1 de ago de 2011

O Gabinete do Dr. Caligari (The Cabinet of Dr. Caligari)

Título no Brasil: O Gabinete do Dr. Caligari
Título Original em Alemão: Das Kabinett des Dr. Caligari
País de Origem: Alemanha
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 71 min
Ano de Lançamento: 1919
Estúdio/Distrib.: Decla-Bioscop
Direção: Robert Wiene 

Elenco: Werner Krauss (Dr. Caligari); Conrad Veidt (Cesare); Friedrich Feher (Francis); Lil Dagover (Jane); Hans Heinrich von Twardowski (Alan); Rudolf Lettinger (Dr. Olson). [+]

Sinopse: O malvado Dr. Caligari hipnotiza um jovem sonambulo e o induz a matar várias pessoas. Tudo se complica quando ele se recusa a assassinar uma bela moça.

Vai Lendo!

Nota do Autor
O filme pode não ser da década de 20 (apesar de haver discussões sobre isso), mas acho que o máximo que podemos voltar sem bombardear o blog com décadas é essa. Portanto, quando virem o marcador Filmes anos 20, saibam que é da década de vinte para trás, para facilitar a vida de todo mundo.

Isso é o que eu (DiMarte), pretendo fazer. Não estou obrigando a nenhum outro membro do blog a fazer o mesmo, é só uma sugestão. Portanto, cobrem isso apenas de mim.

Retornando ao filme

Mais um dos clássicos hiper antigos do cinema e do terror, O Gabinete do Dr. Caligari é um filme esplêndido,imprevisível e espantoso. Repleto de manifestações góticas e cubistas, com ambientes metafóricos e deformados e personagens complexos e expressivos. Com certeza, uma tenebrosa e intrigante obra de arte cinematográfica.

Algumas cenas são inesquecíveis.
Sim, o filme é mudo, mas apresenta uma trama de deixar muitos roteiristas modernos com inveja. O ambiente insano é uma das coisas que mais chama a atenção, entretanto, essa obra exige um pouco de paciência, pois, apesar de movimentada, filmes mudos exigem um pouco mais de atenção.

Não moça, ele não é um vampiro.
Não há como falar mal desse filme, que até hoje é referência para muitos diretores. Os contrastes de cores ajudam a entender cada cena, quando é alegre ou horripilante. Em comparação com a época em que foi feito, seus efeitos especiais foram muito bem utilizados.

"Meu Deus, eu preciso ver esse filme!"
O Gabinete do Dr. Caligari é obrigatório para quem se diz amante de cinema, e é um bom filme para quem adora o gênero Terror. Esse clássico consegue surpreender muita gente, certamente é muito inspirador.

Nota (0-10): 9,5

Trailer



Curiosidades

- Em 2005 foi lançado um remake, dirigido pelo cineasta David Lee Fisher. 

- O personagem Edward, de Edward Mãos-de-Tesoura, foi inspirado no sonâmbulo Cesare. 

- Existe um período específico da história do cinema chamado Caligarismo, que logo foi anexado ao Expressionismo.

2 comentários:

  1. Gostaria de ouvir a critica de um dos meu filmes preferidos: A Chave Mestra

    ResponderExcluir
  2. Dizer que não há do que reclamar no filme e depois dar um 9,5 é meio controverso,não acha?

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.