1 de mar de 2011

Problemas no blog, plagiadores e o domínio próprio do VA!

Pelo título vocês puderam perceber que esta postagem abordará três assuntos (isso ocorre as vezes aqui no VA). Não é sobre filme nem nada do tipo, mas você que curte o blog peço que tenha um pouco de paciência e leia esta postagem inteira. 

Bom, pra começar, os dias 24 e 25 do mês de fevereiro foram um verdadeiro terror para o VA, assim como para vários outros blogs. O Imageshack (site que hospeda imagens) resolveu remover todas as imagens e o blogger deu "defeito" na parte de edição do template. Foram dois dias bem difíceis aqui para o blog, as imagens sumiram deixando no lugar apenas o sapo amarelo do Imageshack e pouco se podia fazer já que não dava para editar o html do template e retirar os links do imageshack.





 Sapinho causou pânico na blogosfera.

No dia 26 o problema em relação a edição de templates foi corrigido pelo Blogger, porém as imagens do Imageshack não voltaram. Estou tentando resolver o problema do Imageshack, só que por enquanto algumas postagens (principalmente do Top 5) estão sem as devidas imagens. Peço que vocês tenham paciência em relação a isso. O VA não tá "falindo" não. huahuahua

Outro probleminha está ocorrendo com o VA. Finalmente, depois de dois anos do blog, consegui comprar o domínio próprio para o VA! Isso ocorreu algumas semanas atrás e o endereço do blog que antes era www.vaiassistindoterror.blogspot.com agora ficou apenas: www.vaiassistindoterror.com

O endereço ficou mais curto, mais fácil de memorizar, mais rápido de digitar e deixou o VA com um ar mais profissional. No entanto por conta desta mudança várias postagens ainda não aparecem nos resultados da caixa de pesquisa (que fica ali na sidebar) e alguns outros pequenos problemas estão ocorrendo. Talvez seja um tempo até o Google indexar totalmente o novo endereço e outras coisas do tipo, mas qualquer coisa o VA não irá sumir, podemos voltar a utilizar o domínio do Blogger quando quisermos (só o endereço mudou, continuamos com o Blogger). 

Então mais uma vez, paciência meus caros leitores. Esses problemas logo serão resolvidos (pelo menos estou fazendo o máximo para resolvê-los o mais depressa possível).

Agora vem o problema mais complicado do blog: plagiadores, ou como diriam um tempo atrás, kibadores. Não é só o VA que sofre com isso, muitos outros blogs, muitos mesmo passam pelas mesmas coisas. Para saber mais sobre o assunto li vários artigos no Dicas Blogger e no Ferramentas Blog sobre plágio. Se você tem um blog e algumas de suas postagens foram plagiadas ou tem interesse no assunto talvez estes artigos poderão te ajudar:  Como denunciar plágio de blogs no Blogger?, Reflexões sobre plágio e direitos autorais, Sobre Plágio e Blogueiros ParasitasO que é um kibador (kibar)? O velho debate sobre plágio e Sobre Plágio

Na blogosfera acontece da seguinte forma: fulaninho de um blog B  copia totalmente uma ou várias postagens de um blog A. O blog A foi quem criou todo o conteúdo ou seja: as postagens são todas de autoria do blog A. Só que o blog B copia na íntegra as postagens do blog A e publica como se as postagens fossem originalmente dele! Não dá créditos ao blog A e nem nada do tipo. Você deve ter pensado: "isso é muita sacanagem". Sim, é muita mesmo.

Imagina você criar algo muito legal e outra pessoa copiar sua ideia e falar que era dela. É muita falta de sacanagem respeito. E é triste e chato ver que isso é muito comum na blogosfera. Pseudos- blogueiros sem um pingo de criatividade e vergonha na cara ficam copiando postagens de outros blogs e não dão os créditos.

Já vi algumas postagens em outros blogs que foram copiadas aqui do VA. Quando dão os devidos créditos e em local bem visível até que não me importo. É uma maneira a mais de divulgar o VA e acho legal ver que outros blogueiros curtiram a minha postagem. Eu, Ninne, penso assim. Outros blogueiros podem não achar isso legal. Alguns blogueiros, mesmo você colocando os devidos créditos podem estressar. A melhor coisa a se fazer é evitar copiar o conteúdo de outro blog (principalmente textos, resenhas, poesias, críticas, montagens e afins) ou pedir permissão antes de copiar e sempre colocar os créditos na postagem.

Antes de alguém falar, "ah, mas o VA copia textos de outros blogs". Primeiro que não copiamos textos de outros blogs, resenhas e criticas aqui apresentadas foram elaboradas por nós mesmos. Algumas postagens antigas que são só imagens vieram do blog Capinaremos e Gordo Nerd (não que eles tenham criado as imagens, mas foi lá que encontrei elas). Dei os devidos crédito aos dois e não recebi qualquer reclamação. Algumas curiosidades sobre filmes foram sim copiadas de alguns sites, mas sempre coloco a fonte. Fora isso, todas essas críticas sobre filmes, top 5 e tudos mais, foram criadas por nós equipe do Vai Assistindo.

Esses dias resolvi caçar pela net os títulos das postagens mais famosas do VA e não demorei pra encontrar uma postagem copiada daqui e sem os créditos. A postagem em questão era Os ex-atores mirins de filmes não muito antigos, publicada num sábado do dia 14 de novembro de 2009 aqui no VA. Veja a mesma postagem no blog Mentira Tucana clicando aqui (lá a postagem foi publicada no dia 30 de Dezembro de 2010, sem créditos ao VA).

A postagem Os ex-atores mirins de filmes não muito antigos foi inteiramente criada por mim (Ninne).  Os textos foram criados por mim e as imagens que encontrei no Google Imagens foram editadas por mim e colocadas na postagem. Tanto é que escrevi o nome Vai Assistindo em cada uma delas, já que as montagens foram de minha autoria. Ela também fez um certo sucesso, recebeu vários tweets (infelizmente a contagem desapareceu quando mudei o endereço do blog) e também enviei ela para o site agregador Colméia, que no dia 16 de novembro de 2009 publicou o link para a postagem (clique aqui e veja o link no Colméia).  Acontece que o blog lá copiou totalmente meus textos e copiou também as imagens, só recortaram elas para  tentar retirar o escrito Vai Assistindo. Perceba:



Clique na imagem acima para ampliar. Esta imagem é um print que tirei do VA (de cima) e do blog que copiou minha postagem (imagem de baixo). Compare e veja como a imagem foi recortada e perceba também que os textos são iguais (claro, do VA está muito mais organizado xP). Obs: tirei o print no dia 28 de fevereiro e no dia seguinte o imageshack sumiu com as imagens deles.

Como não encontrei nenhum email pra contado no blog que copiou minha postagem, enviei dois comentários na postagem copiada pedindo para que deixassem os devidos créditos ao VA ou que então apagassem a postagem. Também deixei o email de contato para o VA e pedi para que entrassem em contato comigo dentro de 10 dias. Acho que já se passaram os 10 dias e obtive respostas? Não. A postagem continua lá, do mesmo jeito. Não publicaram meus comentários, não me responderam, não entraram em contato comigo e também não apagaram a postagem

É tosco isso, mas esse aí certamente não foi o único. Devem ter outros blogs por aí que copiaram o VA e nem deram os créditos. É muito chato mesmo fazer isso, então dessa vez não peço paciência pra vocês leitores, peço que por favor me avisem caso vejam blogs que copiaram postagens do VA e nem sequer deram os créditos (pode ser por email: vaiassistindoterror@gmail.com). É uma grande ajuda ao VA e irei agradecer muito aos que fizerem isto.

Por hoje é só pessoal. Queria ter feito essa postagem faz alguns dias mas só hoje tive tempo de fato e paciência pra abordar assuntos tão "legais". Faço esse tipo de postagem para que vocês saibam o que acontece aqui no blog, já que como citei várias vezes, é graças aos leitores que o VA está ativo a mais de 2 anos e graças a eles que o VA continuará ativo por muito mais tempo. Continuem acompanhando o blog e aguardem outras postagens legais e interessantes para os próximos dias.

 Boa semana para todos e até mais!


Observações:

1. Se alguém achar que alguma postagem do VA foi copiada de outro blog e não demos os devidos créditos por favor me informe por comentário ou email que irei verificar. Caso seja verdade irei retirar a postagem, caso a pessoa tenha se confundido irei respondê-la explicando.

2. Blog Mentira Tucana, tentei entrar em contato com vocês duas vezes e não obtive respostas. Caso se sintam ofendidos por esta postagem enviem um email para: vaiassistindoterror@gmail.com  e conversem comigo para resolvermos este simples problema. Apagarei os trechos desta postagem que cito vocês, mas peço bom senso para que apaguem também a postagem que vocês copiaram do Vai Assistindo.


9 comentários:

  1. Essas coisas realmente são um problema bem grande... Principalmente a parte do Plágio... É muito ruim quando vc vê um trabalho q vc criou sendo copiado por alguém que nem se da ao trabalho de dizer que outra pessoa é o autor do texto e ainda por cima fala q o texto é dele...
    nesses casos a melhor solução seria denunciar mesmo. O autor do crime sempre tenta se esquivar e fugir de qualquer hipótese de dialogo e até tentam atacar os verdadeiros autores !!! (acredite, já vi isso)
    Ninne, tem que denunciar mesmo,se não nunca criam vergonha na cara.
    =/

    ResponderExcluir
  2. Pois então Tobi-chan. E pior que é sempre um blog tosco que copia as postagens e ainda copia mal copiado (nem pra copiar servem). ¬¬'

    É mto chato isso, ver num blog tosco uma postagem que vc demorou horas ou até dias fazendo.

    O jeito é denunciar mesmo. Eu nem procurei mto mais pra ñ passar raiva, mas deve ter algumas outras postagens copiadas. Já vi até no orkut gente copiando trechos de postagens minhas e falando como se fossem ideia delas! huahuaha

    Obrigada pelo comentário e apoio Tobi-chan! E obrigada por sempre comentar aqui no VA xD

    ResponderExcluir
  3. Complicadissimo isso Ninne, esses dias resolvi fazer a mesma coisa que você, dar uma vasculhada na internet em alguns assuntos bem cotados do "Qual Seu Medo?", eis que me deparo com uma das primeiras postagens que fiz, que levou horas de pesquisa, busca de imagens e afins, totalmente copiado em um blog alheio, sem nenhum credito a minha pessoa ou a minha pequenina equipe que na epoca se restringia a eu e a Alyne.

    É triste, porem é a realidade, desde que o mundo é mundo, existiu os plagiadores.

    O que vale é o seguinte, não é uma postagem copiada que vai fazer seu blog ser visitado, é um conjunto de fatores que faz com que seu blog seja unico.

    Sucesso e sorte, e é isso ai, BORA DENUNCIAR ESSES MALANDROSOS!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. O problema é que a internet tem muita gente de diversas idades, já vi textos meus em outros blogs mas pra minha sorte, até agora, todos os que eu vi colocaram os créditos mas imagino que muito garoto de 12 anos copia e cola na maior cara de pau e muitos nem param pra pensar que isso é errado.

    ResponderExcluir
  5. Esse sapinho eu vi mesmo!! apareceu no banner de vcs q que eu coloquei mas já está normal.. ficou assim apenas uns 2 dias e eu imaginei que fosse um problema tec no site de imagens. Agora ta normal.

    ResponderExcluir
  6. olá
    adorei seu blog e estou seguindo.
    me segue de volta:
    www.amorimortall.blogspot.com
    beijos

    ResponderExcluir
  7. "AnãO" Qual Seu Medo

    É mta sacanagem isso. Nem pesquisei mais outras postagens só pra ñ passar raiva no momento... Mas certamente tem outras que foram copiadas e a pessoa nem deu os créditos ¬¬

    com certeza...tem total razão nisso. E mtos desses blogs q copiam, são um lixo...podem copiar várias postagens de outros blogs mas não conseguem fazer sucesso.

    Bora denunciar mesmo! Sucesso e sorte com seu blog tbm!

    Mercuryo

    Eles ñ estão nem aí, copiam mesmo e ainda tem uns q acham ruim se vc for lá reclamar shaushaushu É um absurdo, mas como o QSM disse aí acima... é a realidade.

    Esse sapo maldito infernizou durante vários dias vários blogs. Ele some e volta as vezes ¬¬ Tá uma bagunça. Em uns blogs o problema durou apenas 2 dias, em outros ficou mais de uma semana... Pior q quase nenhum site pra hospedar imagem presta... -.-'

    ★★ GIZA ★★

    Olá! Mto obrigada! Sigo sim! xD

    Obrigada a todos pelo apoio!

    ResponderExcluir
  8. cara aceita uma dica para o problema das imagens?
    use DropBox.com e seus problemas com hospedagem
    acabam de vez!!! Não, não tou fazendo propaganda
    ao site té porque nem é meu mas sim uso ele desde
    que o tinypic deu pau igual ao imageshack e nunca
    mais tive probelmas com imgagens e layouts, etc...
    valeu, abraço!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que vocês dão muita moral pra isso. Deixa arder. Quem copia é porque não tem criatividade e nem paciencia para escrever o seu proprio texto e consequentemente também não terá paciência para manter o blog. É simples assim. Uma hora acaba. Se for para ficar vasculhando a internet atrás disso é melhor tomar um Drammin ou uma Neosaldina. A cabeça esquenta!
    Abs

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.