4 de jun de 2011

Darkman – A Vingança Sem Rosto (Darkman)

Título no Brasil: Darkman – A Vingança Sem Rosto
Título Original: Darkman
País de Origem: EUA
Gênero: Terror/Ação
Tempo de Duração: 95 min.
Ano de Lançamento: 1990
Estúdio/Distrib.: Universal Pictures
Direção: Sam Raimi 

Elenco: Liam Neeson (Peyton Westlake / Darkman); Frances McDormand (Julie Hastings); Ted Raimi (Rick); Colin Friels (Louis Strack Jr.); Larry Drake (Robert G. Durant); Nelson Mashita (Yakitito). [+]

Sinopse: Peyton Westlake (Liam Neeson) é um cientista que descobriu recentemente uma pele sintética. Peytoné atacado por uma quadrilha e dado como morto, mas ele sobrevive e graças ao seu invento pode se vingar, pois pode ter qualquer rosto. Mas há um problema: a pele sintética só dura 99 minutos quando é exposta à luz.

Vai Lendo!

Darkman é um filme singular, pois é difícil de classificá-lo em um gênero em específico, pois o filme abrange características de terror, suspense, policial, aventura e ação. Alguns o julgam mais como um filme de ação do que terror, outros consideram Darkman mais como um terror com a adrenalina de ação. Eu estou mais para a segunda opção, já que ninguém questionou quando classificaram O Vingador Tóxico como terror/ação.

Darkman, um filme difícil de classificar.
A história não é só dirigida, mas também escrita pelo próprio Sam Raimi (de The Evil Dead, Spider-Man e Drag Me to Hell). A principio, Raimi queria dirigir o filme do Batman ou do Sombra, mas com o pedido negado, ele decidiu criar seu próprio super-herói, agregando a ele os diversos gêneros já listados anteriormente. Sinceramente, como fã de histórias de anti-heróis, eu achei o filme muito criativo, pois o personagem é mentalmente perturbado, agressivo, pode se passar por qualquer um e tem um visual bem estiloso (sim, eu devo ser doente).

Liam Neeson - sorrindo como sempre.

A história é bem contada, tem alguns clichês, mas é razoável. Apesar de ter um bom elenco, o filme é série B, e só fiquei sabendo de sua existência no submundo das feiras nerds. Se tivesse tido um orçamento melhor, com certeza teria sido um senhor filme, mas como isso não aconteceu, é um filme divertido, para se ver no máximo três vezes antes de se enjoar. Depois de um ano ou dois, o filme poderá entreter novamente. Além disso, Darkman ainda possuí mais duas continuações, formando uma trilogia.


Em 99 minutos a pele dele começará a sumir.

Tenho absoluta certeza que alguns fãs de filmes de terror irão questionar (e me boicotar) por ter exposto Darkman como pertencente ao gênero. O filme não trás muitos sustos, e às vezes uma leve tensão (como ver o pobre Liam Neeson tendo a pele queimada após 99 minutos no meio da multidão), mas é inegável que há característica de terror no filme. A meu ver é um filme com uma proposta espetacular, mas bem mediano.

Nota (0-10): 4,5

Trailer

2 comentários:

  1. Eu assisti todos os três filmes em algum Corujão da vida, de madrugada na TV; pra mim ele era só um super-herói diferente, mas nunca encarei como filme de terror. MMas concordo que, ainda assim, vários elementos dele o permitem encaixá-lo na categoria, por mais que susto mesmo não tenha muito.

    Vale a pena ver! \o/

    ResponderExcluir
  2. outro classicão das tardes de "cinema em casa" no SBT hheheh

    muito bom esse filme!!!

    http://midiadomedo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.