31 de out de 2011

5 Inspirações do Terror que Você Deveria Conhecer



Olá caros leitores do Vai Assistindo.

Hoje o esquisito do DiMarte traz mais uma postagem especial e bem diferente para esse Halloween. Para os alfabetizados, creio que a proposta está bem clara, então espero que apreciem essa lista informativa e feita com o carinho que o DiMarte tem por vocês (soou um pouco gay, mas tudo bem). Pois bem, essa lista traz 5 inspirações que eu espero que a maioria já devem conhecer uma ou outra, e quem não conhecia fica conhecendo hoje!

Apesar de ser um Top 5, a lista não está organizada por prioridade ou importância, está ordenada de forma aleatória por preguiça do DiMarte. Ele espera que isso não incomode ninguém, afinal, hoje é dia das bruxas e ele que descansar e curtir como uma pessoa da laia dele. Agora sem enrolação, leiam a lista e se divirtam!

Vai Lendo!


ESPANTALHO DE BATMAN ARKHAM ASYLUM

Quem já jogou Batman Arkham Asylum? Pois bem, muitos devem saber que o Espantalho é o vilão do Batman que utiliza um gás para criar alucinações que deixam as pessoas em estado de pânico e terror. No jogo, o simpático dr. Crane recebeu um visual bem macabro e original... mas espere aí. Essas quatro siringas acopladas em seus dedos não mão direita não lhe são familiar? Claro que sim! Se trocarmos por lâminas, temos a inesquecível garra de Freddy Kruger de A Hora do Pesadelo. Nada mais conveniente do que um vilão que trás medo ter um visual semelhante ao daquele que trás pesadelos. Por pouco essa passa desapercebida.

O NOME DE PETER VINCENT

Peter Vincent é o ator de vários filmes de terror que ajuda Charley a enfrentar um terrível vampiro em A Hora do Espanto. O engraçado é que ninguém mais achou o nome um tanto suspeito? Pois é, o nome do personagem surgiu da junção de VINCENT Price e PETER Cushing (respectivamente na ordem da imagem), dois mega nomes dos filmes de cinema que valem serem conhecidos. Agora você deve estar fazendo o típico "ah, agora em saquei" que eu sei. Outra inspiração/referencia bem sutil. Da próxima vez que for ver algum filme de terror dos anos 80, fique atento aos nomes dos personagens, pois alguns não são aleatórios não.

CASEY JONES DE AS TARTARUGAS NINJAS

Pior do que admitir que assistia As Tartarugas Ninjas é admitir que lembra da maioria dos personagens. Casey Jones luta contra o crime como um justiceiro mascarado, e é claro, usando uma máscara de hóquei. Esse caso a maioria já deve ter ouvido falar ou já sabiam, mas o feto de Casey usar uma máscara de hóquei se deve pelo fato de que Jason Voorhees (Sexta-feira 13) também usa. Sim caro fã das tartarugas, essa característica do personagem foi inspirada no nosso amado assassino de Crystal Lake.

DR SALVADOR DE RESIDENT EVIL 4

Resident Evil também não fica de fora nessa parada. Em RE 4, temos o chato do dr Salvador e sua irritante motosserra, e dessa vez, o visual do personagem é baseado numa mistura: o cruel Leatherface e, novamente, Jason Voorhees, só que mais especificamente em Sexta-feira 13 Parte 2, onde ele usa o saco para cobrir seu rosto. Acredito que essa inspiração também deve já ser bastante conhecida, porém eu não me surpreenderia se fosse o contrário, afinal, quem presta atenção nisso enquanto joga Resident Evil 4?

A NEBLINA DE SILENT HILL

A misteriosa neblina que cobre a horrível cidade de Silent Hill não veio do nada. esqueça as explicações do jogo para ela, a verdade é que esse elemento foi inspirado pela obra The Mist (O Nevoeiro) do incrível Stephen King. Quem leu ou viu o filme, sabe a zica que é essa maldita névoa: além de densa pra caramba, é repleta de monstros desconhecidos e mortais. Silent Hill já tinha os seus monstros, então aproveitaram a relação criatura-neblina do livro para completar o clima tenso. Sei que brinco um pouco, mas é verdade, Silent Hill só tem aquele nevoeiro graças à obra de King.

Quais inspirações semelhantes você conhece e não está na lista? Coloque na postagem junto com o quê achou da postagem! Espero que todos tenham um bom Halloween.

6 comentários:

  1. Os nomes dos personagens de toda a franquia Premonição na foi coincidência também!
    http://bocadoinferno.com/artigos/premonicao-cinco-faces-da-morte/4/

    ResponderExcluir
  2. OPA OPA OPA!!!
    A neblina de Silent Hill não tem NADA A VER com "The Mist", sim com a Cidade Centrália,que possui uma mina de carvão pegando fogo há décadas,e por isso o chão solta fumaça sem parar,que no jogo foi substituída por neblina....

    ResponderExcluir
  3. Olá caro leitor, eu sei que existe esse relato e que essa é UMA das justificativas para a neblina. Porém, de acordo um dos principais desenvolvedores do jogo, a ideia de associar a neblina com a aparição dos monstros veio de The Mist. Não por acaso, esse mesmo desenvolvedor é fã de King.

    Valeu a observação, pois errado você não está, eu é que talvez não tenha sido bem claro.

    ResponderExcluir
  4. Fiz uma pequena alteração no texto esperando que a ideia que deveria ser passada fosse melhor compreendida. Nada muito drástico, mas espero que esteja mais claro agora.

    Obrigado novamente pela observação colega Anônimo.

    ResponderExcluir
  5. Di Marte meu brother...andei fazendo umas pesquisas e vi que você estava certo mesmo..
    a inspiração veio de "the mist" mesmo...
    isso que da, falar antes de pesquisar...
    mals ae Di...

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.