27 de jun de 2011

5 Filmes de terror asiáticos para assistir (e mais outros para você conhecer!)

Quase sempre recebo emails de alguns leitores pedindo recomendações de filmes. Pedem filmes asiáticos, de suspense, de psicopatas e por aí vai. Bom, então para ajudar quem quer conhecer novos filmes resolvi fazer este Top 5.

Diferente dos Top 5 anteriores, além de fazer uma lista com 5 filmes neste também recomendarei outros filmes no final da postagem. Os cinco que indicarei são filmes que assisti e são clássicos que todo fã do terror/suspense asiático deve assistir. Os outros apenas deixarei a capa que ao clicar a página será direcionada para o trailer do filme ou a postagem dele aqui no VA (caso houver uma). Não estou dizendo que estes outros filmes não sejam tão bons quanto os cinco escolhidos, mas eu precisava escolher cinco e decidi por aqueles que são mais conhecidos e até chamados de clássicos dos filmes de terror orientais.

Hoje será de filmes asiáticos, mas de mês em mês pretendo fazer outras listas como esta aqui no blog para que vocês sempre tenham dicas de filmes para assistir. Espero que gostem!



1. Ringu


A versão original japonesa do filme O Chamado (The Ring), Ringu (1998) é um dos clássicos do terror asiático, um filme que inspirou muitos outros filmes. Assustador e diferente, impressionou até nós ocidentais. Pra quem é fã de filmes orientais, este é indispensável. Pretendo em breve escrever sobre ele aqui no VA, enquanto isso clique aqui e confira a crítica da versão americana, O Chamado.

2. Honogurai mizu no soko kara 


Mãe e filha mudam para um novo condomínio e coisas estranhas começam acontecer quando uma estranha goteira aparece no teto do apartamento. Dark Water (2002) lembra um pouco o Ringu em alguns detalhes, mas a história (que não envolve fitas de vídeo e nem televisão) é diferente. Confesso que gostei mais desse filme do que do Ringu. Achei Dark Water mais assustador e envolvente. Quer um bom filme de terror asiático para assistir? Este é o filme. Dark Water também tem um remake norte-americano, para conferir o trailer do remake clique aqui.

3. Ju-On 


Ju-On (2002) também pode ser chamado de um dos clássicos do terror asiático e provavelmente é um dos mais famosos desta lista, ele e o Espíritos: A Morte Esta ao Seu Lado são até que bem conhecidos aqui no ocidente (se comparamos com outros filmes asiáticos). Não é muito assustador e nem possui lá uma grande produção, mas é um ótimo filme, muito interessante. Como provavelmente vocês já sabem, O Grito (The Grudge) com Bill Pullman e Sarah Michelle Gellar é o remake norte-americano desse filme. Para conferir a postagem do Ju-On clique aqui e para conferir a do O Grito clique aqui.

4. Gwoemul


Avô, filho e neta vivem num trailer na beira do rio Han quando um horrível monstro surge no rio e muda completamente a vida dessa família. O Hospedeiro (2006) ganhou diversos prêmios do cinema asiático e ainda está no livro 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer. É um filme espetacular! Super bem produzido, com excelentes atuações e uma história incrível. Quando for assistir tenha em mente que é diferente dos filmes americanos ou japoneses, pois afinal das contas, se trata de um filme sul coreano. Você vai perceber que os coreanos são bem dramáticos, mas que a produção do filme e as atuações são impecáveis. É sem dúvidas um filme para se ver antes de morrer. Para conferir a postagem desse filme, clique aqui (é o único filme dos cinco escolhidos que ainda não possui um remake).

5. Janghwa, Hongryeon

O trailer passa uma ideia errada desse filme. A Tale Of Two Sisters é um ótimo suspense, e não um "terrozão".

Duas irmãs voltam para casa após passarem um tempo num hospital psiquiátrico, porém a volta delas parece não ter agradado muito a madrasta. Nunca perco a oportunidade de citar esse filme aqui no VA. Faço isso porque é de fato um excelente filme! Já cansei de dizer o tanto que a A Tale Of Two Sisters (2003) é maravilhoso, então se quiser saber mais sobre ele veja este Top 5 e clique aqui para acessar a postagem do filme. Apenas assista, e não irá se arrepender. Infelizmente fizeram um remake dele, a porcaria do O Mistério das Duas Irmãs (2009), clique aqui para ver o post do remake.


Conheça também outros filmes asiáticos:
Clique nas capas para ver o trailer ou a postagem.

     

     

     

     

     

     
     

      
  Obs: não assisti todos estes filmes, vários coloquei aqui porque foram recomendados por outras pessoas ou porque li boas críticas a respeito.

Infelizmente a maioria dos trailers não possuem legendas em português. Se você interessou por algum dos filmes e quiser saber mais informações, procure no IMDb. Como a maioria é muito difícil de encontrar para alugar ou comprar aqui no Brasil, recomendo os sites Asian Space ou o Japanese Horror Films para quem quiser baixar.

Agradeço o nosso fiel leitor Gabriel que sempre está aqui no VA fazendo ótimos comentários e indicando vários filmes interessantes. Dos filmes acima o Gabriel havia indicado: Haunted Changi, Deserted House, Noroi: The Curse, Bedeville e Red Shoes. Muito obrigada Gabriel!


12 comentários:

  1. Dos 5, o único q ainda não vi foi "A Tale of Two Sisters", só vi o remake fraquinho mesmo, infelizmente, pq a história é boa e, se foi executada direito, deve ser um filmaço.
    Desses de baixo, já vi "Battle Royale" (adoro *-*), "Infection", "Suicide Club", "Espíritos - A Morte está ao seu Lado", "Espíritos 2" (eu sei q um não é sequência do outro :P), "The Eye" e "Premonition". Tem vários nessa lista de baixo q eu quero muito ver, principalmente "One Missed Call", "I Saw the Devil", "Sede de Sangue" (Chan-wook Park *-*), "Kairo" (o remake é MEDONHO de chato, espero q o original seja melhor...) e "Audition".
    Também recomendo "Três... Extremos" e o episódio do Takashi Miike em "Masters of Horror", "Imprint". E, claro, não é terror, mas é muito boa, a "Trilogia da Vingança", do Chan-wook Park.
    E tem um q eu tb quero muito ver q é o "Vampire Girl vs. Frankenstein Girl" q parece a coisa mais absurda da Terra xD
    Bah, chega, já falei demais haha

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por ter me mencionado! Agradeco muito por vc ter se lembrado d mim na hora d fazer esta postagem. Mesmo sendo um top 5 apenas, vc escreveu muito bem oq pensa de cada um deles.

    A unica coisa q eu criticaria e' q os 5 filmes escolhidos por vc ja foram muito comentados neste blog. Praticamente tds os leitores fieis ja conhecem ou ouviram falar deles, ai meio q deixa aquilo d "Ah, estes ai de novo?", mas td bem. Dos filmes da lista,quais deles vc ja conseguiu assistir mas nao escreveu nada sobre no blog? Mesmo nao sendo tao conhecidos, acho q valeria a pena fazer ao menos uma dica a eles.

    Como recomendar filme d terror asiatico aqui ja virou rotina, desta vez recomendarei um filme oriental que nao e' de terror,mas q e' fantastico. E ele e' Mother-a Busca pela Verdade, do mesmo diretor d O Hospedeiro. E' um thriller/drama sobre uma mae q tem o filho preso e tenta provar sua inocencia. Parece cliche, mas juro q nao e' nada disso. Felizmente, este filme chegou ao Brasil em DVD e esta disponivel em tdas as locadoras grandes ou q possuem uma boa area d filmes estrangeiros. Vale muito a pena, tenho o DVD em casa e nao me arrependo. Nota 1000 pra ele!!

    Por falar nisto, assisti I Saw The Devil, q esta na lista e ja foi recomendado aqui. E' do mesmo diretor d a tale of two sisters,mas... nao parece. sinceramente,nao gostei. Direcao,atores e cenas violentas excelentes, mesmo q exageradas ao extremo. Mas.. faltava alguma coisa. Parece q o Kim infelizmente se deixou levar pelo comercialismo americano e fez um filme com pouca historia, varios furos no roteiro e tanto sangue q chega a dar nojo,ao inves d aumentar o suspense. Tem cenas d estupro, violencia pesada e sadismo,e a mensagem do filme e' boa mas ja foi usada varias vezes, alem de ser simples. Sinceramente,nao valeu a pena. Nem parece q foi o mesmo cara por tras da obra prima q e' ATOTS.
    (Recomendo Bedevilled mesmo assim, gostei mais do q I saw the devil e achei bem mais emocionante. Confesso q chorei no final).

    Enfim,e' isso. parabens pelo blog, as postagens ficaram mais frequentes e esta melhor a cada dia!!

    ResponderExcluir
  3. òtimo post mesmo!!! mas axo que faltaram filmes cruciais que não chegam a ser de terror, mas são obras primas do cinema oriental como Ichi the killer e dead or live.
    E pra quem gosta de cinema extremo uma boa dica é Guinea Pig Devils experiment e Grotesque.
    esses 2 são tensos pra caralho!!

    Leonardeo Kenedy- The Horror Show

    ResponderExcluir
  4. Marcela G.

    Meu preferido da lista é o A Tale of Two Sisters vale assistir. xD

    dos filmes de baixo vi alguns: Nightmare Detective, Yogen (Premonition), Suicide Club, Red Shoes, Shutter, Faet/Alone, The Eye 1 e 2, Assombração e Death Bell. Destes recomendo o The Eye, Red Shoes, Shutter e Assombração (Re-Cycle). Tbm quero mto assistir estes q vc ñ viu ainda huahua

    Mto obrigada pelas recomendações!

    ResponderExcluir
  5. Gabriel

    De nada e mto obrigada!

    Então, tbm fiquei com essa impressão, legal vc ter reparado isso. Tbm achei repetitivo, mas acho q é necessário. O VA é um blog pequeno, mta gente q acompanha o blog agora provavelmente ñ acompanhava até uns tempinhos atrás, aí pra essas pessoas a postagem ñ fica mto repetitiva.Fora q pelo menos Ringu e Ju-On tinham q estar nessa lista...pq são clássicos msm... Mas entendi perfeitamente o q vc quis dizer. Tenho q escrever sobre o The Eye 2, Assombração, Red Shoes, Faet/Alone e Yogen. Só q Red Shoes quero assistir novamente, pra ñ dizer bobeiras. Yogen, The Eye 2 e Assombração lembro pouco, então precisarei no minimo de ler um pouco sobre cada filme para tentar lembrar...ainda + do Assombração, q é ótimo! Sobra o Alone, q pretendo postar algo ainda esse ano... o Battle Royale assisti metade, qdo eu assistir tdo comento sobre ele aqui no blog. Acontece q primeiro sou meio complicada pra essas coisas, gosto de entender bem o filme antes de postar, pra ñ falar coisas erradas. E segundo q no Brasil é difícil achar esses filmes asiáticos pra alugar ou comprar, aí sobra baixar na net... Porém minha net é bem lenta, aí complica tdo hsuahsu Mas ainda espero falar d mtos outros filmes asiáticos por aqui.

    Obrigada pelas novas recomendações, como percebeu, anoto todos os filmes recomendados e espero ver todos um dia (o mais breve possível).

    I Saw The Devil ñ vi ainda, vc me desanimou bastante! hsuahsuahs Agora quero assistir, já q vc detestou e o João do Caminhão adorou.

    Obrigada! O VA anda movimentado graças ao DiMarte xD

    ResponderExcluir
  6. equipe HS

    Obrigada! Sei q faltaram vários filmes, mas ñ dava pra colocar todos =/ Alguns tbm esqueci de colocar e outros eu nem conhecia direito... então obrigada por me falar desses filmes! O Ichi the killer eu ia coloca, mas vi que ñ era terror nem suspense, aí resolvi deixar de fora (e aposto q se eu colocasse ia vir gente reclamar q ñ é terror e ñ deveria estar na lista...-.-' huahua).

    Obrigada pelas recomendações!

    Agradeço a todos pelos comentários!

    ResponderExcluir
  7. Ninne.

    Pois e'. Eu tenho a sorte de ter uma memoria praticamente fotografica pra filmes, especialmente se eles forem asiaticos. Eu lembro d dialogos,cenas, angulos d camera direitinhos, mesmo so vendo o filme faz pouco tempo. Pena q esta minha memoria nao e' a mesma para as coisas importantes do dia a dia hehe.

    Pra ver estes filmes de novo, acho melhor vc ve-los pelo youtube ao inves d baixar ou aluga-los novamente. Eu revejo filmes pelo youtube, pra me lembrar deles melhor (ja vi a tale of two sisters umas 7 vzs la lol). Acho q c vc fizesse isso as postagens viriam mais rapido.

    Ah,e lembra das nossas brigas d a tale of two sisters vs the red shoes? Passei pro seu lado agora lol. Eu revi Sapatos Vermelhos recentemente e percebi q realmente nao tem nada d excepcional. As cenas d sustos e os atores sao boas, mas a historia e' muito confusa (e nao d uma forma coerente,e' confusa mesmo), o final e' previsivel e varias conversas sao sem sentido mesmo (tenho varias teorias pra elas, mas o filme nao oferece nenhuma pista mais plausivel). Eu acho oq o diretor quis foi copiar ATOTS mas nao ficou bom. Pelo menos nao tem excesso d drama como quase tds os filmes coreanos.
    Por falar no youtube, o Noroi:The Curse esta la,tdas as partes dele (foi la q eu vi,e acredite, isso NAO FEZ o filme ficar pior). Acho uma boa ideia vc assistir esta obra prima la al inves d baixar com uma net lerda lol.

    ResponderExcluir
  8. Ui já vi muitos desses filmes: Ringu, Ju-on, gwoemul, dark water, one missed call, I saw the devil, shutter, bedevilled, noroi, audição... MAs acho que falta ai o "Kairo" - pulse, também do J-horror. Há um filme muito bom que podiam ver que é o "The Maid" de Singapura e as anotologias de horror Phobia e Phobia 2. Boa lista!

    ResponderExcluir
  9. Olá Ninne, gostaria de agradecer pelas dicas e parabenizá-la (e td equipe do VA) pelo blog.
    Assisti a tds os filmes indicados no top 5 e agora estou assistindo aos outros. Gostei de tds que assisti, com exceção de Suicide Club, achei chato e confuso ( e não aceito o argumento de que é um filme p/ inteligentes e que deve-se considerar a cultura japonesa para julgá-lo visto que A Tale Of Two Sister invalida esses questionamentos: a estória não é simples e ainda assim é um ótimo filme!).
    Já assisti: RINGU, JU-ON, DARK WATER, THE EYE, A TALE OF TWO SISTERS, GWOEMUL, SHUTTER, ESPIRITOS 2, JU-ON 2 e SUICID CLUB.
    PS: Gostei bastante tb do BEDEVILLED indicado pelo Gabriel. VLW ;)

    ResponderExcluir
  10. Preciso saber o nome desses filmes em portgues pra baixar, alguém me ajuda ?

    ResponderExcluir
  11. será que me poderiam dizer outros sites para download destes filmes pk eles fecharam e eram esses que usava para download de filmes de terror asiáticos ?????????????

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.