5 de jun de 2010

O Homem de Palha

Título original: The Wicker Man
País de origem: Inglaterra
Data de lançamento: 1973
Tempo de duração: 84 minutos
Direção: Robin Hardy
Roteiro: Anthony Shaffer, David Pinner
Elenco: Edward Woodward, Britt Ekland, Christopher Lee, Diane Cilento, Ingrid Pitt, Aubrey Morris.

Sinopse: Uma jovem garota desaparece misteriosamente. Investigando, o Sargento Howie viaja para uma remota ilha escocesa onde conhece o estranho Lord Summerisle, um líder religioso da pequena comunidade onde descobrirá que antigas tradições não estão mortas.



Vai Lendo !




Olá crianças,

Esta semana Morte nos brindou com um post muito legal sobre o remake da “Hora do Pesadelo”, como nunca fui fã de refilmagens resolvi iniciar uma série de postagens sobre filmes de Terror que foram alvo de remakes, tentando provar que o original é sempre melhor. Como meu último post gerou um pouco de polêmica (e não tem como falar de Holocausto Canibal sem polêmica) resolvi apresentar um filme um pouco mais “leve”, mas nem por isso menos surreal.

O filme que escolhi para iniciar esta série foi também o primeiro filme de Terror/Suspense que assisti na vida, estou falando do “Homem de Palha - The Wicker Man” que recebeu um remake em 2006 como título “O sacrifício” com Nicolas Cage.

O filme, uma historia de detetive com elementos de fantasia e muito suspense, narra a historia do sargento da polícia escocesa Howie , Edward Woodward, que vai a uma remota ilha escocesa para investigar o desaparecimento de uma jovem garota.

Ao chegar na cidade Howie, cristão fervoroso, irá se deparar com diversas situações e acontecimentos que irão se chocar diretamente com sua doutrina cristã. O encontro do policial com Lorde Summerisle, Christopher Lee, serve para deixar o policial moralista e religioso ainda mais desconfiado e paranóico.


O sargento se convence que na ilha existe um culto pagão e esta revelação acaba se transformando em um final imprevisível e trágico para ele.


Nos anos 60 e 70 o mercado de filmes inglês de Terror era dividido praticamente entre duas produtoras a Hammer e a Amicus, o escritor inglês Anthony Shaffer e seu sócio Robin Hardy resolveram fazer um filme de Terror diferente daqueles produzidos por estes estúdios, aí surge “O homem de palha” um filme surrealista que une historia de detetive, cultura pagã e suspense.

O filme, ao contrário das produções góticas que eram realizadas no período, é ambientado em pleno séc. XX, para terem idéia o protagonista chega a ilha de hidroavião. Produtores, roteiristas e até Christopher Lee se uniram em um projeto que apresenta a idéia que o horror pode estar escondido em qualquer vilarejo de nossos dias.

Boas atuações por parte de Christopher Lee e Edward Woodward, além da participação das beldades Ingrid Pitt, Britt Ekland e Diane Cilento seguram um bom e bem construído enredo que prende o espectador, mesmo que para alguns o final seja previsível.



Trailer:




Curiosidades (contém alguns spoilers):


- Christopher Lee assumiu ter trabalhado de graça no filme, em virtude do baixo orçamento.

- O filme foi apresentado em uma versão com cortes, sendo que a critica da época afirmou que a versão cortada era bem melhor que a versão estendida.

- Na cena que Britt Ekland dança sensualmente para tentar conquistar o Sargento Howie, parte das cenas foi feita por uma atriz dublê de corpo.

- Na seqüência final, enquanto observavam a fogueira no alto da colina, os atores estavam submetidos a um frio muito intenso e foram oferecidos casacos para as três principais Ingrid Pitt, Britt Ekland e Diane Cilento, sendo que Ingrid se recusou a receber o abrigo, pois as demais garotas do elenco estavam usando roupas leves e ela não queria receber tratamento diferente.

- Na mesma cena Edward Woodward foi teve que enfrentar uma situação incômoda com algumas cabras localizadas acima dele, que uma vez assustadas com o fogo, urinaram sobre sua cabeça.

Nota: 7.

Boa colheita crianças !

3 comentários:

  1. Esse filme é foda!!
    Um clássico dos filmes antigos.

    O remake foi um fracasso, o Nicolas Cage não escolhe bem os filmes que faz...

    + CURIOSIDADE:

    Em 2001 o Iron Maiden fez uma musica para o filme no cd "Brave New World" chamada "The Wicker Man"

    E no show do Rock in Rio de 2001 eles colocaram o Eddie no palco na ultima musica como o HOMEM DE PALHA, Gigante, com direito ao Bruce entrando nele ao final do show...

    vejam
    http://www.youtube.com/watch?v=bwHN7DXEDMg

    Bons Pesadelos...

    ResponderExcluir
  2. Eu tava no showww
    foi fodaaaa

    EMOOOOO.CIONANTE :P

    ResponderExcluir
  3. Medo,

    Devo confessar que agora deu uma daquelas invejas ...

    Não pude ir no show devido a problemas profissionais, mas tenho um colega que foi e disse que foi demais.

    Abração.

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.