30 de jul de 2011

Calma aí, não aconteceu de verdade!

Esses dias no facebook uma pessoa afirmou que a história do 'Massacre da Serra Elétrica' é real e que o assassino 'Leatherface', com motosserra e tudo mais, existiu de verdade e nunca foi encontrado. Isso me fez perceber que muita gente ainda acredita nesses filmes, mesmo hoje com as inúmeras informações encontradas pela internet de maneira fácil e rápida. Também já me falaram que o filme 'Atividade Paranormal' é real e muitos até hoje ficam na dúvida se o 'A Bruxa de Blair' é uma filmagem verdadeira ou apenas encenação.

Para tirar as dúvidas de muitos, resolvi fazer essa postagem. E comecemos pelo mais polêmico:

A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project)

Assisti esse filme em 2000 e na época lembro de todos ficarem intrigados, questionando se a filmagem era verdadeira mesmo ou não. Como aqui no Brasil poucos tinham acesso a internet e mesmo os que tinham não achavam informações tão facilmente (a coisa não era tão prática como hoje), muita gente permanecia na dúvida. Tudo bem na época as pessoas acreditarem, mas hoje já é meio absurdo. Só pesquisar o nome do filme no Google e os primeiros resultados que aparecem são sobre a verdadeira história do filme.

Não, a história do filme não é real. Aquela filmagem não é verdadeira. Os personagens do filme são todos atores que ainda tiveram seus próprios nomes utilizados para seus personagens. A lenda da Bruxa de Blair foi feita pelos criadores do filme (semelhante ao que aconteceu com o 'Contatos de 4° Grau', que teve várias falsas informações divulgadas na internet para aqueles que resolvessem procurar a veracidade da história). O máximo de real que teve nesse filme foi o medo dos atores: durante a noite a produção fazia ruídos, gritava, colocavam objetos de bruxaria perto da barraca dos três atores, faziam de tudo para que os três ficassem verdadeiramente apavorados. 


O Massacre da Serra Elétrica 
(The Texas Chainsaw Massacre)

Tanto a versão original de 1974, como as versões de 2003 e 2006 foram apenas baseadas em fatos reais. O filme não é um documentário ou uma simulação de algo que realmente aconteceu. A história e principalmente o assassino 'Leatherface' foram inspirados em Edward Theodore Gein (mais conhecido como 'Ed Gein'), um famoso assassino e ladrão de cadáveres dos anos 50. Gein exumava corpos dos cemitérios locais e utilizava peles, ossos e órgãos humanos como parte da decoração de sua casa. Ele confessou ter assassinado apenas duas mulheres, o que não o encaixa na definição de um Serial Killer e matou suas vítimas com uma arma, e não uma motosserra. A história dele também serviu de inspiração para assassinos de outros filmes, como 'Psicose' e 'O Silêncio dos Inocentes'.

Então não, não existiu um doido mascarado que assassinava jovens num matadouro no Texas. Não houveram notícias em jornais americanos sobre um tal de Leatherface e sua família canibal. As filmagens em preto e branco que aparecem no início do filme na versão de 2003 não são reais, os policiais são todos atores. Como li por aí na net, o máximo que tem de verdadeiro no filme é que existe o Texas e motosserras são vendidas lá.



Atividade Paranormal (Paranormal Activity)

Entendo perfeitamente o fato das pessoas acreditarem lá nos anos 70 que o massacre da motosserra no Texas realmente tinha acontecido. É aceitável em 2000 muitos terem acreditado também que a 'Bruxa de Blair' era real. Agora em 2009/2010 gente achando que o filme 'Atividade Paranormal' é real, que as filmagens do casal são verdadeiras, aí já não é compreensível. Na verdade chega a ser ridículo. Com todas as fontes de informações que temos hoje (que não são poucas), muitos nem se deram ao trabalho de pesquisar se a história era verdadeira ou não! Isso aí já é um mix de ignorância com preguiça. Se você sabe mexer num computador, sabe acessar a internet, sabe pesquisar sobre "as piadas mais engraçadas da net LOL" e "dorgas manolo IRIARIA", não é possível que não saiba procurar sobre um filme! (oh wait, vendo por esse lado talvez seja possível...)

Enfim, estou tentando dizer que quase todo mundo sabe mexer na internet, e nela mesma você pode facilmente descobrir toda a história de praticamente qualquer filme. Entra na net só pra mexer no Orkut e MSN? Não seja por isso. Lá no orkut, ao invés de ficar entrando em comunidades bobas só pra se auto-afirmar, que tal ir na comunidade do filme em questão e ver o que o povo discute por lá? É perigo (serio, perigoso mesmo) você descobrir muita coisa sobre aquele filme!¹

A única coisa de paranormal relacionada ao 'Paranormal Activity' foi de onde surgiu a ideia do diretor para fazer o filme: o diretor Oren Peli teve a ideia a partir de uma experiência pessoal. Um dia ele estava dormindo quando, repentinamente, uma caixa de detergente caiu da prateleira de seu armário (sim, uma caixa de detergente originou esse filme. HÁ!)². Nada daquilo aconteceu, são todos atores,  as coisas bizarras que acontecem são efeitos especiais, ninguém morreu, cachorro não planou e nem bebês saíram voando (bom, talvez sim né, mas com umas cordinhas presas nas costas...). 




OBS¹: Não quis ofender ninguém com essa parte da postagem, apenas espero que algumas pessoas "acordem" e parem de ficar perguntando para todos coisas que elas mesmas poderiam descobrir num simples, rápido e eficaz clique.

OBS²: Sobre de onde veio a inspiração do diretor para fazer o AP foi algo que vi nas curiosidades do site 'Adoro Cinema'.  Também li por aí que ele tem muito medo desde pequeno de coisas sobrenaturais e fazer o filme foi uma maneira de levar isso para um lado positivo.

Agora, se você acredita que 'REC' ou 'Cloverfield' é real, por favor, saia do blog e não precisa voltar.

12 comentários:

  1. Eu não acredito que nenhum desses filmes seja real.
    mas acredito que o exterminador do futuro vai ser.
    e ou mad max tbm.
    Brinks!!

    Otimo post.

    ResponderExcluir
  2. Amei o blog, simplesmente sensacional *-*
    Continue assim, visitarei sempre.
    Sinceramente, essa história de 'baseado em fatos reais', só servem pra deixar as pessoas mais intrigadas*
    Uma boa semana, te sigo.
    Kisses&Kisses
    Be Fontana*

    ResponderExcluir
  3. Meu mundo caiu! Jurava que o Massacre da Serra Elétrica tinha alguma coisa de real, haha. Vi o primeiro quando era criança, nos anos 90, e fiquei facinada com um assassino que fazia mascaras com pele humana. Adorei a parte final "o máximo que tem de verdadeiro no filme é que existe o Texas e motosserras são vendidas lá." HAHAHA, genial!

    Muito bom o post! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, bem divertido :D Acho interessante filmes baseados em fatos reais, muitas vezes saem cada coisa mais nada a ver com a história real. E pesquisar a respeito acaba sendo tão ou até mais divertido que os próprios filmes.

    ResponderExcluir
  5. O que eu acho mais bobo é que, se aquelas filmagens, de Bruxa de Blair por exemplo, não fossem atuação, por que raios passariam no cinema?

    ResponderExcluir
  6. hehehe

    Ri bastante da colocação "o máximo que tem de verdadeiro no filme é que existe o Texas e motosserras são vendidas lá"
    Já havia pensado em usar essa mesma frase em um especial que eu ia fazer, mas acabei desistindo..rsrs
    (quem sabe futuramente).

    Mas a coisa que confunde a cabeça das pessoas é que de fato existiu um serial-killer chamado Ed Gein, que usava a pele de suas vítimas para fazer modelitos, e Tobe Hoper meio que se inspirou nesse cara na criação do Leatherface. Mas foi só uma inspiração nesse fato para a criação da máscara e tal.

    Ed Gein também foi inspiração para o serial-killer Buffalo Bill de o Silêncio dos Inocentes, livro de autoria de Thomas Harris.
    Mas inspiração e fatos reais tem uma graaaande distância mesmo.

    Algo semelhante acontecia com O Exorcista, o autor do livro (William Peter Blatty) leu uma reportagem em um jornal, sobre um suposto caso de um menino que havia sido exorcisado, se inspirou e escreveu o livro, e que posteriormente virou filme. Já ouvi gente dizendo que o filme era baseado em fatos reais e blablabla.

    Também não duvido que toda aquela história dos acidentes no set de filmagem e tal não foram coisa pra promover o filme na época do lançamento.
    Existe um episódio do seriado Supernatural que os irmãos vão investigar uma morte em um estudio de Hollywood, só que eles descobrem que o cara que "morreu" era um ator contrado pelo proprio estúdio e tava vivinho da silva.

    A verdade é que o ser-humano é muito sugestionável e executivos sem escrupulos sem valem disso para trabalhar sua publicidade.

    No mais está de parabéns, é um assunto que acredito que deve ser sempre abordado e você fez de uma maneira muito boa Ninne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acabei de assistir o filme e corri pra net pra saber se a história existiu.
      Gostei do blog é sensacional!!!!!!!!!!
      D+

      Excluir
  7. O leatherface se não me engano é Baseado no Ed Gein ..

    ResponderExcluir
  8. mas qual eo nome dos personaguens do filme atividade paranormal 1?

    ResponderExcluir
  9. mas qual é o nome dos atores do filme atividade paranormal1? não acho em nenhum lugar

    ResponderExcluir
  10. "o máximo que tem de verdadeiro no filme é que existe o Texas e motosserras são vendidas lá", eu ri.

    Você falou bem, apesar do filme ter no titulo serra elétrica, o brinquedinho do assassino na verdade é uma motosserra.

    ResponderExcluir
  11. para saber mais sobre O Massacre da Serra Elétrica veja o documentário real:

    http://www.youtube.com/watch?v=5Q6mq59EL2k

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.