14 de ago de 2011

Dia dos Pais: Os melhores e os piores pais em filmes de terror

Para comemorar o dia dos pais o leitor SIlas Moreira deu uma excelente sugestão ao VA: fazer uma matéria sobre filmes de terror onde os pais são vilões ou heróis da história. Achei uma ótima ideia e então resolvi colocá-la em prática. Espero que curtam a postagem!¹

Importante: Clique nas imagens para acessar o trailer ou a postagem do filme.

Os Piores Pais

Takeo Saeki - Ju-On (2002) e The Grudge (2004)







Takeo Saeki, casado com Kayako Saeki e pai do Toshio Saeki, por ódio e ciúmes assassinou brutalmente a esposa, afogou o filho pequeno na banheira (que nada tinha haver com os problemas do casal) e ainda matou o gato da família. Após isso, se enforcou. Provavelmente o pior pai dessa lista. 



 Jack Torrance - O Iluminado (1981)

Uma infância sofrida, com um pai alcoólatra e violento transformou Torrance em um adulto problemático. Assim como seu pai, Jack também teve problemas com bebidas e após quebrar o braço do filho pequeno em uma de suas eventuais bebedeiras, ele decidiu parar de beber, porém viciou-se em Vicodin (se não me engano)². Durante o inverno ele e a família vão para o Hotel Overlook onde Jack irá trabalhar. Isolados do resto das pessoas, Jack parece estar muito bem com sua esposa Wendy e seu filho Danny, até que os problemas da infância, os vicios e a influência negativa do hotel começam a deixa-lo completamente fora de si. Até que um dia Jack decide matar a própria família. Alguma dúvida de que ele seja um pai terrível?

George Lutz - Horror em Amityville (2005)


Ok que no filme 'Horror em Amityville' George Lutz é o padrasto e não o pai, mas convive com os três filhos da esposa e cuida deles como se fosse o pai biológico. Então de qualquer maneira, ele é o pai. No filme, por influências demoníacas presentes na casa onde a família  recém se mudou, George começa a ficar muito esquisto e agressivo, se tornando uma ameça para a família. Ele é o "menos pior" dos piores, já que estava sobre influências de forças maiores que ele, porém temos de concordar que ele passou um belo de um susto na família.

Os Melhores Pais
 
Roger Cobb - A Casa do Espanto (1986)

No filme House (A Casa do Espanto), o escritor Roger Cobbs passa por diversos problemas pessoais  após o desaparecimento do seu filho Jimmy na casa de sua tia idosa. Separado da esposa e pressionado pelo editor para escrever um novo livro, Roger ainda recebe a notícia do estranho suicídio da tia. Ele acaba herdando a casa dela e percebe que coisas muitos esquisitas ocorrem  por lá, principalmente de noite. Descobrindo forças sobrenaturais na casa e terríveis universos paralelos, Roger também descobre que o filho talvez ainda esteja vivo. A partir daí ele enfrenta verdadeiros pesadelos para tentar ter seu filho de volta.

Robert Thorn - A Profecia (1976)

Um excelente pai e um excelente marido. Mesmo sabendo que Damien não era seu filho biológico, tratou o garotinho com todo o amor do mundo. Depois de descobrir que Damien não era uma criança tão inocente assim, Robert ainda continuou amando o garoto e foi muito difícil pra ele ter que fazer o que ele fez no final do filme.³


Christopher Da Silva - Terror em Silent Hill (2006)


Rose da Silva leva a filha Sharon para a cidade abandonada 'Silent Hill'. Sharon, que é sonâmbula, sempre cita a cidade quando está dormindo e para tentar descobrir porque a filha fala tanto do local, Rose decide levar a garotinha até lá. Com essa atitude, Rose deixa o marido Christopher desesperado, ainda mais depois que ele lê em varios sites que a cidade é perigosa, pois ainda ocorrem incêndios subterrâneos por lá. Para piorar a situação, Rose não consegue mais se comunicar com ele e seu último telefonema para o marido não passou de chiados e breves pedidos de socorro. Christopher fica doido, vai até Silent Hill, lá encontra a polícia e o carro abandonado da esposa, mas nem sinal dela ou da filha. Desesperado, tenta de tudo para encontrá-las e quase vai preso. É um dos melhores pais dessa lista, já que se preocupa muito com a família e não desiste facilmente de encontrar a esposa e a filha.

Bons pais, péssimas escolhas

David Drayton - O Nevoeiro (2007)

David protegeu o filho com unhas e dentes. Enfrentou monstros, brigou com várias pessoas e fez tudo o que podia para manter seu filho seguro. Mas no final das contas, tomou uma péssima decisão...

Louis Creed - O Cemitério Maldito (1989)

Louis Creed é um pai amoroso, responsável e brincalhão. Ama seus dois filhos pequenos, Ellie e Cage Creed, e sua esposa Rachel. Porém um terrível acidente ocorre com seu filho caçula Cage, o que muda totalmente a vida da família. Louis fica arrasado e inconsolável, até que um dia descobre um meio de ter o filho de volta. Só que esse jeito de "recuperar" seu filho trás consequências  muito piores das quais ele jamais poderia imaginar. 

John Coleman - A Orfã (2009)

Detesto esse cara. Idiota e não parece gostar muito da esposa, tanto que mais atrapalha ela do que ajuda. Porém é um bom pai. Com seus dois filhos biológicos, Daniel e Max, John é brincalhão e bravo nas horas certas. Só que ele acaba sendo mais apegado com a filha adotiva, Esther. Trata a garota como uma princesa e faz praticamente todos os gostos dela, contrariando muitas vezes a esposa Kate. Alertado inúmeras vezes por Kate de que havia algo de errado com a menina, John imbecil não deu ouvidos e continuou tratando Esther até melhor que seus próprios filhos. No entanto, essa foi certamente a pior decisão que ele já poderia ter tomado na vida.

O Ausente

Noah - O Chamado (2002)


Noah e Rachel namoraram na juventude e acabaram tendo um filho muito cedo. O casal decidiu se separar e cada um foi para o seu canto. Rachel, uma mulher forte e independente, criou seu filho Aidan sozinha, enquanto Noah, um pouco irresposável e imaturo, foi trabalhar e curtir a vida. A misteriosa fita que mata em sete dias quem assiste seu conteúdo reúne o casal novamante, primeiro para tentar descobrir até onde essa história era verdadeira, depois para  salvar Rachel e por fim para salvar Aidan. Apesar de ausente, nessa hora crucial da vida de Rachel e Aidan, Noah não recusou em ajudar e de fato, ajudou muito! (até porque acabou que ele também estava correndo o risco de morrer em 7 dias =P). 


  • Obs¹: Como sempre digo, não conheço todos os filmes de terror do universo. Então se faltou algum outro papel importante de pai em um filme de terror, faça um comentário nos contado qual era o filme, quem era o pai e se ele era bom ou ruim e porque ele era bom ou ruim, ok? 
  • Obs²: Sobre o Jack Torrance, a maioria das informações que coloquei são do livro e não do filme. E são informações que lembro de cabeça. Como li o livro uns 2 anos atrás, talvez tenha alguma coisa errada. Apenas me avise se tiver algum erro, que irei corrigir. 
  • Obs³: não falei o final do filme pra não dar spoiler, claro. Percebam que filmes como 'Horror em Amityville' e 'A Profecia' tentei falar o mínimo possível. Na verdade todos tentei não deixar muitos detalhes. Creio não ter dado nenhum spoiler terrível, ainda mais que vários filmes dessa lista já são muito conhecidos. Se alguém achar que deixei muitos spoilers é só avisar.

Obrigada SIlas Moreira por ter dado a dica de fazer essa postagem!

Atores e atrizes citados nessa lista: Takashi Matsuyama (Takeo Saeki), Takako Fuji (Kayako Saeki), Yuya Ozeki (Toshio Saeki), Jack Nicholson (Jack Torrance), Shelley Duvall (Wendy Torrance), Danny Lloyd (Danny Torrance), Ryan Reynolds (George Lutz), William Katt (Rogger Cobs), Gregory Peck (Robert Thorn), Sean Bean (Christopher Da Silva), Radha Mitchell (Rose Da Silva ), Jodelle Ferland (Sharon/Alessa), Thomas Jane (David Drayton), Nathan Gamble (Billy Drayton), Dale Midkiff (Louis Creed), Denise Crosby (Rachel Creed), Miko Hughes (Cage Creed), Peter Sarsgaard (John Coleman), Vera Farmiga (Kate Coleman), Jimmy Bennett (Daniel Coleman), Aryana Engineer (Max Coleman), Isabelle Fuhrman (Esther), Martin Henderson (Noah), Naomi Watts (Rachel) e David Dorfman (Aidan).

Um comentário:

  1. Realmente é Takeo é o pior pai de longe! O.o
    Tenho pena dos David Drayton e Louis Creed, eles tentaram da melhor maneira q podiam cuidar de seus filhos... pena q não deu.
    E oq é o George Lutz, hen?! Gatissimo! kkkk ^^

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.