26 de jun de 2010

Vampiros de almas

Título original: Invasion of the Body Snatchers
País de origem: EUA
Data de lançamento: 1956
Tempo de duração: 90 minutos
Direção: Don Siegel
Roteiro: Daniel Mainwaring e Richard Collins
Elenco: Kevin McCarthy , Dana Wynter , Larry Gates , King Donovan , Carolyn Jones.

Sinopse

O médico Miles Bennell chega em São Francisco totalmente histérico, contando a outro médico que a pequena cidade de Santa Mira foi invadida por alienígenas, que literalmente se apossaram dos corpos de seus amigos e parentes, sendo isto provavelmente um plano para o extermínio da raça humana na Terra.


Vai lendo ! (contém SPOILER)



Como nas últimas semanas estou colocando um filme que foi alvo de remakes, e este em especial teve não um, mas três remakes além de ter dado origem a vários outros genéricos.

Vampiros de Almas começa o médico Miles Bennell , vivido por Kevin McCarthy, contando a outros médicos em São Francisco as situações estranhas que viveu em sua cidade natal. Ao retornar de um congresso ele percebe que algumas pessoas da cidade estão se comportando de uma forma estranha e diferente da habitual.



Bennell reencontra uma ex-namorada, a bela Dana Wynter, e juntos passam a investigar os fenômenos que estão acontecendo na pequena cidade. O casal descobre que Santa Mira está sendo invadida por alienígenas e que utilizam de “vagens” gigantes para fazerem cópias perfeitas de cada um dos moradores, sendo que no momento que a vítima está dormindo é substituída pelo seu cover extraterreno.

O filme de Don Siegel foi feito com base no livro de Jack Finney, "Invasores de corpos". Como o filme foi rodado em preto e branco os jogos de cena e iluminação contribuem para o resultado paranóico da obra. A partir da metade do filme, saem praticamente de cena as filmagens diurnas e a película adquiri tons mais escuros o que demonstra a ânsia e desespero do médico Dr. Miles.



É importante também lembrar que o centro da historia não é a invasão dos alienígenas e sim em como a vida do Dr. Miles é afetada e transformada por suas descobertas. Muitos reclamam que o fim do filme é muito aberto em relação aos acontecimentos da invasão.

Um comentário que não pode deixar de ser feito é a conotação política que o filme teve quando de seu lançamento. Meados dos anos 50, a Guerra Fria estava acontecendo, era o final do macartismo e as comparações do filme com as teorias do senador Joseph McCarthy (onde qualquer um poderia ser um comunista disfarçado) não puderam ser evitadas, há uma cena que um dos alienígenas diz que buscam um “mundo onde todos são iguais”.



Em minha opinião o médico Miles Bennell representa, de certa forma, uma metáfora de heroísmo patriótico americano ao conseguir escapar das garras dos alienígenas em Santa Mira.

Foram produzidos dois finais para o filme, em um a contaminação se restringe a cidade de Santa Mira, este final foi criticado por Finney, e outro onde a contaminação atinge proporções irrefreáveis e nele vemos Dr. Miles desesperado, correndo entre carros e gritando "Você será o próximo!", em uma das cenas mais fortes e clássicas do cinema de terror.

Trailer:




Curiosidades:


- Vampiros de almas teve três remakes: Os Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers, 1978) com Donald Sutherland e Leonard Nimoy, Os Invasores de Corpos - A Invasão Continua (Body Snatchers, 1993) com Gabriele Anwar e Terry Kinney e finalmente Invasores (Invasion, 2007) com Nicole Kidman e Daniel Craig;

- A cena do túnel foi rodada na caverna Bronson em Griffith Park, local que ficou bastante conhecido por ser também o cenário da Batcaverna;

- O orçamento de Vampiros de Almasfoi de US$ 417 mil e apenas US$ 15 mil do orçamento foi utilizado na confecção dos efeitos especiais do filme;

Nota:
8

Bom sono crianças !

2 comentários:

  1. A equipe VA ta mandando bem eim!*-*

    Bom não sei se é querer pedir muito mais podiam fazer criticas de alguns filmes com Extraterrestres mais antigos,tipo,Fogo no ceu,Contato Imediato de 3° Grau ou coisas do tipo *-*

    ResponderExcluir
  2. Mandou bem camarada Coyote.
    Eu particularmente nunca assisti o original, mas gostei muito do remake de 93, que também teve um final em aberto.
    Já o de 07 achei uma porcaria, principalmente por causa das soluções fáceis e do final feliz.

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.