26 de set de 2010

Abismo do Medo (The Descent)

Título no Brasil: Abismo do Medo
Título Original: The Descent
País de Origem: Reino Unido
Gênero: Suspense / Terror
Tempo de Duração: 99 minutos
Ano de Lançamento: 2005
Estréia no Brasil: 15/09/2006
Estúdio/Distrib.: Califórnia Filmes
Direção: Neil Marshall

Elenco: Shauna Macdonald (Sarah), Natalie Jackson Mendoza (Juno), Alex Reid (Beth), Saskia Mulder (Rebecca), MyAnna Buring (Sam), Nora-Jane Noone (Holly), Oliver Milburn (Paul), Molly Kayll (Jessica).

Sinopse

Depois de um trágico acidente, seis amigas reúnem-se para explorarem juntas uma caverna. A aventura logo dá errado quando ficam presas no subsolo e são perseguidas por criaturas sedentas por sangue. Enquanto a amizade fica cada vez mais deteriorada frente à pressão que enfrentam, elas devem lutar pela sobrevivência.

Vai Lendo!



Faz tempo que estou querendo escrever sobre este filme, mas sempre acabava me esquecendo. Hoje encontrei um pouco de tempo e lembrei do filme, então achei melhor escrever logo e parar de enrolar...

Abismo do Medo foi lançado em 2006 aqui no Brasil, então já faz um bom tempinho que o assisti. Mas sempre que posso, assisto novamente. E tanto na primeira vez que assisti, quanto em todas as outras vezes, sempre considerei The Descent um ótimo filme.


 Como já havia dito na postagem sobre "Os 5 melhores filmes de terror dos anos 2000" , Abismo do Medo foi um do poucos filmes de terror com uma história interessante e diferente lançado nos anos 2000. O filme não tem pornografia, as mulheres não são mero enfeites e a história não envolve capeta/serial killer/ espíritos. Se pensa que o filme é fraco por não ter esses detalhes, está muito enganado. O filme é tenso no início  ao final, possuindo de cenas que vão de banhos de sangue até ossos para todos os lados.


As atuações são muito convincentes, todas as atrizes conseguiram passar o sentimento claustrófobico e assustador que a história pedia. O clima do filme e o cenário (as cavernas e túneis subterrâneos) completaram perfeitamente a atuação das moças, e os monstros foram o detalhe principal para transformar um filme que já era de perder o fôlego em assustador. 


Para alguns talvez não dê susto ou medo, mas ninguém pode negar que o filme não seja tenso. Só da rocha bloquear a saída delas e elas terem que rastejar em túneis minúsculos, já deixa qualquer um nervoso. Toda a história que elas possuem e tudo o que acontece na história antes delas se depararem com os monstros, já explicam o porquê de cada uma agir do modo que age. Cada personagem tem sua personalidade bem explicada e desenvolvida no filme, cada uma possui uma história, um medo, um trauma...alguma coisa que vai colaborar para que, nos momentos mais tensos, uma das moças faça alguma trapalhada ou salve alguém.  

Enfim, o filme ao meu ver é muito bom e muito bem feito. As cenas são ótimas e gostei do final, mesmo que muitos não tenham curtido. O único porém do filme é que infelizmente ele não é bem aceito por alguns homens machistas. Não que todos os homens que não apreciaram o filme sejam machistas. De forma alguma. Mas tem alguns homens que só não gostaram do filme porque para eles mulheres não dão soco, não brigam, não lutam pela vida, não gritam, não sabem se proteger sozinha . Para eles mulheres são seres extremamente frágeis que só podem lavar a louça dentro de casa e roupa no tanque. ¬¬ Me desculpe, mas creio que em situações que faça uma pessoa correr risco de morrer, qualquer pessoa, homem ou mulher...até mesmo animal, lutaria por sua vida, de qualquer maneira a qualquer custo, não é mesmo? Já "As Panteras " por exemplo...aquilo sim foi forçar a barra...huahuahau


E não, não sou feminista nem nada do tipo. Este meu comentário final só foi feito pois já vi alguns homens criticando que o filme é muito mentiroso, pois mulher não faz aquelas coisas. Será? Coloca um monstro asqueroso correndo atrás da pessoa, querendo arrancar suas tripas e seus miolos e vamos ver se até a mais fraca e idiota das mulheres não viraria um "Rambo" para tentar se salvar é o famoso: "coorree negadaaa!" .

Nota (0-10): 9 (o filme é muito bom. Só não merece 10 porque poderia ter alguns sustinhos a mais e algumas cenas melhores...)

Trailer


Se trata de um filme sem resposta pra muitas coisas. De onde vem os bichos? O que eles são? Como existe uma caverna daquela e ninguém conhecia? Bom, acho que se tudo tivesse respostas, não teria graça. O legal é deixar as repostas na imaginação de cada pessoa. fikdik


Curiosidades 

- Os integrantes do elenco estiveram em um centro de escalada de montanha em Derbyshire, como forma de preparação para seus personagens em Abismo do Medo;
- Não foram usadas dublês nas cenas de rafting, com as próprias atrizes atuando nestas cenas;

- As cenas de Abismo do Medo foram rodadas em ordem cronológica. Com isto as atrizes apenas conheceram as criaturas que as atacam na história ao rodarem a cena do 1º ataque, o que fez com que o susto que tomaram fosse legítimo;

- As cenas internas da caverna foram rodadas em cenários, miniaturas e através de imagens digitalizadas, rodadas a partir de fundo azul;

- Foi construída para o filme uma réplica exata da atriz Nora-Jane Noone. Após o término das filmagens a atriz pegou a cabeça da réplica e a colocou no freezer de sua mãe, como piada;

- Existem dois finais diferentes de Abismo do Medo, um incluído em sua exibição na Inglaterra e outro em sua exibição nos Estados Unidos. O final inglês é mais longo, sendo editado por ser considerado "pesado demais" para o público americano;

- Seguido por Abismo do Medo 2 (que pretendo escrever sobre aqui no VA) ;

- O orçamento de Abismo do Medo foi de 3,5 milhões de libras.

Fonte: Adoro Cinema.

6 comentários:

  1. Gostei muito desse filme, me senti muito mal ao assistir pois sou meio claustrofóbico. Mas nós assistismos filmes de terror pra nos sentir mal mesmo, se fosse ao contrário optaria por uma comédia romântia com a Julia Roberts (blergh).

    Eu não achei forçado que as mulheres tenham lutado pela vida, primeiro porque eram pessoas atléticas, exploradoras de cavernas e tal. Segundo porque foi bem dentro da realidade, nada de kung-fu e coisas do gênero. Insuportável é ver Resident Evil com Milla Jovovich trocando sopapos com zumbis e Nemêsis. Abismo do Medo está bem aceitável nesse quesito e pelo menos não senti em nenhum momento que a minha inteligência estivesse sendo insultada.

    Certamente esse é um dos melhores filmes de terror da atualidade, claustrofóbico, assustador e desconfortável.

    ResponderExcluir
  2. Curiosidade -

    O poster desse filme é uma copia do poster do Silencio dos Inocentes.

    Mas ate que o filme.... que bom..

    ResponderExcluir
  3. Ninne, naum aceita o meu c0mentario anterior,eu acabeiu clicando sem querer e foi so uma frase xD. D qq jeito, eu queria agradecer a Deus por ter feito alguma coisa ser postada nesse blog, q eu achava q ficaraia parado para sempre. A vida de vcs e' mesmo taum atribulada??? xD.

    Quanto ao filme,vi ha pouco tempo (comprei o DVD em uma loja) e simplesmente ADORO,ja vi 3 vzs. Eu naum daria nota 9. Daria 10!!!!!!!!!! E' perfeito,naum tem nada d errado neste filme,td funciona!!!! E' um dos melhores filmes d terror D TDS OS TEMPOS. Alem disso, comecei minha cruzada para comprar DVDs d tds os bons filmes d terror dos anos 2000. Comprei o DVD d a tale of two sisters( sim, FINALMENTE, depois de assistir 5 vzs,;passei a gostar do filme igual a vc xD). Agora so faltam A Invasora e Martyrs. U-hu.

    Ja quanto a esta historia dos machistas q naum gostaram do filme, eu simplesmente ADORO filmes d terror so de mulheres (ou com predominancia de mulheres). Fica bem mais legal,tenso,triste,assustador e divertido de ver elas matando e morrendo. Eu ate ja imaginei uma historia sobre 5 garotas q ficam presas em uma casa,d noite,e la aparece um espirito. Ate q com o tempo elas comessam a ficar malucas e a matar umas as outras (naum e' nem d longe divertido,e sim perturbador).

    Quanto a esse final q vc disse q mta gente odiou,vc esta se referindo ao final ingles,ne?? Pq o americano e' horrivel, mto fraco e hollywoodiano. Me senti estapeado quando assisti (e' impressionante como tem gente q gosta d ser insultada e chamada d burra vendo filmes). E ja o abismo do medo 2 naum tem nada disso. Mto fraco se comparado ao primeiro,em tds os aspectos. Naum e' ruim, e sim razoavel. Mas naum se compara.

    Enfim,e' isso.

    ResponderExcluir
  4. @Gabriel
    Pior que vida blogueiro amador é fogo meu amigo, respondo por mim que quase não tenho conseguido assistir filmes de terror, eu já vi muitos filmes claro. Mas sempre gosto de rever antes de escrever para não sair falando bobagem.
    Pra você ter uma idéia eu já comecei a escrever 4 textos e não consegui terminar nenhum deles ainda. Mas se Deus quiser até o fim de semana eu termino uma "Leitura Recomendada" só faltam alguns parágrafos e fazer uma revisão...

    Mas continua aí firme acompanhando a gente, pelo menos eu não pretendo abandonar o barco tão cedo e volta e meia to aqui escrevendo alguma coisa, ou pelo menos participando nos comentários como to fazendo agora.

    Obrigado pela presença.

    ResponderExcluir
  5. O filme é interessante!

    Somente não gostei do final pois acredito que Sarah poderia ter ouvido a explicação de Juno a respeito do acidente com a amiga.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Um final absolutamente estupido,

    SPOILERS:
    Sarah mata a juno por esta ter morto acidentalmente a amiga? E sem ouvir nenhuma explicação? Como se não bastasse, no final sarah e juno parecem descendentes directas do Bruce Lee e começam a matar em grande estilo.. Baaaahh muito hollywoodesco! Apesar de tudo, é um bom filme de terror, bastante tenso!

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.