8 de jun de 2011

Ilha do Medo (Shutter Island)

Título no Brasil: Ilha do Medo
Título Original: Shutter Island
País de Origem: EUA
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 138 min.
Ano de Lançamento: 2010
Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures
Direção: Martin Scorsese 

Elenco: Leonardo DiCaprio (Teddy Daniels); Ben Kingsley (Dr John Cawley); Mark Ruffalo (Chuck Aule); Ted Levine (Warden). [+]

Sinopse: Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e antiéticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.

Vai Lendo!


Se pudesse descrever esse filme inteiro com uma palavra, com certeza seria com “genial” ou “brilhante”. Ilha do Medo trás novamente o antigo estilo de suspense (inteligente, enigmático, envolvente e tenso), fazia um bom tempo em que um filme desse gênero não me prendia tanta a atenção. A trama não precisa de monstros, nem de fantasmas, entre outros, para ser perturbador.


“Loucura, loucura, loucura minha gente.”

O fato de se tratar de uma série de mistérios ocorrendo dentro de uma prisão-hospício, em plena Guerra Fria, já é o suficiente para tornar o filme interessante. As atuações são excepcionais! O Leonardo DiCaprio (que eu normalmente o considero um ator regular) está incrível, aliás, o elenco é muito bom. O filme conta com alucinações, conspirações, enigmas, mas tudo sem o clichê de perseguição e violência excessiva.


Nada é o que parece ser.
O filme é totalmente imprevisível, possibilitando, até, uma segunda interpretação do seu final. É o típico filme em que você não vê o tempo passar, toda a trama é bem elaborada, não há nada que assuste muito, mas isso não signifique que você não fique com o coração a mil. Nada é o que parece, todos estão envolvidos e presos à cadeia de acontecimentos que vão ocorrendo em toda a história. O final é fantástico, e até lá você já estará com a falsa impressão de que já entendeu tudo ou confuso.

Mais do que um suspense, um terror psicológico.

É totalmente impossível não ficar envolvido nesse filme. Ilha do Medo pode até ser julgado como suspense, mas na minha percepção, é um mega hiper super filme de terror psicológico (terror psicológico, hospício... trocadilho ridículo acidental). Quanto mais você tenta decifrar os mistérios da ilha, mas confuso você fica, tipo Lost. Reforço em dizer que esse filme é espetacular, vale apena o preço do aluguel da locadora, da entrada do cinema, do Dvd/Blu-ray, da conta da TV por assinatura, da espera do download... Não importa como você chega a esse filme, ele vale cada segundo.


Nota (0-10): 10 (sem dúvida, um dos melhores filmes de suspense desde Seven e O Silêncio dos Inocêntes).

Trailer

Curiosidades

- O filme é baseado em um livro chamado “Paciente 67”, do consagrado autor Dennis Lehane. 

- O filme era para ser lançado em 2009, mas a Paramount decidiu adiá-lo para 2010. 

- Ilha do Medo foi o filme mais rentável já produzido por Scorsese, arrecadando, mundialmente,  estimadamente 294.803.014 dólares. 

- Apesar de ser um suspense, o filme faz referências ao gênero Noir, que podem ser interpretadas como homenagens ao diretor Alfred Hitchcock (o primeiro a misturar os gêneros suspense/terror e Noir).

4 comentários:

  1. Eu simplesmente adorei o filme. Ótimo enredo, muito bem bolado e as cenas de suspense são impressionantes. O que mais me chamou a atenção foi o final que acontece toda aquela reviravolta e aí todo filme começa a fazer mais sentido e fica ainda mais interessante. E concordo com você DiMarte, ficou meio Lost. kkkkk...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Concordo com tudo o que você escreveu. O filme é realmente brilhante.

    ResponderExcluir
  3. O filme é Genial...assisti várias vezes e mesmo sabendo o final eu me envolvo com o filme todas as vezes que assisto sahusahusas'

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é genial, eu vi no cinema e fiquei de cara com a cena que a mulher queima nos braços do detetive. Cena que vi tempos dpois em Harry Potter final. só que em 3D

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.