a partir disso só bizarrices extremas se anexam a trama.

Como já foi mencionado, existem inúmeras falhas propositais, a grande maioria associada a danos físicos graves que simplesmente somem no quadro seguinte. Outra coisa que surpreende é o número brutal de piadas banhadas por um humor negro que, algumas vezes, não são apropriadas para o público infantil. Maxwell Atoms também desenvolveu simultaneamente outro desenho interligado chamado Mal Encarnado (Evil Con Carne), porém que não teve tanto sucesso. A proposta de Billy e Mandy (apelido da série) é ousada, e foi uma das marcas mais rentáveis e duradoras da Cartoon Network, pertencendo ao período após os clássicos do canal (As Meninas Super Poderosas, O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo...) e antes do surgimento de Ben 10.

Nunca você sentiu tanta pena da morte.
O desenho vai além de apenas utilizar estereótipos para compor seu elenco. A maioria é totalmente ridicularizada, além de que em várias ocasiões se demonstram conscientes de que são um desenho animado. Pouquíssimos são os episódios que seguem alguma ordem cronológica, sendo a maioria provocativa e liberta de sentido racional. Mais no final da postagem tem alguns episódios para você entender melhor o que estou dizendo.

Não é um desenho tradicional.

Alguns personagens mais frequentes da série:

Billy
Billy é um completo idiota, nojento e extremamente alegre, sendo um dos personagens que mais se machuca e causa problemas. Além de hiperativo e as vezes volátil, são raros as ocasiões em que manifesta qualquer sinal de inteligencia.

Mandy
Mandy é uma garota maligna, cruel e indiferente. São poucas as vezes que demonstra algum tipo de sentimento além do ódio, e raramente sorri. Ela é autoritária, vingativa e maquiavélica, e de bônus é o único personagem com real maturidade.

Puro Osso
Também chamado de Ceifador Sinistro, é a entidade sobrenatural representando a morte. É um personagem frustrado e bem bipolar, ora demonstra desprezo e indiferença, ora é um dos personagens mais carinhosos e "humanos" da série.

Irwin
É um nerd amigo de Billy que é cegamente apaixonado pela Mandy. É um completo loser da série, sofrendo várias humilhações e desapontamentos emocionais, sendo julgado o mais dispensável em quase todas as situações.

Harold
É o pai do Billy. Eles possuem o mesmo tipo personalidade, porém com algumas leves diferenças, pois Harold tem um temperamento menos volátil e um falsa maturidade, que rende  vários conselhos e atitudes paternas questionáveis.

Gladys
É a mãe do Billy. Ela é extremamente super protetora, possuindo uma enorme rivalidade e raiva do Puro Osso. Ele também tem vários tiques nervosos e é temperamental, sendo um dos poucos personagens quase maduros do desenho.

Hoss Delgado
Um caçador de monstros bombado, pouco inteligente e agressivo. Sua mão vira diversas armas e tem um carro para caçar todo tipo de monstros. Hoss Delgado é a sátira de dois personagens: Ash Williams, do filme Uma Noite Alucinante (Evil Dead); e Cobra Plinsque (Snake Plissken) dos filmes Fuga de Nova York (Escape from New York) e Fuga de Los Angeles (Escape from Los Angeles).

Da onde será que eu vi isso antes?
É possível afirmar que o desenho foi criado não apenas para as crianças, mas para os pais e jovens, pois outra coisa abundante é a ambiguidade e a malicia. Sim, não é apenas o sarcasmos que gera as piadas mais inteligentes, há muitas coisas sutis que crianças até dez anos não são capazes de entender. Mas não se preocupe, também não são nada tão pesado quanto aparenta.

Veja com inocência e seja feliz.
A utilização de diversas modalidades humorísticas é um dos fatores que contribui para a criatividade em Billy e Mandy. São repetições, reações retardas, satirizações, pastelões, comentários não condizentes e até mesmo apelações físicas e super valorização de sentimentos e dores. Tudo isso somado a uma lista enorme de personagens específicos e caóticos.

Não entendeu ainda? Deixa pra lá.
Eu super recomendo esse desenho para quem procura algo divertido com toques de terror, seja crianças ou jovens, pois é muito bom mesmo. As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy é um bom caminho para migrar seu irmão, primo, sobrinho ou filho ao mundo do gênero terror sem correr o risco de prejudicar a infância dele (e também uma boa desculpa para assistir). Vale a pena conferir e conhecer esse desenho animado tão singular.

Nota (0-10): 9

5 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk minha prima me apresentou esse desenho alguns anos atrás e até hoje sempre que passa na tv(é raro, mão sei pq mais não passa frequentemente como antigamente) ainda tenho um boneco do billy que ganhei no macdonalds. Você também esqueceu de mencionar que esse desenho também traz inúmeras citações de outros filmes de terror! Lembro-me de um episodio em que mostrava o Pinhead, quando era pequeno não entendia aquilo(ele era encovado por um cubo magico) mas agora vc acaba tendo uma noção... Entre muitas outraz citações que não me recordo agora. Ótima postagem!

    ResponderExcluir
  2. Não só de outros filmes de terror. Também faz-se paródias de filmes de outros estilos, desenhos e personagens.

    ResponderExcluir
  3. um dos melhores desenhos animados, estilo Coragem, o cão covarde

    ResponderExcluir
  4. A BENDITA PIPA E SOPA BLOQUEOU TUDO !!!! NENHUM FUNCIONA MAIS...AFFF QUE PENA !

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.