21 de abr de 2011

A Profecia (The Omen)

Título no Brasil: A Profecia
Título Original: The Omen
País de Origem: Inglaterra / EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 111 minutos
Ano de Lançamento: 1976
Estúdio/Distrib.: Fox Filmes
Direção: Richard Donner

Elenco: Gregory Peck (Robert Thorn), Lee Remick (Katherine Thorn), David Warner (Jennings), Billie Whitelaw (Sra. Baylock), Harvey Stephens (Damien), Patrick Troughton (Padre Brennan), Martin Benson (Padre Spiletto), Robert Rietty (Monge) e Tommy Duggan (Padre).

Sinopse: Diplomata preocupado em não chocar a esposa em virtude da morte do seu filho ao nascer lhe oculta o fato e adota um recém-nascido de origem desconhecida, sem saber que a criança era o AntiCristo em pessoa.

Vai Lendo!



No início dos anos 70 um filme de terror chamou atenção de todo o mundo. Não estava lá para conferir o sucesso dele na época, já que eu nasceria apenas uns 18 anos após seu lançamento. =P Mas até hoje ele é conhecido como um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. É um clássico do terror, muito impressionante e tal. Todo mundo conhece, até uma criança de 10 anos já viu pelo menos alguma vez na vida a foto da menina encapetada (graças aos irmãos ou pais que querem dar um sustinho básico nos filhos só pra gravar e colocar no youtube...). Sim, é claro, estou falando do O Exorcista, produzido em 1973 e lançado em 1974 na maioria dos paises. O Exorcista foi, é e talvez sempre será um sucesso do terror. Até quem não gosta nenhum pouco de terror já ouviu falar desse filme.  Mas outro filme de terror muito bom também foi lançado nos anos 70, com quase o mesmo tema do O Exorcista. Um filme excelente que também envolve igreja, bíblia, padres, demônios e criança demôniaca.

Damien

A Profecia (The Omen) lançado em 1976 também é muito famoso, não tanto quanto O Exorcista, mas fez sucesso. De fato The Omen é mais leve e não tem muito terror comparado ao clássico de 73. No entanto é um ótimo filme, muito bem dirigido e produzido. Na verdade, gosto mais dele do que O Exorcista prontofalei. Sei que de certa maneira são filmes com propostas diferentes e compará-los talvez não daria muito certo, mas como disse mais acima, os dois envolvem assuntos bem parecidos e entre os dois achei The Omen mais interessante.


Desde o início The Omen já prende atenção com a cena no hospital onde o promissor político Robert Thorn (Gregory Peck) decide não contar para a sua esposa Katherine Thorn (Lee Remick) que o bebê que ela deu a luz nasceu morto. Num acordo com um padre do hospital ele fica com um outro bebê nascido quase na mesma hora em que seu filho, este outro bebê não tinha família e a mãe morreu ao dar a luz. Os Thorn dão a essa criança o nome de Damien e Katherine não descobre que a criança não é seu filho biológico. Tudo parece ir perfeitamente bem, Robert Thorn se destaca cada vez mais na política, eles se mudam para uma bela casa em Londres e Damien cresce forte e saudável. O que o casal não sabia era que Damiem, nascido no dia 06 do 06 as 6 da manhã, era o Anticristo.

Robert, Damien e Katherine: uma família feliz. 

O legal do filme é que Robert Thorn não acredita logo de primeira que seu filho é o filho do diabo. Depois de vários acontecimentos estranhos e um padre aparentemente louco insistindo em contar -lhe algo, sr. Thorn começa a acreditar que existe algo de errado com Damien. E a forma como acontecem as coisas também é muito interessante. O filme não é lento, cheio de conversas e cenas desnecessárias. Até cenas como a do início, mostrando a família feliz e unida são importantes para envolver mais o espectador com a história.

Look at me, Damien. It's all for you.

A trilha sonora de A Profecia é maravilhosa! Não é à toa que o filme ganhou Oscar de melhor trilha sonora em 1977. As atuações também são ótimas, assim como praticamente tudo nesse filme. A Profecia é um dos clássicos do terror/suspense que todo fã de filmes desse gênero com certeza deve assistir. Não vou escrever mais sobre ele porque acabarei contando muito da história e aí perde a graça pra quem ainda não viu. =P

Nota (0-10): 10 (excelente filme! Não, não é um terrorzão, mas é ótimo, muito bem feito e um dos filmes  de suspense mais interessante que já vi).

Tailer 



Curiosidades

- Ocorreu uma série de acidentes durante as filmagens de A Profecia quando seu título original ainda era "The Antichrist to the Birthmark". O hotel onde o diretor Richard Donner estava hospedado sofreu um atentado com bombas do IRA; o avião do roteirista David Seltzer sofreu um acidente; o ator Gregory Peck cancelou na última hora um vôo para Israel cujo avião sofreu um acidente e todos os que estavam dentro dele faleceram; e ainda os principais atores do filme sofreram um acidente automobilístico quando se dirigiam para rodar uma das cenas do filme.

- A Profecia é o 1º de uma série de três filmes baseados no personagem Damien. Os demais são A Profecia 2 (1978) e A Profecia 3 - O Conflito Final (1981). Houve ainda um quarto filme da série, feito diretamente para a TV americana e chamado A Profecia 4 - O Despertar. Aguardem postagens sobre o segundo e terceiro filme. xD 

- Refilmado como A Profecia (2006). A refilmagem ainda não assisti, só vi algumas cenas toscas na tv. Quando eu ver comento aqui no VA.

Fonte: Adoro Cinema


Espero que tenham gostado da postagem! Um ótimo feriado para todos!

PS: Talvez essa postagem não tenha sido muito boa. Digo, o filme é excelente, mas acho que não consegui expressar o tanto que gosto desse filme e o tanto que ele é bom. Faz mais de 3 ou 4 dias que estou tentando publicá-la mas minha internet estava uma "maravilha" e eu acabei ficando sem paciência. Tentarei fazer uma postagem melhor sobre as continuações. E o blog continua "vivo" apesar de um pouco parado...


5 comentários:

  1. Olá!
    Legal! Adoro filmes de terror, este ainda não tive o prazer de assistir.
    Taí, gostei do seu espaço. Parabéns.
    Beijokas, Beta de Santana

    ResponderExcluir
  2. Amo esse filme e aconselho... só assista a refilmagem de 6/6/2006 se você for masoquista hehehe... é péssima!

    ResponderExcluir
  3. O final da cena da foto "Look at me, Damien. It's all for you." é macabro.

    Ótimo filme.

    ResponderExcluir
  4. Beta de Santana

    Filme excelente. Recomendo pra todos os fãs de terror e suspense.

    Obrigada! Abraços!

    Ana Paula

    hsuahsuashu
    Só vi algumas cenas na televisão...horríveis! hsuahsu

    Anônimo

    Aham, é uma das cenas que mais gosto. Aliás, tem várias cenas excelentes, mas essa é uma das + marcantes...

    Obrigada por comentar pessoal!

    ResponderExcluir
  5. Um dos meus filmes favoritos com toda certeza! E não se preocupe, entendemos bem o quanto vc gosta do filme. ^^rs
    Terror psicológico da melhor qualidade!

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.