14 de fev de 2010

Extermínio (28 Days Later)

Título Original: 28 Days Later
País de Origem: Inglaterra
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 112 minutos
Ano de Lançamento: 2002
Estúdio/Distrib.: Fox Searchlight Pictures / British Film Council / Canal / DNA Films / Meespierson Film CV / Figment Films
Direção: Danny Boyle

Elenco: Cillian Murphy, Naomi Harris, Megan Burns, Brendan Gleeson, Christopher Eccleston, [+].

Sinopse

Após invadirem um laboratório de pesquisas em macacos, um grupo de ativistas encontra chimpanzés presos em gaiolas diante de telas que exibem continuamente cenas de extrema violência. Ignorando os avisos de um cientista que trabalha no local de que os macacos estariam infectos, os ativistas decidem libertá-los. Assim que são soltos os macacos atacam todos aqueles à sua volta, em verdadeiros ataques ensandecidos. 28 dias após este acontecimento desperta do coma em um hospital de Londres Jim (Cillian Murphy). Completamente confuso e estranhando a ausência de pessoas nas ruas, Jim nada sabe sobre o ocorrido e se esconde após encontrar diversos cadáveres e seres monstruosos, infectados pelo vírus disseminado.


Vai lendo!




Desde pequena adoro filmes de zumbis. Sempre achei divertido, interessante e até um pouquinho assustador. Quando fui assistir Extermínio, esperava mais um filme com zumbis podres, que retornaram a vida por causa de algum feitiço ou radiação ou qualquer outra história bizarra.
Na verdade acabei me surpreendendo muito com esse filme! Muita coisa nele é bem diferente dos filmes de zumbis que todos já estavam acostumados. Primeiro porque a história não se passa numa cidade pequena ou numa região isolada dos Estados Unidos. Tudo acontece em Londres, a cidade fica inteiramente deserta, porém não só a cidade, como toda Inglaterra.


Segundo porque não eram os típicos zumbis, aqueles seres podres que perseguiam lentamente suas vítimas fazendo barulhos estranhos. No "Extermínio" trata-se de seres humanos que ainda vivos foram infectados por um vírus que desperta uma fúria descontrolada nas pessoas, fazendo com que fiquem extremamente agressivas como se fossem animais selvagens. E bem diferente dos zumbis, os "infectados" são rápidos, perseguem suas vítimas correndo e gritando como loucos!




Toda essa diferença fez com que eu, e creio que muitas outras pessoas, adorassem esse filme! Uma história mais moderna, com infectados ágeis e um pequeno grupo de pessoas comuns tentando sobreviver a tudo isso. Mesmo não possuindo atores super famosos, Extermíno foi um dos filmes de terror que mais inovaram no início do século XXI (assim como O Chamado) e até hoje é um dos melhores dos últimos anos.


Como todo filme, Extermínio também apresenta alguns pontos fracos. A trilha sonora é ótima, porém alguns ângulos de câmera ficaram bem toscos, algumas conversas entre os personagens ficaram sem sentido e o final, convenhamos, poderia ser um pouco mais interessante. A "transformação" do protagonista Jim no final foi um pouco clichê e até um pouco forçada, entretanto não acho que foi completamente desnecessária e todos estes pontos fracos não estragam de forma alguma o filme todo.



28 Days Later é um ótimo filme, que além de tudo trata sobre assuntos interessantes como a facilidade que um vírus pode se propagar na sociedade atual e a que ponto a raiva e fúria do ser humano pode chegar.


Nota (0-10):
9,5



Trailer




Música tema do filme




Curiosidades


- Extermínio é o 1º filme dirigido por Danny Boyle que não conta com a participação do roteirista John Hodge.

- Alex Garland, roteirista de Extermínio, é o autor do livro A Praia, que foi justamente o projeto anterior do diretor Danny Boyle para o cinema.


- É o 1º de 2 filmes em que o diretor Danny Boyle e o ator Cillian Murphy trabalharam juntos. O posterior foi Sunshine - Alerta Solar (2007).


- As cenas externas da cidade de Londres foram todas rodadas em poucas horas ao amanhecer em dias de semana. O elenco tinha apenas alguns poucos minutos para rodá-las a cada dia, sendo que pessoas da equipe pediam aos poucos pedestres que ocasionalmente apareciam para que aguardassem até que a cena fosse concluída.


- Foi relançado nos cinemas americanos e brasileiros com um final alternativo de 4 minutos, que era exibido logo após o término do filme.


- Seguido por Extermínio 2 (2007).


- O orçamento de Extermínio foi de US$ 15 milhões.


- O DVD brasileiro inclui final alternativo,
cenas excluídas, making of e galeria de fotos.

-
Cillian Murphy (Jim) interpretou em 2005 o Espantalho (Scarecrow) no filme Batman Begins. Naomi Harris (Selena) é a Tia Dalma dos filme Piratas do Caribe : O Baú da Morte e Piratas do Caribe: No Fim do Mundo. Brendan Gleeson (Frank, pai da Hannah) é o Alastor Moody (Olho -Tonto Moody) dos filmes Harry Potter e o Cálice de Fogo e Harry Potter e a Ordem da Fênix.


Final Alternativo


Obs: este não é o final alternativo que tem nos extras do DVD.

12 comentários:

  1. Excelente filme, tanto este como o segundo. Com certeza se tornará um clássico algum dia. Isso se já não se tornou.

    ResponderExcluir
  2. Excelente filme, com uma trilha sonora ainda melhor!
    Indispensável para fãs do gênero.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida nenhuma, Extermínio recriou o gênero "Filmes de zumbi" com uma maestria impressionante.

    Eu pessoalmente nunca gostei de zumbis porque, acima de tudo, todo filme era igual: seres descerebrados que andavam cambaleando e pedindo por cérebros. Extermínio foge exatamente desse clichê, como você disse, usando a proposta de pessoas INFECTADAS com raiva e não mortas-vivas. Além disso, o tema é bem atual pois é algo que se propaga com muita facilidade (mesmo que tenha surgido antes da pandemia de H1N1).

    Acredito que duas partes memoráveis são a do supermercado (com a musiquinha doida de fundo XD) e a do carro no túnel (Ave Maria, de Gounoud, combinou perfeitamente). Óbvio que o filme todo é memorável, mas essas duas partes me agradaram pelas músicas.

    O final realmente é meio deslocado, mas o diretor acertou em cheio ao colocar o final alternativo no cinema e no DVD (é incrível, acho que todo final alternativo de filmes é melhor que o final oficial! xD). Já a sequência eu acho que pecou bastante na climatização, não achei o filme tenso como o primeiro e vi bastante clichês e cenas desnecessárias. Mas nada é perfeito, não é? O Capitalismo ainda fala mais alto, infelizmente.

    Ótimo review!!
    Anônimo, acredito que o filme já tenha se tornado um clássico; e Rafael, sem dúvida alguma indispensável, até mesmo para os não-tão-fãs do gênero (sou prova viva disso :P).

    ResponderExcluir
  4. Essse filme é muito bom mesmo... O Danny Boyle é um baita diretor. Extermínio 2 tb ficou massa, acho q tb merecia uma crítica aqui no VA.

    ResponderExcluir
  5. Achei que era mais um filme de zumbis e me surpreendi !! Muito bom filme !Vale a pena conferir!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente um filme tenso e que veio pra lançar uma nova safra no estilo de filmes "survival". Me lembro bem que quando assisti esse filme achei interessante a ideia de "zumbis" vivos, ou seja infectados e não mortos vivos. Porem devo discordar quando as pessoas dizem terem ficado surpresas com "zumbis" rapidos, pois essa ideia já havia sido usada e muito bem usada na refilmagem de Madrugada dos Mortos. Os zumbis lá já eram rapidos demais, e esses eram realmente zumbis, ou melhor, mortos vivos. Muitos filmes que se tornam clássicos pecam em suas respectivas continuações, porem exterminio esta fora dessa regra, pois a continuação Exterminio 2 é em minha opinião ainda melhor. A cena em que esta uma multidão presa em um galpão quando um infectado entra por si só já vale todo o filme !!
    Um abraço e bom carnaval a todos !

    ResponderExcluir
  7. James

    Adoro filmes de zumbis, por mais clichês que sejam. huahuahua
    Mas realmente Extermínio mudou o estilo de filmes de zumbis. E como podemos ver na vida real, a história do filme não é tão absurda assim, já que um vírus realmente pode se propagar com imensa rapidez no mundo atual.

    Nossa, até esqueci de citar essas cenas! Adoro elas! Engraçado que quando estou assistindo o filme tenho muitas idéias do que escrever aqui no blog, mas quando finalmente decido escrever, acabo esquecendo de tudo. ¬¬'
    A cena do supermercado é uma das minhas preferidas, assim como a do túnel. xD

    Outra coisa que esqueci de escrever nesta postagem. ¬¬' Detestei a seqüência. O começo foi até legalzinho, mas depois, foi um clichê atrás do outro, várias situações absurdas... Confesso que passei raiva com Extermínio 2. Sempre achei que seria mais divertido eles terem feito um "28 Days Before", contando como foi quando a infecção começou, toda a correria, pessoas tentando sair da cidade...na minha humilde opinião seria um filme bem interessante... =P

    ResponderExcluir
  8. Antônio

    Como disse no comentário acima, detestei o Extermínio 2. Mas se eu assistir novamente, com certeza comentarei sobre ele aqui no VA. ^^

    Ariana

    Também achei o mesmo e me surpreendi muito! 28 Days Later é um dos meus filmes preferidos *-*

    Leckard

    Os zumbis do Madrugada dos Mortos são ágeis, mas não deixam de ser zumbis. Já no Extermínio são pessoas vivas, infectadas e rápidas, com um aspecto um pouco diferente dos zumbis de sempre. E isso que chamou a atenção de mtas pessoas e a minha também.

    Sobre Extermínio 2, como já comentei mais acima, não gostei mesmo. Teve uma cena absurda e que pra mim foi como se estivessem chamando o telespectador de burro. Não lembro exatamente da cena, só sei que passei raiva. Pra mim foi um filme que começou bem, ficou péssimo no meio e terminou mais ou menos... Enfim, vai da opinião de cada um.

    Vlw pelos comentários gente! xD

    ResponderExcluir
  9. OMFG! Você postou isso e eu nem vi T-T
    Assisti 28 weeks Later primeiro quando passou no telecine e só essa semana que fui assistir 28 Days Later.

    Eu já conhecia a música In a Heart Beat e gostava, mas só quando ouvi The Surface of the Sun do filme Sunshine é que eu me apaixonei pelo John Murphy e fui logo dando um jeito de assistir Sunshine.

    Para minha surpresa, o filme era do Danny Boyle, responsável por 28 Days Later e como eu tinha gostado bastante de 28 Weeks Later achei que era o momento perfeito para ir atrás do filme - outro combo da direção do Danny e do trabalho do Murphy.

    Discordo sobre os ângulos da câmera, eles são uma caracteristica do Danny e me chamara a atenção porque são singelos e marcantes. Dá pra distinguir um filme dele justamente por isso.

    Não vi problema nenhum com as falas O.o nem com a "mudança" do carinha... acho que a situação faz as pessoas mudarem e a abordagem dele foi muito interessante, ele não enfrentou todo mundo no peito mas arquitetou um plano para a situação favorecê-lo.

    A trilha sonora do John Murphy ajudou muito, ela soa distoante e cria uma inquietude... lindo de se ouvir.

    Vou assistir Slumdog Millionaire justamente por ser do Danny... que tem um dom de pegar orçamentos míseráveis e fazer verdadeiras obras de arte.

    ***
    Vai sair um filme chamado The Runways, um filme com a Kristen Stewart (a Bella da Twilight Saga) e Dakota Fanning.

    Não tinha o menor interesse neste filme por causa do nome Kristen Stewart estar presente nele, até que eu acabei de saber que quem escreveu o roteiro e está dirigindo é a Floria Sigismondi *-*

    Caso não saiba quem ela é, precisa saber! Ela é diretora de videoclips e fotógrafa, já flertou com curtas metragens também.

    Se você já viu o clip The Beatiful People e Tourniquet do Marilyn Manson já teve contato com o trabalho dela.

    Deixo alguns videos dela:
    Curtametragem: http://www.youtube.com/watch?v=TO9TMZIEPho

    http://www.youtube.com/watch?v=Wbyn7oy91Us

    http://www.youtube.com/watch?v=bTpIgoABkMc

    ResponderExcluir
  10. Ah! Esqueci de comentar que o trabalho da Floria foi uma das inspirações do Tarsem Singh para o visual do filme The Cell (A Cella).

    ResponderExcluir
  11. Adoro esse filme. Não me canso de assistir, aliás, nestes últimos dias me deu uma baita vontade de rever (eu tenho em casa, ainda bem).
    Só não concordo com você sobre as conversas dos personagens, pois as achei simplesmente geniais!
    Quando a Selena fala: "nunca mais assistir um filme que já não tenha sido rodado, ou um livro já escrito", isso toca profundamente. Nessa situação, isso com certeza viria à tona na mente de qualquer um (não na questão de filmes e livros, mas em geral).
    Bem, tirando isso, sua crítica está ótima, como sempre!
    VA D+

    ResponderExcluir
  12. como eu posso encontrar esse filme online .. procurei em tudo mas não achei algum site pra recomendar ???

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.