14 de mar de 2011

O Último Exorcismo (The Last Exorcism)

Título Original: The Last Exorcism
País de Origem: EUA / França
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 87 minutos
Ano de Lançamento: 2010
Estréia no Brasil: 24/09/2010
Estúdio/Distrib.: PlayArte
Direção: Daniel Stamm 

Site Oficial

Elenco: Patrick Fabian (Reverendo Cotton Marcus), Ashley Bell (Nell Sweetzer), Louis Herthum (Louis Sweetzer), Iris Bahr (Iris), Tony Bentley (Pastor Gerald Manley), Shanna Forrestall (Sra. Cotton Marcus), Becky Fly (Becky), Denise Lee (Enfermeira) e Logan Craig Reid (Logan)


Sinopse: Numa fazenda no estado de Louisiana, nos Estados Unidos, Louis Sweetzer (Louis Herthum) acredita que sua filha Nell (Ashley Bell) está possuída por um demônio. Ele chama o reverendo Cotton Marcus (Patrick Fabian), com dezenas de exorcismos realizados, para salvar a jovem. Marcus decide filmar para um documentário este que será seu último exorcismo, mas o que encontra no local é diferente de tudo que já tinha visto antes. 

Vai Lendo!



O Último Exorcismo foi exibido nos cinemas brasileiros em setembro do ano passado. Lembro que antes, quando só haviam trailers e imagens do filme, muitos achavam que seria um dos filmes mais assustadores dos últimos tempos. Em menos de uma semana nos cinemas esse "mito" já havia sido desmentido. Aí pelo contrário, apareceu muita gente criticando o filme. As vezes até tentei evitar de ler críticas a respeito do filme para não influenciar minha opinião quando fosse assisti-lo, mas foi praticamente impossível. Em todos os cantos só vi gente falando mal do The Last Exorcism.

De qualquer forma, as criticas que li não influenciaram muito, pois apenas ao ver o trailer já achei que o filme não seria bom. E confirmei isso ontem... The Last Exorcism não é grande coisa e com certeza não é um dos filmes mais assustadores dos últimos tempos.

Pastor tirando onda com a cara da famíla. LoL

Como leram na sinopse a história é essa, sobre o último exorcismo de um pastor. Na verdade ele não esperava que fosse um exorcismo de verdade (o que é interessante no filme). Ele quer provar que exorcismos não passam de fraudes. As pessoas acreditam que estão possuídas, o que não estão de fato, e a única coisa que ele faz é todo um teatro fingindo estar exorcizando a pessoa. A pessoa acredita que foi exorcizada e assim ela se livra da idéia de que estava possuída pelo demônio. Pra provar essa sua teoria, o reverendo Cotton Marcus decide então gravar um documentário mostrando como é feito todo esse processo de "exorcismo" e como as pessoas que acreditam estarem possuídas melhoram pelo simples fato de se livrarem da idéia de possessão.

Essa parte, do começo do filme até o primeiro exorcismo que ele realiza chega a ser engraçada. É interessante, mas não deixa de ser bem engraçada. Não vou contar aqui toda essa parte do filme, é melhor vocês assistirem. Só posso dizer que não esperem nada de terror até o primeiro exorcismo ser realizado. Depois dele as coisas começam a ficar um pouco tensas, mas emoção mesmo só lá no final do filme (e olhe lá, porque não tem nada de mais).

 
 O cenário nem lembra O Exorcismo de Emily Rose né? Imagina...

Como li apenas pessoas falando mal sobre o filme e pouco li sobre o filme de fato, não sabia que ele era no estilo falso documentário, o mesmo estilo de A Bruxa de Blair e Atividade Paranormal. Fiquei decepcionada com isso, já está enchendo essa coisa de falso documentário. É conveniente para eles (produtores, diretores, etc.) fazerem isso já que gastam pouco com um filme mas podem faturar milhões de dólares (neste caso o orçamento foi de 1,8 milhões e arrecadaram uns 20 milhões de dólares só nos EUA). Porém  pra nós espectadores já não está tendo mais graça. Pagamos pra ver um bom filme de terror nos cinemas e assistimos uma câmera tremendo, gente gritando e nada de realmente assustador acontecendo. O Último Exorcismo é desse jeito. Muita enrolação (parte engraçada e interessante do filme), suspense e apenas no final um pouco de terror.

No final ocorre uma reviravolta que chega ser até um pouco legal, mas achei meio bobo e forçado, não sei... De qualquer modo o final não salva o filme todo. Na verdade o começo poderia salvar, pois mesmo não sendo assustador, pelo menos é divertido e interessante. Outra coisa que achei bem fraca no filme foi a atuação da menina encapetada, Ashley Bell (Nell Sweetzer).  Comparando a atuação dela com a de Jennifer Carpenter no filme 'O Exorcismo de Emily Rose', Carpenter dá um show de atuação, conseguindo ser perturbadora em quase todas as cenas em que aparece possuída. Ashley Bell já não conseguiu ser tão intensa assim, até porque tem uma cara de menina boazinha (e levemente doente...mas nada assustadora). Também é meio difícil não comparar a atuação das duas, já que fizeram papéis bem parecidos, e comparado assim é inegavel que Carpenter conseguiu interpretar melhor o papel de garota boazinha possuída pelo demônio.

Assustador?

Enfim, se você espera que esse filme seja assustador e tudo mais, então nem assista, porque não é. O que mais achei interessante no filme foi o pastor explicando sobre como livrar as pessoas da ideia de possessão demoníaca. Não é um filme tosco e mal feito, porém não é lá grande coisa e com certeza não chega perto de ser assustador.

Nota (0-10): 5,5 (A história sobre o reverendo Cotton Marcus ter parado de realizar exorcismos porque um garoto  de 10 anos morreu sufocado por um outro exorcista, ficou interessante. O fato dele realizar esse último exorcismo pra provar que tudo é uma fraude e que a ideia de possessão é criada pela mente das pessoas, também ficou interessante. No entanto, o filme se torna chato e sem graça depois de algum tempo e no quesito terror deixa muito a desejar. Tentaram passar realidade, sem pessoa flutuando ou coisas do tipo. Ok, entendi. Mas também não conseguiram assustar, nem perturbar, nem nada com este filme... apenas criar um ou outro clima tenso em certas e poucas cenas. O Exorcismo de Emily Rose conseguiu abordar o assunto de forma séria e sem muitos exageros, e também perturbu mais. Já este quis ser real de mais, tornando-se sem graça e cansativo).

Trailer

As cenas "assustadoras" que estão neste trailer são as únicas do filme todo. Aliás, todas estas cenas ocorrem mais para o final do filme.


Curiosidades

- A atriz Ashley Bell fez todos os contorcionismos de sua personagem, sem o uso de efeitos especiais;

Mesmo não sendo assustadora tiro o chapéu pra atriz que realizou todas essas cenas de contorcionismo. Essa sequência foi a única parte do filme que poderia até ser um pouco assustadora ou perturbadora... Porém, em qual outro filme sobre possessão demoníaca você já viu cena semelhante, hein?! Emily Rose, te lembra algo?

- O Último Exorcismo foi produzido pelos mesmos produtores de O Albergue e Madrugada dos Mortos;

- O diretor Daniel Stamm prometeu aos espectadores cenas de exorcismos mais realistas do que as que já foram mostradas no cinema e na televisão;

- Um verdadeiro exorcista foi contratado para servir de consultor ao diretor Daniel Stamm, durante as filmagens;

- Seu orçamento foi de US$ 1,8 milhão;

- Em seu final de semana de estreia nos cinemas americanos arrecadou US$ 20 milhões, mais de 10 vezes o valor de seu custo. 


Fonte: Adoro Cinema.

4 comentários:

  1. Boa matéria! Como sempre o blog produz ótimas críticas! Essa semana falei sobre o Dark Water (versão japonesa) no meu blog! Verei este filme e vamos ver se concordarei com a crítica de vocês (pelo trailer eu acho que sim! rsrs) Até mais ;]

    http://nicolasqueiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ahh... esperava mais deste filme, já que ele tinha me lembrado do Exorcismo de Emily Rose que foi um filme exelente e de Constantine, que tbm é muito bom...
    O único filme desse estilo de câmera que eu achei legal até hoje foi REC, esse se tornou insuperável. Aí parece que fez tanto sucesso e tentaram ñ só copiar o filme (Quarentena -.-) como tentaram copiar a idéia !!!
    Um ótimo exemplo de como fazem trailers tão bem feito só pra enganar todo mundo. D=

    ResponderExcluir
  3. Nícolas Queiros

    Obrigada Nícolas! Vi sua postagem sobre o Dark Water, ficou ótima! Já comentei

    Depois q vc ver o Ultoimo Exorcismo comenta aí se concorda ou ñ com a minha critica...hsuahsu

    Até!

    Tobi-chan

    Como falei na postagem, ñ esperava mta coisa desse filme...na verdade ñ esperava quase nada =P Não me decepcionei com ele então...hsuahsuahsu O Exorcismo de Emily Rose é mto melhor, dpois falo sobre ele aqui no VA.

    Ah, esse trailer engana mto mesmo! hsuahsuahsu

    Obrigada os dois pelos comentários!

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.