11 de jul de 2011

Eraserhead

Título: Eraserhead
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 89 min
Ano de Lançamento: 1977
Estúdio/Distrib.: Libra Films
Direção: David Lynch 

Elenco: Jack Nance (Henry Spencer); Charlotte Stewart (Mary X); Allan Joseph (Sr. X); Jeanne Bates (Srª. X); Judith Roberts (A Bela Moça do outro lado do corredor); Laurel Near (A Dama do radiador). [+]

Sinopse: Henry Spencer (Jack Nance) é um reservado operário de uma fábrica que se vê obrigado a casar com Mary X, uma antiga namorada que se diz grávida dele. O bebê nasce uma aberração, que faz com que Mary abandone Henry para ele cuidar da 'criatura' sozinho.

Vai Lendo!


Eraserhead é um filme surrealista, repleto de críticas sociais e simbologia. É um filme fantástico e, ao mesmo tempo, perturbador. Seu visual, sua história, é uma caricatura singular e exagerada da sociedade, apesar de o filme ser do final da década de 70, suas críticas continuam, ainda, a refletir a nossa realidade. Sua trama é bem elaborada, seus personagens perturbados e perturbadores.

“Cara, esse filme é mó viagem.”
Claro que estamos falando de um filme hiper Cult, e com a absoluta certeza, não é de agradar muitos, principalmente por se tratar de um terror diferente. Não digo que seja necessário ser inteligente ou culto para apreciar o filme, mas sim que Eraserhead é um filme alternativo, e como todo alternativo, tende a não ser um sucesso popular.


Sim, isso é um bebê, mas não o do ET.
 Como já foi dito anteriormente, o filme é surrealista, aliás, é extremamente surreal. Há a sequência de início, meio e fim, e os fatos tem grande importância, mas os deslocamentos de ideias e o desenrolar da história são singulares. É fácil perder a linha de raciocínio do filme, sendo necessário assisti-lo mais de uma vez para ter total entendimento.

Você já viu um frango à passarinho mal passado?
Existem, ao longo da trama, cenas bastante exageradas e apelativas, entretanto, essa é a intenção do roteirista e diretor David Lynch, provocar um choque. De acordo com ele, Eraserhead é um “sonho de coisas escuras e perturbadoras” e, ao mesmo tempo, um “filme espiritual”. Por essas razões, vários críticos não sabiam como se colocar, sendo considerado “culturalmente, historicamente e esteticamente significativo”.

Nota (0-10): 9

Trailer

4 comentários:

  1. Parece ser mto bom (e bizarro)! Vou ver se assisto... ainda mais por causa do diretor, o David Lynch, que é um do criadores do Twin Peaks (q é excelente!).

    ResponderExcluir
  2. Esse cara parece o kramer do Seinfield vou assistir despertou interesse aki ;)

    ResponderExcluir
  3. David Lynch Rules.
    Recentemente(em 2006 se nao me engano)para promover seu novo filme inland empire,Lynch foi as ruas acompanhado de nada mais nada menos do que uma "vaca".
    Diz-se que quando uma mulher perguntou se podia fazer carinho na vaca Lynch respondeu:- Não,ela está trabalhando"
    hahahaha,o cara é demais.

    ResponderExcluir
  4. Jesus da bicicletinha, oq foi esse bb?! O.o
    Sabia mais ou menos da historia do filme mas nunca tinha visto fotos. Fiquei interessada... Quero ver! *-*

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.