4 de set de 2011

Apollo 18 - A Missão Proibida (Apollo 18)

Título no Brasil: Apollo 18 - A Missão Proibida
Título Original: Apollo 18
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 94 min.
Ano de Lançamento: 2010
Estúdio/Distrib.: Dimension Films
Direção: Gonzalo Lopez-Gallego

Elenco: Warren Christie (Benjamin Anderson); Lloyd Owen (Nathan Walker); Ryan Robbins (John Grey).

Sinopse: Oficialmente, a Apollo 17, lançada em 17 de dezembro de 1972, foi a última missão à Lua divulgada. Mas, um ano depois, dois astronautas americanos foram enviados para lá em uma missão secreta. O que você está prestes a ver são imagens reais que eles fizeram durante a missão Apollo 18. Enquanto a NASA nega a sua autenticidade, outros acreditam que essa foi a verdadeira razão para o Homem nunca ter voltado à Lua.

Aviso do escritor
Em função feriado do 7 de setembro, haverá postagens diárias durante a semana.

Vai Lendo!


Atenção: Contém Spoilers!



Apollo 18 é uma espécie de Bruxa de Blair do espaço, só que muito mais questionável. Além de um desfecho bem irreal, o filme se foca em ver pedrinhas se mexendo e os estranhos companheiros que os ronda. Eu sempre tento fazer uma análise sem cometer spoilers, só que desta vez é impossível fazer uma crítica coerente sem fazer algumas revelações do enredo, pois o filme é extremamente limitado, além de que esse tipo de filme "gravações perdidas/confidenciais" já está se tornando um gênero mais do que manjado.


Grandes expectativas, grandes decepções.
Sinceramente, é impossível dizer que irá sentir medo de algo que aconteceu a tempo pacas e na Lua, que são no mínimo 384.405 Km de vácuo espacial entre as atmosferas, ou seja, além da dificuldade de sair da Lua e entrar na Terra, há um pequeno percurso a ser percorrido. Além desse detalhe cientificamente acolhedor, os habitantes do planeta são criaturas que evolucionariamente não deviam existir sozinhas. Sério, pelo nível de complexidade biológica (mesmo que sejam "simples" e instintivas) deveriam haver outros seres para alimentarem os bichinhos. Portanto, ciência, obrigado por desmentir todo o filme.


E você queria ser astronauta quando criança.
Considerei muito fraco a abordagem de "infecção" alienígena em um dos astronautas, pois além de deixá-lo com um visual bizarro, o deixou pirado, como todas as infecções do gênero. Nesse ponto, os "insetos pedra" parecem ser mais inteligentes do que os americanos exploradores, dando a impressão de que eles tem poderes sobre quem é infecionado e que são terrivelmente maquiavélicos. Ou, na hipótese mais óbvia, os dois humanos são extremamente idiotas ao ponto de serem destruídos por animais que ficam a maior parte do tempo imitando rochas.


"Ó não, tem um bicho na minha roupa!"
A maior parte do filme se constitui em cenas paradas e/ou com pequenas e sutis movimentações no solo. Eu fico irritado com que diz que Apollo 18 é terror puro, porque quem afirma isso está declarando que tem medo de pedrinhas, apesar de não se tratar de pedras, porém já demonstrei argumentos científicos que eliminam a hipótese do filme ser verdadeiro. Além do mais, as atuações são forçadas em alguns momentos, além da trama ser quase inerte, ou seja, com pouca movimentação e desenvolvimento.


Filme paradão é tão chato...
Não recomendo Apollo 18, pois é bem fraco e decepcionante. Não há nada de novo no filme, pois todas as suas abordagens já foram mais do que exploradas, tornando-o em um mix de clichês de vários gêneros relacionados a terror e a ficção científica. Não digo que a história é totalmente previsível, mas é impossível de se impressionar, pois é fácil adivinhar o que irá acontecer. Apollo 18 pode até ter tido uma boa publicidade, e se esforçado para parecer real, mas lamentavelmente sua proposta não foi tão funcional.


Nota (0-10): 3


Trailer

4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!! Toh rindo muito aqui!! Fui no cinema e resolvi assistir esse filme msm sem ter visto trailer ou lido crítica, pq parecia o melhor (PARECIA NEH??). Depois de conseguir terminar de assistir (já tinha pagado msm, apesar q teve gente saindo da sala), só vim correndo ler tua crítica! kkkkkkkkkkkkkkk
    O melhor foi tu falando a respeito de como os "insetos-pedra" não poderiam sobreviver na Lua sem a existência de um biossistema e cadeia biológica! Hilário! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Nossa manolow, assisti esse filme me arrependi completamente u___u
    Tava com vontade de sair no meio do filme. ¬¬ Dinheiro mal pago é foda @:

    ResponderExcluir
  3. Deveria ter lido aqui, antes de assistir. -qqq
    Fazer oq :/

    ResponderExcluir
  4. imagens reais?
    aff q b...

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.