21 de dez de 2010

Olhos Famintos (Jeepers Creepers)

Título no Brasil: Olhos Famintos
Título Original: Jeepers Creepers
País de Origem: Alemanha / EUA
Gênero: Terror
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento: 2001
Estúdio/Distrib.: PlayArte
Direção: Victor Salva

Elenco: Gina Philips, Justin Long, Jonathan Breck, Patricia Belcher, Eileen Brennan, Brandon Smith, [+].
 
Sinopse

Enquanto voltam para casa das férias, por uma estrada pouco movimentada, Trish e seu irmão Darry são ultrapassados por um velho caminhão em alta velocidade. A circunstância os faz lembrar da história sobre os garotos que teriam desaparecido naquele mesmo trecho de estrada, há mais de vinte anos. Quilômetros adiante, os irmãos avistam o caminhão ao lado de uma igreja abandonada, e vêem um homem jogar numa tubulação de esgoto o que parece ser um corpo. Assustados, eles aceleram para não serem vistos mas após o caminhão ir embora da igreja, Darry decide voltar para ver se existe alguém ivo lá que eles possam ajudar. Aí começa a perseguição de uma das mais perversas criaturas jamais imaginadas. Mas são Trish e Darry que estão sendo caçados, pois a criatura quer alguma coisa deles. E eles não sabem o quê, nem de quem… 

Vai Lendo! 


"A cada 23 primaveras, durante 23 dias... ele irá comer."

Apenas esta frase já explica praticamente toda a história do filme. O monstro/demônio ou seja lá o que for aquilo, vive escondido em lugares abandonados perto de uma longa estrada cercada de milharais por ambos os lados. Mas o foco do filme não é o milharal, não é Colheita Maldita (apesar de as vezes enxergarmos pequenas semelhanças...muito pequenas mesmo). =P O foco da história é esse monstro que come as pessoas (ou melhor, apenas algumas partes delas...como olhos, orelhas, cabeça, etc.) que passam por essa estrada. E não adianta tentar fugir que o bichão pega. 


A história é bem interessante. Eles não procuram explicar o que é o monstro, de onde ele surgiu e nenhuma coisa do tipo. De 23 em 23 anos o bicho aparece, fica 23 dias na ativa, só matando o povão que passa pela estrada e depois volta ao lugar de onde veio (que também não é explicado nesse primeiro filme). Trata-se de um filme até diferente dos vários outros filmes americanos de demonios e monstros. Primeiro porque não explicam de onde veio o monstro e nem pra onde ele vai depois que acaba os 23 dias. Segundo porque não tem sacanagem como o resto dos filmes americanos, com uma loira lider de torcida viajando com o capitão do time de futebol. São dois irmãos viajando e um cuida do outro como irmãos costumam fazer. E terceiro porque não tem um final feliz e o mistério não se resolve.

 

As atuações são muito boas, principalmente dos protagonistas Justin Long (Duro de Matar 4.0, Arrasta-me Para o Inferno, Com A Bola Toda e Amor à Distância) e Gina Philips (O Mistério de Rosie), que interpretam os dois irmãos de forma muito divertida, emocionante e convincente. 

 

Claro que o filme apresenta alguns "defeitos", como na parte em que o rapaz Darry Jenner (Justin Long) vê os corpos de um casal costurados, as maquiagens não foram tão boas nessa parte e percebe-se nitidamente que se tratam de bonecos  ou até pela simples "burrices" dos personagens, que custam a acreditar no que os outros dizem (algo bem comum em filmes de terror e um dos únicos pontos que este filme é igual a qualquer outro).

 

Mas esses "defeitos" não chegam a estragar o filme. A história é muito legal, o filme possui muitas cenas interessantes e tensas e o próprio monstro ficou muito bem feito, tanto pela atuação do ator como pela maquiagem e roupas. O bicho ficou bem assustador e a medida que o filme passa, ele vai deixando de ser humano e aos poucos vai se tornando numa horrosa criatura, que já matou mais de 300 pessoas.

  

O filme não é cheio de tripa, sangue e sacanagem. Se você gosta de filme assim, irá se decepcionar com Jeepers Creepers. Mas apesar de parecer ter uma produção baixa e ser mais um filme tosco de terror, Olhos Famintos surpreende muito, tanto pela história, como pelas atuações, produção e tudo mais. É um filme tenso e chega até ser triste, mas é bem  feito e vale a pena assistir.


Nota (0-10): 8 (é muito bom, mas poderia ser ainda melhor).

Trailer


(Infelizmente encontrei apenas esse trailer...=/) 


Curiosidades: 

- O diretor Francis Ford Coppola é um dos produtores executivos de Olhos Famintos.

- Em sua estréia nos Estados Unidos bateu o recorde de bilheteria obtida no feriado prolongado do Dia do Trabalho, arrecadando mais de US$ 15 milhões.

- Seguido por Olhos Famintos 2 (2003). 

- Sobre a tal continuação, Olhos famintos 3, encontrei a seguinte notícia no site Cine Pop:

O diretor Victor Salva, responsável pela franquia 'Olhos Famintos', revelou ao Fangoria que o terceiro filme tem novidades. Gina Phillips, que viveu a garota Trish no primeiro longa, está de volta. Vinte e três anos após os eventos do primeiro filme, ela tem um filho adolescente chamado Darry, em homenagem ao seu irmão morto. Mas a protagonista começa a ter estranhos sonhos envolvendo a criatura responsável pela morte de seu irmão. Agora muito rica, ela decide acabar com a criatura para sempre.
O filme se chamará 'Jeepers Creepers III: Cathedral'. 

E encontrei isto também no blog Deadly Movies:

"Olhos Famintos 3" deverá estrear ainda no início de 2011, mas não há nada confirmado. 23 anos após os acontecimentos do primeiro filme, Trisha tem um filho adolescente  e teme que ele sofra o mesmo destino de seu irmão naquele fatídico dia. Um sonho recorrente a faz procurar Jack Taggart (o qual havia capturado o The Creeper há 23 anos) e ambos partem em uma missão para destruir a criatura de uma vez por todas.

O diretor Victor Salva ainda teria uma grande surpresa no início da pré-produção de Olhos Famintos 3. A MGM Studios anunciou então que pretende filmar uma quarta entrada juntamente com o terceiro filme e que Salva também fará roteiro e direção. 

Então é esperar pra ver. =P 

Obs sobre o filme: Algumas ou muitas pessoas não gostaram do Olhos Famintos porque pensaram que se tratava de mais um filme sobre serial killer e ficaram surpresas ao constatar que o psicopata era na verdade um monstro. Sabe, na verdade é isso que eu achei legal no filme. Pra que mais um filme sobre psicopata? Já não tem muitos e muitos filmes nesse estilo por aí? Pra que fazer mais um? Mais uma história sobre um doido que mata os outros por aí? Quem quer ver filme assim que assista Wolf Creek - Viagem Ao Inferno, O Massacre da Serra Elétrica ou mil e um outros filmes nesse estilo. Olhos Famintos trás uma proposta diferente e muito boa por sinal.

Particularmente detestei o segundo filme, Olhos Famintos 2, por vários motivos. Pretendo em breve postar sobre ele.

E pra encerrar, curta aí duas músicas que fazem parte da trilha sonora do filme... bem legalzinho:


Boa semana pra você! E não deixe de comentar aqui no VA! ^^

12 comentários:

  1. Muito legal o texto Ninne. Eu gosto bastante desse filme, mas acho que ele pisa na bola após a excelente sequencia onde os irmãos fogem e vão parar na delegacia, a partir desse momento o filme perde um pouco da força. Mas nada que estrague muito a experiência.

    Sobre os corpos que são encontrados e se parecem com bonecos logo que vi pensei a mesma coisa, mas no final pelo menos para mim deu a entender que o monstrão usava algum tipo de forma de conservação dos cadáveres, se não me engano os policiais mencionam que muitos são bem antigos no final do filme. (não tenho certeza quanto a isso pois faz tempo que assisti). Bom pelo menos eu gosto de pensar que ele "plastificava" suas vítimas para conservar como trofeu, é uma forma de justificar um defeito do filme...hehehe.

    Já continuação me decepcionou bastante, uma das coisas que eu achava mais assustadoras era aquele caminhão enferrujado, que simplesmente foi deixado de lado na continuação (tá certo que agora o monstro não precisa mais, mas ele era legal).

    ResponderExcluir
  2. Obrigada João! Concordo também...acho que poderiam ter continuado de outra forma, sem essa parte da delegacia... mas não acho que estrague o filme. De fato poderia ser melhor, mas ficou bom.

    Então, pensei nisso tbm. Falam mesmo que o monstro usava alguma coisa pra conservar os corpos, mas mesmo assim, a cena q ele olha os bonecos... dá pra ver mesmo que são bonecos. Acho que talvez poderiam ter caprichado + nisso. Mas de qlq forma, dá pra usar isso como desculpa...ele "plastificava" as vítimas...huahuhaua

    Sim sim...e além do caminhão...o monstro ficou bem besta e aperecia o tempo todo. Perdeu o mistério e o filme nem ficou assustador ou tenso como o primeiro...

    ResponderExcluir
  3. nome- michael douglas

    gostei, concordo com você que o primeiro filme e melhor que o segundo, mas olhos famintos 2 tem seus lados bons.uma correçao o diretor do primeiro filme nao é o coppola, você colocou victor salva, no nome diretor do lado da capa do filme.adorei o texto, parabens

    ResponderExcluir
  4. o texto realmente foi muito bom, gostei muito de sua opinião, é muito parecida com a minha, vale lembrar que a trilha sonora é muito boa, o segundo filme tem uma trilha legal.o caminhão do the creper que era para continuar no segundo filme, nao tava, bom espero que o terceiro filme seja bom.então coppola é o diretor do primeiro e segundo filme, tá escrito victor salva ficha tecnica do filme.parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
  5. @Michael Douglas,

    O Diretor do filme é sim o Victor Salva, o Coppola é produtor executivo.

    ResponderExcluir
  6. Nuss!! fazia um tempinho que ñ via criticas sobre filmes no VA!,até que enfim,mais ficou ótimo o texto parabéns

    ResponderExcluir
  7. sera que é verdade ano após ano escuto isso esse ano vai sair olhos famintos 3 .Acho dificil ja deveria ter saido.

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro o primeiro filme, tenho ele em DVD e já perdi as contas de quantas vezes vi. Torço muito para que saia um 3º filme. Gina, Justin e Jonathan foram incriveis nos papéis.

    Gosto do 2º, porém não gostei do fato de não ter a música do Creeper e nem o "Batendo em Você".

    ResponderExcluir
  9. Nossa, assisti esse filme qdo eu era criança e fiquei tão apavorada mas tão apavorada q eu fiz uma promessa pra que eu pparasse de ter medo do filme. A promessa foi que eu jamais veria o segundo filme xDDDDDDDDDDDDDDDDDD

    ResponderExcluir
  10. sou mt fã do olhos famintos o produtores desse filme tragan rapido olhos famintos 3 pra jente olhar vai se sucesso de audiencia nota 10 fui!

    ResponderExcluir
  11. nossa,esse filme é realmente show de bola!adorei o comentário ninne,vocês do va estão de parabéns!! sou super fã so blog,não perco um post.se esse blog acabar um dia,não sei o que vai sêr da minha vida na internet!rsrsrs...bjs!

    ResponderExcluir
  12. sou louca por esse filme mas nao acho a trilha sonora pra comprar em lugar nenhum1o que faco?

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.