18 de fev de 2011

5 remakes completamente desnecessários

O Chamado (The Ring) se não foi o primeiro remake de filme de terror oriental, pelo menos foi o de maior sucesso. Lançado em 2002, The Ring ficou famoso mundialmente pela sua história diferente e seu ótimo terror psicológico. O que muitos não sabiam na época era que The Ring na verdade era um remake do filme japonês Ringu, que por sua vez é uma adaptação cinematográfica do livro Ringu do escritor Koji Suzuki. Mesmo tendo algumas ou várias diferenças em relação ao original, O Chamado foi de fato um ótimo remake. Acontece que como o remake fez muito sucesso e os filmes de terror americanos não estavam atraindo muito público, tiveram uma tosca e triste ideia: fazer remakes de vários outros filmes asiáticos. 

Em 2004 surgiu O Grito (título correto seria O Rancor), remake do filme japonês Ju-On de 2002. The Grudge dividiu opiniões já que muitos preferem o original, alguns falam que o remake foi mais bem feito e outros gostam dos dois. The Ring e The Grudge foram os únicos remakes de filmes asiáticos que conseguiram agradar várias pessoas. Depois deles só surgiram fracassos, um remake pior que o outro. Filmes asiátiacos excelentes porém poucos conhecidos pelo publico ocidental ganharam suas versões norte-americanas que eram todas inferiores aos filmes originais. Os remakes eram toscos, sem graça e em muitas vezes chegavam até ser mal feitos.

Depois de tantos remakes de filmes asiáticos e com a decadência dos Estados Unidos na produção de bons e criativos filmes de terror, começou uma necessidade de se fazer remakes de outros estilos de filmes, sem fantasminhas e coisas típicas das histórias orientais. O que aconteceu então?  Qualquer filme de terror que não seja americano, porém consegue fazer um enorme sucesso mundo a fora, vira remake. Também resolveram fazer remakes de filmes antigos, dos anos 70, 80 e até 90. E adivinha só? Praticamente todos inferiores aos originais. O que está acontecendo com os americanos, antes os "reis" do terror e agora simplesmente os "reis" dos remakes? Depois de produzirem tantos filmes de terror entre os anos 60 até 90, será que a criatividade acabou? Será que ninguém enjoou de tanto remake de filme asiático, de filme euroupeu ou de filmes antigos?

Para mostrar melhor o que escrevi acima, confira abaixo a lista com 5 remakes de filmes de terror asiáticos ou europeus absurdamente desnecessários. Remakes que não tinham razões para serem produzidos já que suas versões originais eram excelentes.

1.Quarentena (2008)


Este filme está em primeiro lugar na lista pois pode ser considerado um dos remakes mais cara-de-pau dos ultimos tempos. REC mal havia parado de passar nos cinemas brasileiros quando Quarenta já estava em exibição. O tosco de toda essa história (além dessa estréia tão próxima da data do original) foi o seguinte: o filme espanhol REC (2007) fez um enorme sucesso no mundo todo. Na internet o vídeo de reação da plateia passou de um milhão de exibições (fez tanto sucesso que mais tarde Atividade Paranormal viria copiar a idéia). O filme foi tido por muitos como um dos mais assustadores e originais dos últimos tempos. Se tornou um filme tão conhecido e tão elogiado que um remake chegaria a ser um absurdo, simplesmente ridículo. Mas, como muitos já esperavam, um remake foi feito.

Quarantine de 2008, estreou nos cinemas nacionais no início de 2009 e infelizemente muita gente acabou assistindo ele e não o original. O filme, com Jennifer Carpenter (a Emily Rose do Exorcismo de Emily Rose e a Debra do seriado Dexter), é uma cópia do original, só que menos realista e menos criativo. Porém não nego: o filme é muito mais tenso que o original. A diferença é que o final de Quarentena é sem graça. O filme todo é tenso menos o final. Já REC é previsível,  mas o final é excelente! Para conferir a crítica sobre Quarentena clique aqui e sobre REC clique aqui. 

2. O Mistério das Duas Irmãs (2009)


Quem acompanha o VA desde o início já deve ter percebido que sou fã do filme sul coreano A Tale of Two Sisters (Medo no Brasil, mas a tradução correta para o título internacional seria O Conto das Duas Irmãs). Sempre que posso falo desse filme mas não é um exagero da minha parte, A Tale Of Two Sisters (2003) é uma obra de arte. É daquele tipo de filme que depois de assistir você pensa "se não é o melhor filme que assisti na vida, certamente é um dos melhores". Ouso dizer que merecia até Oscar. Só que tem que prestar atenção na história e nos detalhes, além de ter o bom senso para reconhecer que a cultura deles é diferente da nossa ou da dos americanos por exemplo. Enfim, leia a crítica sobre A Tale Of Two Sisters clicando aqui.

O Mistério das Duas Irmãs  (The Uninvited, que seria algo como "O não convidado") é só mais um remakezinho tosco e levemente apelativo. Não tem nada de mais: não possui uma bela fotografia, nem cenários maravilhosos, atuações excelentes, figurino impecável ou trilha sonora espetacular. É só mais um filminho de suspense entre vários outros filmes medianos de suspense. Os sustos são previsíveis, a trilha sonora típica de filmes do gênero e tudo mais o que for de comum em filmes de suspense. Existem várias diferenças em relação ao original além dessa questão de qualidade do filme. Tentaram modificar um pouco a história, tornando-a menos inteligente e mais previsível que a do filme original e apelaram, como quase todo filme norte-americano de suspense/terror, para cenas com jovenzinhas de biquíni e rápidas cenas de sexo.

A Tale Of Two Sisters é incomparavelmente melhor, mais belo e mais bem feito que este fraco e desnecessário remake. Se A Tale Of Two Sisters fosse mais divulgado aqui no ocidente, creio que se tornaria um dos filmes de suspense de maior sucesso dos últimos tempos. Para ler a critica do remake, clique aqui.

3. Imagens do Além (2008)

 

Imagens do Além (Shutter, título "criativo e original")  é o fraquíssimo e tosquíssimo remake do filme tailandês Shutter (Espíritos: A Morte Está Ao Seu Lado). Ao contrário do que ocorreu com todos os outros remakes até então citados nessa lista, quase ninguém gostou desse filme. O Shutter tailândes ficou muito conhecido no mundo todo. No Brasil muitos consideram Espíritos: A Morte Está Ao Seu Lado como um dos melhores filmes de terror dos últimos anos. Esse remake niponico americano não agradou ninguém. O filme é fraco, com péssimas atuações e nada assustador. Um dos remakes mais ridículos e desnecessários dos últimos anos, Imagens do Além tinha que estar nessa lista. Para ler a postagem sobre o Shutter original clique aqui e para le sobre o Imagens  do Além clique aqui.

4. O Olho do Mal (2008) 


Este filme com Jessica Alba (Quarteto Fantástico, Sin City e Idas e Vindas do Amor) é simplesmente podre. Mesmo não conhecendo o original, muitos não gostaram desse filme. O filme é chato, meio nada haver e não é assustador. Atuações fracas e uma cena mais tosca que a outra. Se você  gostou desse filme é porque ainda não viu o original.

A versão original, o filme chinês Gin Gwai (The Eye, 2002) é simples, mas excelente. Um suspense leve com poucas cenas realmente assustadoras, porém possui uma história muito interessante. As atuações são muito boas e os efeitos especiais utilizados no filme até que ficaram bem legais. Infelizmente é pouco conhecido aqui no ocidente, assim como vários outros ótimos filmes asiáticos. Para ler sobre o Gin Gwai e assistir o trailer, clique aqui

5. Água Negra (2005)

 

Honogurai mizu no soko kara (título internacional: Dark Water/ títuto talvez mais correto ou não: Das Profundezas das Águas Escuras ou Do Fundo das Águas Negras) é a versão japonesa original de Dark Water (Água Negra). O original lembra muito Ringu, mas achei de certo modo até mais assustador. A história também é muito interessante e prende a atenção do início ao fim. Achei um ótimo terror psicológico e um filme até que bem feito.

O remake Dark Water, com Jennifer Connelly (Réquiem Para Um Sonho, Diamante de Sangue e Casa de Areia e Névoa) é simplesmente um drama familiar, talvez no máximo um suspense muito leve, mas acho que nem chega nisso. O filme é bem feito, tem cenas bem legais, mas é fraco, ainda mais se comparado ao original. O Dark Water japonês tem um pouco de drama e de terror também, mas misturou os dois de forma interessante e bem feita, não ficando dramático de mais e nem terrorzão de mais.  Já o remake está muito mais pra drama do que terror. Nos extras lembro de ter assistido algumas explicações do diretor e dos produtores sobre o filme e se não me engano, me corrijam se estiver errada, o diretor brasileiro Walter Salles chegou a dizer que eles buscavam a verdadeira essência do terror com este filme (ou algo do tipo). Sinceramente? De terror não tem nada. Filme fraco que não chega aos pés do original no quesito terror. É um filme até que bonito,  com uma bela fotografia, mas se a proposta era fazer o "verdadeiro terror", passou longe disso. Também achei o final do original muito melhor. Talvez se não fosse remake do Dark Water e tivesse uma história mais original, este Dark Water americano seria um excelente filme.

O filme Uma Chamada Perdida (One Missed Call, 2008) também é remake de um filme asiático, o japonês Chakushin ari (2003). Ainda não assisti o original, então não posso julgar o remake. Mas pelo que li por aí, o remake é péssimo. Quem assistiu o original, costuma preferir o original.

Como vocês puderam perceber, os remakes costumam ser bem inferiores aos originais. Os americanos tendem apelar apenas para o visual (explosões, bichos feios, mulheres nuas ou semi-nuas e muito sangue) e geralmente se esquecem da história. Resultado: remakes bem produzidos porém com histórias fracas e atuações péssimas. Já os filmes asiáticos costumam ter histórias maravilhosas, embora as vezes a produção não seja lá aquela coisa. No entanto, todos os filmes originais citados nessa lista são bem produzidos e possuem excelentes histórias (além de ótimas atuações e tudo mais).

Portanto, recomendo que você assista sempre o original antes de ver o remake. Quem não assistiu nenhum dos originais que citei nessa lista, procure assistir. Alguns são bem fáceis de encontrar para alugar ou comprar, outros nem tanto. Recomendo o Asian Space ou o Japanese Horror Films para baixar esses e outros excelentes filmes de terror asiáticos. Já o filme REC é muito fácil de encontrar, então não colocarei sites para download dele. 

Espero que tenham gostado desta enorme postagem. Acabei escrevendo muito, mas talvez seja porque quis explicar melhor o porquê de cada filme estar nesta lista. Deixe aí a sua opinião sobre todos esses remakes que foram lançados nos últimos anos. Comente! =D  Bom fds para todos vocês!

24 comentários:

  1. Desses eu assisti REC e Shutter. E sim os remakes são TOTALMENTE DESNECESSÁRIOS.

    Já ouvi falar que os americanos não aceitam filmes estrangeiros, o que é RÍDICULO!!!
    Minha próxima crítica é de um filme Espanhol, vou fazer rápido antes que saia o remake srsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. hsuahsuahsua
    se o filme fez sucesso pode saber q sairá um remake hsuahsu

    O Quarentena e o Imagens do Além são tristes...principalmente Imagens do Além que ficou ridículo ¬¬'

    ResponderExcluir
  3. Eu quero assistir a esse remake de The Eye só pra ver como ficou. Sei que vai ser um grande pacote de lixo, em vista que The Eye é simples mesmo, mas uma das histórias mais originais que já assisti em questão de filme. "A Tale of Two Sisters" eu também só assisti ao original, mas passo longe do remake só pela critica que li aqui.

    Nem sempre acho o remake desnecessário, que fique claro, mas é realmente uma pena que os americanos estejam apelando tanto pra isso ultimamente.

    ResponderExcluir
  4. Ai galera que puder assista ao Uma chamada perdida oriental
    (O filme ta no youtube http://www.youtube.com/watch?v=NUK8uMGxQzo)
    O Oriental é muito 10, ja o americano estrapolou pra valer, não foi bem feito, foi muito mal atuado, e as mortes ficaram muito falsas(a dosjapa ficaram muito realista)

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião só deveriam refilmar filmes q não deram certo, mas que tinham uma boa história. Muitos diretores conseguem realizar filmes péssimos com um bom roteiro. Mas agora a onda é copiar, me parece que não existe mais criatividade pra fazer filmes de terror em Hollywood, os mais legais vem de outros continentes.

    ResponderExcluir
  6. No caso de Uma Chamada Perdida (One Missed Call, 2008) o original foi tão bom que fizeram continuações 2 e 3(no caso chamado de Final). O remake, tentei assistir, mas não consegui chegar na metade.
    Aconselho assistir, especialmente o 2, o mais assustador e dramático.
    Destaque para toque do celular do original.

    ResponderExcluir
  7. Patrícia Loupee

    Assistir o remake do The Eye e do A Tale of Two Sisters é só pra passar raiva mesmo. Não sei qual é o pior...

    Tbm ñ acho todos os remakes desnecessários, mas como vc pode perceber tem uns que ñ tem razão para existir... O do Dark Water ficou até bonito o filme, mas ñ tem nada de terror. Se queriam fazer um drama familiar q inventassem outra história e colocassem outro título no filme.

    Anônimo

    Vlw pelo link! Então, ainda ñ assisti o original, mas quem assistiu assim como vc, detestou esse remake. =P

    Quando eu assistir faço uma crítica aqui no VA ^^

    Antônio

    É justamente o que eu penso! Existem vários filmes de terror asiáticos mto toscos (com efeitos especiais toscos, atuações pobres, etc.)
    porém com histórias super legais. Pq ñ fazem remakes mais bem feitos desses filmes?

    Eles só pegam sucessos asiáticos e tranformam em lixos. Seria mto melhor transformar um "lixo" em algo legal. Agora pelo menos parece q a onda de remakes de filmes orientais está acabando. Porém estou para os europeus... já saiu remake do REC e do Deixa Ela Entrar, tá faltando sair um do O Orfanato e por aí vai.

    Lucianaweb

    Obrigada pela indicação! Vou procurar essa continuação, como eu disse acima ainda ñ assisti o Uma Chama Perdida original x_x'

    Vlw pessoal pelos comentários! xD

    ResponderExcluir
  8. realmente, remakes são desnecessários quando o original é bom... Destes que vc citou, eu assisti os originais REC, A Tale of Two Sisters e Dark Water. Excelentes filmes, ótimo enredo e merecem mas "respeito" por assim dizer. os remakes vi só o de dark water, nem perdi meu tempo vendo os outros que devem ser uma droga... Outra coisa é q ñ sei como os remakes ruins ficam tão populares e os q conseguiram ser bons, na sequência estragam. Tipo, o Chamado foi ótimo, mas o dois deixou muito a desejar... O Grito foi um ótimo filme, o 2 tbm foi muito bom (só ñ gostei muito da maldição viajar, pq foi fail e fugiu do contexto da casa e tals) e o 3 matou a série. Oq mostra como os americanos fazem merda na unica vez q sai algo de bom. Deviam divulgar o original mesmo, seria muito melhor do q fazer essas porcarias... Nossa, falei demais... XD

    ResponderExcluir
  9. Remakes não são desnecesarios!(apenal o imagens do alem foi lastimavel) Eles servem para divulgar os originais. Pra falar a verdade eu gostei de todos(menos imagens do alem) claro são inferiores aos originais, eu gosto de algumas coisas dos remakes, tipo os nomes, é muito estranho ver um filme que o personagem tem o nome de Soo-mi ou Thun ou Eun-joo ou quem sabe Moo- Hyeon, hahaha os americanos tem nomes mais legais, hahaha ;)

    ResponderExcluir
  10. Realmente, um dos filmes mais magestosos que eu assisti dessa lista foi o The Eye, a versão Original, depois disso, de fato, os remakes que vieram foram os piores possiveis, REC é perfeito, uma inovação, mas Quarentena... pelo amor.

    Mais uma vez, uma otima postagem Ninne, parabens!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo

    Essa poderia até ser a desculpa utilizada para se fazer um remake, mas na prática ñ é sempre que isso acontece. Mtas vezes o povão passa até achar q o original q é o remake! Fora quando comparam, dizendo q o remake é mto melhor q o original.

    Mistério das Duas Imãs e Olho do Mal por exemplo são dois remakes ruins de filmes excelentes, mas vê se alguém conhece os originais. Poucas pessoas aqui no ocidente assistiram A Tale Of Two Sisters e Gin Gwai.

    Sobre os nomes acho que já vai um pouco mais de saber aceitar culturas diferentes das nossas. Pra mim, por exemplo, que joga video game desde pequena e tinha amiguinhos japas, nunca achei nomes japoneses tão estranhos quanto as outras pessoas acham. De fato achava diferente, mas ñ tão esquisito. Dpois quando comecei a ver animes e doramas, acostumei totalmente com os nomes. É só uma questão de costume e de saber aceitar culturas diferentes. Oras, Soo-mi é estranho aqui, mas João, Mariana, Carla...será que não seriam nomes estranhos por lá?

    Essa coisa de "ah, são nomes estranhos" ou "ah, eles falam mto diferente", acho q é só pq estamos mto acostumados com inglês e filmes americanos. Se os "bonzões" do cinema fossem os espanhóis por exemplo, seria estranho ver um filme onde todos falam inglês e os nomes são Trixie, Josh, Allan e afins. =P

    ResponderExcluir
  12. Eu ri muito quando vi o Dark Water e o remaker do shutter, quando eu vi esses filmes fiquei foi triste de ver como os americanos não estão sabendo mas nem copiar filmes de terror direitom...

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho Quarentena e Rec, e é claro que Rec é mesmo melhor. Mas eu vi O mistério das duas irmãs e Agua Negra e achei até legalzinho

    ResponderExcluir
  14. Tobi-chan

    shaushaushu
    que nada, gosto de saber a opinião dos leitores, seria mto chato se todos só comentassem "LoL" ou "bacana". -.-' shuashuhsua

    Então, O Grito e O Chamado foram os unicos remakes que gostei até hj, mas conseguiram estragar as continuações.

    Se vc ver o remake do Rec e do A Tale Of Two Sisters...nossa, vai passar mta raiva hsuahsuah O Quarentena ñ mudaram praticamente nada na história, ou seja, se vc viu o Rec já sabe até as falas dos atores no Quarentena shaushau O Mistério das Duas Irmãs é uma vergonha...nem falo mais nada...=P

    "AnãO" Qual Seu Medo

    The Eye é lindo, adorei aquele filme. Foi decepcionante assistir o remake com a Jessica Alba. Na verdade senti vergonha alheia daquele filme...

    Obrigada Anão! shaushaushu E obrigada por comentar aqui no VA tbm!^^

    【辰】Ryuji

    Pois então, além de copiarem ainda fazem uma cópia mal feita. shaushaushu O remake do Shutter e o do The Eye sã os mais toscos dessa lista..hsuahsuhu

    Tainara

    Vc chegou a ver o A Tale Of Two Sisters e o Dark Water original? Se não, procure assistir e depois veja Água Negra e O Mistério das Duas Irmãs novamente. É triste...hsuahsuahu

    Vlw pelos comentários pessoal!

    ResponderExcluir
  15. O pior é que não é só o caso de remakes internacionais que não me agradaram. Muitos filmes americanos mesmo tiveram refilmagens que considerei horríveis.

    O pior exemplo eu diria que foi a refilmagem de "A Profecia - The Omen"... Era praticamente assistir o mesmo filme só que com outros atores. Na verdade, tudo que foi mudado em relação ao original, foi pra pior.

    Outros da lista de remakes americanos que achei bem meia boca foram "O dia que a Terra parou", "Hora do Pesadelo", (e pra alfinetar os fãs de Tim Burton), "A fantástica fábrica de chocolate".

    Agora, no quesito internacional, parece que está vindo o remake americano do filme sueco "Deixa ela entrar", aquele da menina vampira. Nem vou perder meu tempo vendo... e se você ainda não viu o original sueco... vá ver agora!

    Abraço pro pessoal do VA
    EDU

    ResponderExcluir
  16. necropolis

    Bem lembrado! Ainda não assisti a versão de 2006 da Profecia, mas um dia estava passando na tv e fiquei abismada como todas as cenas eram iguais. Ficou tipo o Quarentena, não se deram ao trabalho de mudar nada (ou praticamente nada)! É ridículo...

    O Dia Em Que A Terra Parou achei uma droga, talvez em uma postagem futura eu explico o porquê. A Hora do Pesadelo achei fraco e vc é uma das primeiras pessoas q vejo criticar a Fantástica Fábrica de Chocolates! *o* Sou mto mais a versão dos anos 70!

    Já assisti o sueco, achei mto bom mas não toda aquela coisa q o povo fala por aí. É mto bom de fato, filme sobre vampiro sem frescuras...mas tbm não achei tão grande coisa assim... Acho q foi pq li mta gente falando bem sobre o filme, criei uma expectativa enorme para vê-lo e quando finalmente vi, não conseguiu ser tudo o q eu esperava... Pretendo ver o remake e depois fazer uma crítica dos dois aqui shaushuashau

    Vlw pelo comentário!

    ResponderExcluir
  17. Pra mim o melhor remake foi O Chamado, os outros ficaram muito ruins... :P
    Com certeza O Grito original é bem melhor, a versão americana só melhorou os efeitos especias, mas o resto... :/ fora que na continuação japa do filme tem um final totalmente diferente e que realmente faz sentido, "explica" o que a Kayako queria e ela vence no final...
    Já vi Espiritos mas não o remake, pelo trailer parece um lixo, O Olho do Mal é a mesma coisa que O Grito, só melhoraram os efeitos e modificaram uma cena pra ter um finalzinho mais feliz, Quarentena, Uma Chamada Perdida e Água Negra são um saco, não vi o original mas deve ser bem melhor...
    AInda não vi nenhuma versão de O Mistério das Duas Irmãs, mas eu fiquei com um duvida, essa garota do fundo é a mesma que fez a Violet Baudelaire de Desventuras em Série??? o.o

    ResponderExcluir
  18. Eu achei o remake de A Profecia muito chato, principalmente se comparar com o original, só é melhor em efeitos...

    Ahhhh, outro remake desnecessário foi Carrie A Estranha de 2002, mais um caso de filme que é só melhor nos efeitos especiais... :|
    Tem também o Psicose de 1998...

    ResponderExcluir
  19. Vamos logo ao que interessa. Os filmes asiáticos deveriam ficar tão famosos quanto as baboceiras dos filmnes americanas.

    ResponderExcluir
  20. americano e tudo preguiçoso mesmo viu


    hoje eu vi uma noticia (que ja circula faz algum empo mas eu so vi agora)que me deixou muito triste
    vao fazer um remake do meu 2 filme preferido : Martyrs

    parece que e mais um filmaço que vai ser estragado

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito a primeira vez que assisti O Chamado, terror diferente do que estávamos acostumados no Ocidente. No entanto, depois de assistir a versão original japonesa, passei a não gostar do remake. Tem vários elementos do folclore japonês do filme, e isto foi totalmente cortado do remake, ficou uma história meio "sem pé nem cabeça". O único mérito do remake de O Chamado foi ter revelado o cinema de terror oriental para o ocidente.

    ResponderExcluir
  22. gostei muito do que vcs fizerão tão de parabens. mas dizaer q the eye e melhor q o olho do mal? não da né. assiste primeiro depois comenta o filme "the eye" só vi pq não tinha mas nada pra ver ja com "o olho do mal" foi bem diferente lembro q quando vi passando q era baseado do filme "the Eye" eu ja pensei ter comprado de novo outra porcaria pro meus clientes ver (kkk) mas ficou bom vlw vcs estao de parabens

    ResponderExcluir
  23. @Ninne (Vai Assistindo)
    concordo se eu nao tivesse visto "espiritos - a morte esta ao seu lado" (se não me engano) e tivesse só assistido o "imagens do alem" não teria entendidocortaram muita coisa q na minha opnião não deveriam ter sido cortadas

    ResponderExcluir
  24. coloquem os melhores remake e as piores continuação
    mas nos melhores remake tem q ter a casa da colina rsrsrrs

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.