29 de ago de 2011

Pânico 4 (Scream 4)

Título Original: Scream 4
País de Origem: EUA
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 111 minutos
Ano de Lançamento: 2011
Estréia no Brasil: 15/04/2011
Direção: Wes Craven
Distribuidora: Imagem Filmes

Elenco: Neve Campbell, David Arquette, Courteney Cox, Emma Roberts, Hayden Panettiere, Adam Brody, Rory Culkin, Marley Shelton, Erik Knudsen, Nico Tortorella, Anthony Anderson, Marielle Jaffe, Mary McDonnell, Alison Brie, Anna Paquin, Kristen Bell, Shenae Grimes e Lucy Hale.

Sinopse: Sidney Prescott (Neve Campbell) agora é autora de um livro de auto-ajuda, e retorna para Woodsboro na última parada de sua turnê para promover o lançamento. Lá, ela reconecta-se com o sherife Dewey (David Arquette) e Gale (Courteney Cox) - agora casados - assim como sua prima Jill (Emma Roberts) e sua tia Kate (Mary McDonnell). Infelizmente, o retorno de Sidney também traz Ghostface de volta, colocando Sidney, Gale e Dewey, junto com Jill, seus amigos e toda a cidade de Woodsboro, em perigo.

Vai Lendo!

Uma das coisas mais idiotas que li a respeito da trilogia Pânico foi: "Aff, é muito pra adolescente! Muito bobo". Não me diga que é um filme pra adolescente? Jurei que usavam o termo "teen slasher" apenas pra enfeite! 

 Courteney Cox: 10 anos depois, 10 vezes mais Botox. 

A ex-trilogia (já que não se trata mais de uma trilogia) Pânico é para adolescentes e essa 4ª franquia segue a mesma linha: jovens bonitos contra um psicopata mascarado. Tudo no filme é bem teenager, sendo quase impossível um adolescente que curte filmes de suspense não gostar desse filme. E sério mesmo? Detesto filme para adolescentes e detesto adolescentes, mas até que gostei desse filme! Pânico 4 deixa bem na cara que é pra adolescente, ao contrário de outros filmes que tentam ser apenas para adultos, mas que de tão bobos só a molecada que gosta tipo Jogos Mortais né.


Sim, Pânico 4 é bem bobinho, cheio de clichês e conversas ridículas. Começa engraçado e só vai ficar sério mesmo lá pro final do filme (e olhe lá!). Os clichês foram propositais, apenas pra seguir a linha dos manjados filmes teen slashers: tem a típica cena do porta-malas do carro, adolescentes lindos, uma loira bonita morre, policiais idiotas que sempre chegam atrasados na cena do crime, o assassino anda devagar enquanto a mocinha corre pela vida  e claro, a grande reviravolta no final da história. Aliás, os clichês serviram pra satirizar o próprio filme, já que depois de três Pânicos e todos os outros teen slashers que surgiram (por exemplo: 'Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado' e 'Lenda Urbana') todos já sabem muito bem o que esperar de um filme desse gênero. 

Continua o mesmo idiota de sempre, né Dewey?!

O filme brinca com a questão dos clichês e como é a evolução das histórias de filmes de terror, que segundo um dos personagens: "O público moderno conhece as regras dos originais. A inversão torna-se o novo padrão". Se você é fã dos gêneros (terror e suspense) certamente se identificará com várias das  frases ditas pelos personagens do filme, como "Jogos Mortais é uma merda. Não é assustador, é nojento" ou "Essas sequências não sabem quando parar. Reciclam a mesma merda".


Não espere ficar com medo ou tomar grandes sustos com esse filme. Pânico 4 é divertido e depois de muitos anos, traz de volta o típico teen slasher que há muito tempo não viamos. As opiniões devem continuar as mesmas: quem adorava Pânico certamente também irá adorar esse quarto filme e quem odiava continuará odiando. De qualquer modo recomendo assistir, é um bom filme. Como disse, não espere um filme sério e assustador, mas pode ter certeza que terá muito sangue, muitas facadas e muita gritaria!

Nota (0-10): 8,0 (não é grande coisa, mas até que é legal!)

Trailer


Curiosidades: 

• Lake Bell ('Jogo de Amor em Las Vegas') e Lauren Graham ('Gilmore Girls') abandonaram o elenco do terror alegando conflitos de agenda e excesso de alterações no roteiro.

• Neve Campbell aceitou voltar após uma super proposta de cachê.

• Roger L. Jackson volta à franquia. Ele é responsável pela rouca voz do assassino Ghostface.

• A trilogia arrecadou mais de U$ 600 milhões ao redor do mundo.

• David Arquette e Courteney Cox se conheceram e se casaram enquanto filmavam 'Pânico'.

• A atriz Emma Roberts ('Um Hotel Bom Pra Cachorro', 'Idas e Vindas do Amor') ficou com o papel que havia sido oferecido inicialmente a Ashley Greene ('Crepúsculo').

• Anna Paquin ('True Blood'), Kristen Bell ('Quando em Roma'), Shenae Grimes ('90210') e Lucy Hale ('Pretty Little Liars') tiveram participações especiais.

Mais alguns detalhes sobre o filme:

'Pânico 4' faz várias referências a outros filmes de terror. Além de citarem Jogos Mortais algumas vezes, ainda podemos conferir no filme:

- No início a personagem da atriz Kristen Bell fala sobre achar mais real um filme sobre um psicopata do que filmes com alienígenas, zumbis ou meninas fantasmas asiáticas;

- Em uma certa cena Jill (Emma Roberts) e Kirby (Hayden Panettiere) estão assistindo 'Todo Mundo Quase Morto' (para ver a postagem desse filme clique aqui);

- No clube de terror da escola podemos ver vários posters de outros filmes de terror, como 'The Hill Have Eyes' (do próprio Wes Craven), 'Wolf Creek', 'Feast' ('Banquete no Inferno' no Brasil), Dawn of The Dead (clique aqui pra ver o post desse filme), 'Halloween 2' (versão de 2009 do Rob Zombie), 'The Thing', ' The Green Mile' ('À Espera de Um Milagre' baseado num conto do Stephen King), entre outros.

- Os garotos do clube de terror também citam Linda Blair (atriz do O Exorcista) e Jamie Lee Curtis (do Halloween);

- Um dos policiais (interpretado por Anthony Anderson, que aliás está no Scary Movie 3 e 4) diz em uma parte "Dead man walking" que além de ser o nome de um filme também é uma famosa frase do filme 'À Espera de Um Milagre' (clique aqui para ver a cena do filme 'The Green Mile');

- No final, desesperada pela pergunta do assassino, Kirby fala o nome de diversos filmes, entre eles Halloween, O Massacre da Serra Elétrica, Horror em Amityville, A Última Casa, Sexta-Feira 13, A Hora do Pesadelo e vários outros.

Certamente existem inúmeras outras referências das quais não me recordo ou nem percebi. Se você sabe de mais outras, comente aí!

O filme é bem pra adolescente mesmo, além dos atores jovens, bonitos e até conhecidos de outros filmes ou séries teens, também  tem várias conversas sobre redes sociais, sucesso na internet e o tempo todo eles usam celulares modernos e computadores. 

Por fim, a música 'Bad Karma' dos créditos finais (que foi indicada por um anônimo nos comentários do post '10 Melhores Músicas Temas de Filmes de Terror - rock'):


8 comentários:

  1. Ninne, você dando 8 pra Pânico? Que medo hein! :P

    Zoações à parte, eu detesto Pânico. Não só por ser bocó, mas por ter começado essa praticamente "praga" de filmes baseados em serial killers perseguindo grupinhos de adolescentes (sempre burros). É minha opinião, mas respeito quem gosta ;D

    Fico imaginando o QUANTO a Neve Campbell deve ter faturado pra participar de$$e filme... Quem me dera ganhar o que ela deve ter ganhado... xD

    Pra terminar (nem tenho muito o que comentar já que não curto o filme :P), tenho uma sugestão de filme.
    Conhece "Session 9"? Não vou dizer nada sobre a história do filme, mas foi um dos melhores que já vi até hoje! Infelizmente não foi lançado no Brasil, assim como outras pérolas como Jacob's Ladder (as tranqueiras sempre são lançadas aqui, né ¬¬). Dá pra ter uma ideia sobre ele aqui: http://www.imdb.com/title/tt0261983/

    O que mais me cativou foram os cenários decrépitos (sou paranóico por isso :P) e o "simples" fato dele ter sido influência de Silent Hill (a cena de abertura do filme foi referenciada em Silent Hill 3 :D). Fora a trama, que é muito legal. Quando puder, baixe/assista e, se gostar, tem mais um na sua lista provavelmente gigantesca de filmes XD

    E chega, já estendi demais! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse filme, eu acho que não é um filme pra ser inteligente, simplesmente divertido. Queria ter ir visto esse no cinema, mas os da minha cidade estavam sendo reformados no dia e só abriram depois que ja havia saido.

    ResponderExcluir
  3. James

    shuahsuas Eu ia dar nota 7, mas estava boazinha quando fiz a postagem shuashaus

    Bom, eu assistia Pânico quando pequena e adorava o filme. Achei legal esse quarto pq não disfarça que é pra adolescente. É um suspense teenager e ponto final. É bobo, é cheio de clichês mas é até legal. Gosto de filmes inteligentes, com histórias surpreendentes e tudo mais, mas as vezes é legal assistir um filme só pra se divertir mesmo. Igual o povo que fala mal do Arrasta-me Para o Inferno, poxa, o filme é super legal! Não é sério, mas é nojento e bem feito. Pra um filme de terror ser bom ñ precisa ser sempre algo super intelectual, cult e blábláblá. As vezes filmes simples e divertidos são bons tbm. Claro, que tem mtas porcarias, mto filme tosco, mal feito, com história chata e apelações.... Mas creio que este ñ é o caso do 'Pânico 4'.

    Obrigada pela indicação. Já assisti Session 9 e Jacob's Ladder. hauhau Gostei mais do segundo, achei a história melhor, mais bem feita e tudo mais. Não que eu ñ tenha gostado do Session 9, adorei os cenários e o desfecho da história, mas é meio fraquinho. Enfim, deixa eu falar sobre isso quando fizer uma postagem desses filmes hsuahsuahsu

    Obrigada por comentar! *o*

    ResponderExcluir
  4. Poxa Ninne, a música Bad Karma já tava na pré 3° lista de músicas Rock...

    Não tem jeito, estragou uma das 10 surpresas!kkkk Mas vai demorar pra sair, então não tem problema, boa crítica.

    ResponderExcluir
  5. Eu percebi que o post era da Ninne lá pela segunda linha. Muito mais ácida que os outros ~adoro~

    ResponderExcluir
  6. o filme é bem clichê.. mas a revelação me surpreendeu bastante. velho

    ResponderExcluir
  7. Tem um ponto de Referência de um filme que representa o terror, o personagem de Anthony Anderson, se chama Anthony Perkins, o ator que fez o personagem mais revolucionario do terror Norman Bates de "Psicose"!

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.