6 de nov de 2009

Terror em Silent Hill (Silent Hill)

Título no Brasil: Terror em Silent Hill
Título Original:
Silent Hill

País de Origem:
Japão / EUA / França

Classificação etária:
18 anos

Tempo de Duração:
123 minutos

Ano de Lançamento:
2006
Estúdio/Distrib.:
Columbia

Direção:
Christophe Gans


Site Oficial

Elenco


Radha Mitchell, Sean Bean, Laurie Holden, Deborah Kara Unger,
Kim Coates, Tanya Allen, Alice Krige, Jodelle Ferland, Colleen Williams, [+].


Sinopse


Rose, uma mãe desesperada leva sua filha adotiva, Sharon, para a cidade de Silent Hill na tentativa de curá-la de seu sofrimento. Após um violento acidente de carro, Sharon desaparece e Rose começa sua busca desesperada para recuperá-la. Ela entra em uma neblina de cinzas e vai de encontro ao terrível segredo da cidade. Perseguida por grotescas criaturas deformadas e outras pessoas da cidade presas em um permanente purgatório, Rose começa a desvendar a verdade por trás do apocalíptico desastre que queimou a cidade há 30 anos.

(Obs: foi a sinopse mais decente que encontrei sobre esse filme).

Vai lendo!



Nunca joguei exatamente SH, na verdade comecei a jogar mas parei por medo mesmo. Entretanto, acompanhei meu irmão jogando (como sempre fazia) do começo ao fim. Não perdia um detalhe. Acompanhei todo o primeiro jogo da série. Não conheço bem SH 2 e do SH 3 só li algumas coisas sobre a história, vi fotos e vídeos. Mesmo não sendo uma total perita em SH, posso com certeza afirmar que Terror em Silent Hill é a melhor adaptação cinematográfica de um jogo já produzida.

Vi em uns tópicos no orkut alguns
champs reclamando sobre o filme, dizendo que não foi fiel ao jogo. O que esse povo quer?! Que repitam até as mesmas baratas do jogo para as telonas? É impossível transformar fielmente um jogo em duas horas de filme! E apesar dos pesares, Terror em Silent Hill não desapontou nenhum pouco. Manteve o mesmo clima sombrio e perturbador do game. Sem falar em vários personagens e monstros que ficaram praticamente iguais aos dos jogos. Tudo bem que fizeram uma mistura entre vários fatos ocorridos em quase toda a série Silent Hill, porém, mesmo assim, o filme ficou ótimo! Fui assisti-lo esperando um outro "Resident Evil: O Hóspede Maldito", mas Terror em Silent Hill me surpreendeu pela fidelidade ao game.

Nos extras do DVD, recomendo assistir o making off. O diretor explica que jogou sim SH e que é completamente fã da série. Era isso que faltava para realização de um filme baseado em jogos: um verdadeiro fã. Não tem como adaptar fielmente um jogo para os cinemas se o diretor e outros produtores do filme sequer conhecem os jogos. Ao contrário do que ocorreu em filmes como Resident Evil ou Alone In The Dark, Christophe Gans não pareceu querer deixar o filme todo moderninho, com cenas ao estilo Matrix e rock como trilha sonora. Não é um filme pra conquistar o público
teen. Terror em Silent Hill tentou agradar a todos, mas principalmente aos fãs da série. E na minha opinião, agradou. E muito. Pela primeira vez elogiei um filme de terror baseado em game de terror.

Obviamente para aqueles que nem conhecem o jogo Silent Hill, o filme foi meio confuso. Para aqueles que não pensam tem preguiça de pensar, o filme foi um lixo. Na verdade, se você não sabe o que é Silent Hill, tente entender que o filme será um pouco diferente daquilo que você espera para filmes de terror. Mantenha a mente aberta, espere de tudo e preste atenção em tudo. Mesmo agradando mais os fãs da série, Terror em SH pode sim conquistar outro tipo de público, que nunca jogaram o game.


Fora tudo isso que já citei, Terror em SH ainda apresenta uma trilha sonora maravilhosa! Deixa tudo no filme mais perturbador do que já é. O figurino e os cenários são simplesmente perfeitos. E as atuações, são todas tão intensas, tão profundas, que é meio difícil definir qual foi a melhor. A garotinha Jodelle Ferland (Sharon/Alessa/Dark Alessa) certamente surpreendeu a todos com sua maravilhosa atuação, que em horas era uma doce e inocente criança e em outras o próprio demônio. Não só ela, mas como todo o elenco surpreendeu muito.


Quem ainda não assistiu Terror em Silent Hill, assista. É um dos poucos filmes de terror lançados de 2000 pra cá que realmente vale a pena assistir.

Nota (0-10):
10 (porque foi o único filme baseado em jogo de terror que não me deixou irritada...¬¬...huahuahua)

Trailer



Nos extras o diretor comenta sobre a protagonista ser uma mulher (Rose). A intenção era fazer um protagonista homem (Harry Mason) como no jogo. Entretanto, ao começarem a escrever o personagem, respeitando toda a sua personalidade, "descobriram" uma mulher. E realmente ficou muito mais interessante ver uma mãe lutando pela filha. Ficou mais verdadeiro e intenso.

Tema da abertura de Silent Hill com imagens do filme:




Repito novamente: o making off do filme é muito interessante mesmo. Eu até poderia escrever um trecho ou outro aqui, mas essa postagem ficaria enorme. Então quem tem o filme, assista os extras. xD

Capas do filme:






12 comentários:

  1. Acredite, o filme repete até os movimentos das baratas do jogo!

    Isso foi uma das coisas que mais que chamou a atenção no filme. A primeira metade do filme é exatamente igual ao jogo. Desde o cenários até os acontecimentos, a ordem dos lugares que a personagem vai e as coisas que ela faz.

    Só depois da primeira metade que o filme toma liberdade em modificar alguma coisa.

    Eu discordo de que o filme de Resident Evil é ruim. Enquanto SH foi produzido para ser o mais fiel possivel ao jogo o filme de RE foi feito procurando uma história nova, tanto é que a história do primeiro filme se passa horas antes do primeiro jogo.

    Eu prefiro separar o jogo e filme de RE e desfrutar dos dois.

    Por sinal, lembrei que ainda não coloquei i poster de SH no meu orkut!

    ResponderExcluir
  2. eu como grande fã da série Silent hill e jogadora de todos as sequencias, posso dizer que o filme realmente foi o mais fiel que um filme poderia ser sobre um jogo tão longo e complexo.
    eu não sei se chegou a ouvir a respeito mas parece que estão programando o 2, só não sei se será sobre a história do 2 do jogo, acho que ia ser mais dificil ainda, já que o piramidhead aparece no jogo só no 2, apresentando explicações ao personagens do jogo...
    sei lá!
    gostei do filme e do jogo mais ainda.
    bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Cara, SH além de ser meu jogo favorito, é também meu filme favorito.
    O filme foi retratado com perfeição, tirando algumas partes da história, que foi tomado a liberdade de se criar algo novo.
    Mas em algumas partes do filme, é idêntico ao jogo
    muito bom mesmo. As filmagens do SH 2 começam em 2010, não sei se tem data prevista, mas eu estou no aguardo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. putz eu acho esse filme foda de mais

    so que uma vez um grupo de amigos meus pediu pra eu pegar um filme pra assitir, peguei silent hill pra ver de novo com eles

    eles acharam o filme uma merda, dai fiquei puto e nunca mais indico filme nenhum pra ninguem ver rsrsrs

    bando de preguiçosos burros rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. mto bom filme...escuro como tinha q ser...
    eu me borro qdo jogo silent hill e qdo vejo o piramid ^^ so consegui zerar o origins...por medo de terminar os outros ^^

    ResponderExcluir
  6. Eu acho os jogos bem melhores que o filme, não consigo enquadrar o filme como "Silent Hill".
    Acho ele ótimo a parte, sem que tenha involvimento com SH.
    Os jogos são mais superiores... .-.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo

    Não é q acharam o filme tosco, simplesmente não entenderam. Algumas pessoas (mtas na verdade) costumam ñ gostar de filmes q ñ entendem (e sequer procuram entender).

    huahuahuahua
    indique filmes para pessoas q vc sabe q gostam de pensar huahuahauhau

    Anônimo

    Eu morro de medo do jogo. T.T
    na verdade SH foi o primeiro jogo q me deixou com medo... Dpois dele foi o Fatal Frame 2. Costumo dizer que SH deixa qualquer um perturbado e fatal frame 2 passa muito medo.

    Yakimishi

    eles fizeram uma mistura de todos os jogos SH para que quem nunca jogou os games ou sequer conhece a série, pudesse entender.

    não ficou extremamente fiel, mas se vc for ver, em comparação com os filmes Resident Evil, Terror em Silent Hill foi infinitas vezes melhor e mais bem feito. xD

    Mas é claro...jogo é jogo e filme é filme. O jogo é realmente ótimo. Só q ñ dá pra transformar com total fidelidade várias horas de jogo em duas horas de filme...aí complica...huhauhauahua

    Enfim...vai do gosto de cada um
    xDD

    ResponderExcluir
  8. E vlw pelos comentários gente! Sempre leio todos e gosto mto!

    Se ñ repondi vários comentários era pq estava sem tempo, mas agora vou tentar responder sempre q possível xD

    ResponderExcluir
  9. PUTZ ESSE FILME NAUM DIVIA DE SE CHAMAR SILENT HILLT...


    NAUM SEI COMO PODEM DIZER Q EH FIEL AO JOGO
    OU O MAIS FIEL POSSIVEL...!NA!

    PRA COMEÇO DE HISTORIA NAUM TEM HARRY MASON, A MULHER PROTAGONISTA DO FILME NA VERDADE JAH MORREU,
    E A CHERYL viro sharoon.... o começo um mont de bebe brilhant, iusso naum tem nd a ve, quem jogou o jogo com certeza naum vai gosta do filme, fiko mt nd a ve! nd fiel,
    gosto de dizer q fizeram uma paródia do joogo!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo

    Meu caro pequeno gafanhoto, já assistiu a trilogia Resident Evil? Doom? Alone In The Dark?

    Se você já assistiu e conhece os jogos, certamente percebeu que os filmes foram terríveis!

    Resident Evil: O Hospede Maldito foi legalzinho, assistível, porém quase nada haver com o primeiro jogo da série. Mudaram mta coisa na tentativa de modernizá-lo, porém a história do primeiro jogo era excelente e não havia necessidade de "modificações".
    RE Apocalipse foi uma tristeza. Filminho mal feito e sem graça. Colocaram o Nemesis apenas para os mais bobos assistirem e falarem: " Olha lá! Igualzinho o jogo! Tem Até o Nemesis" ¬¬
    No terceiro filme eles simplesmente chutaram o balde. Já tinham feito porcaria com a história do jogo mesmo, então no terceiro poderiam inventar o absurdo que quisessem.

    Doom e Alone In The dark nem é preciso dizer. Produção horrível e filmes igualmente podres.

    Porém SH foi diferente de todos, não sei se vc leu minha postagem inteira, caso ñ tenha lido, tente ler. Falo justamente sobre isso que vc escreveu. Não tem como transformar um jogo inteiro em duas horas de filme, mas o filme Terror em SH respeitou bem mais os jogos do que as porcaria que citei acima. Foi sem dúvidas o filme mais fiel. É 100% fiel? Não. Queria que ele fosse 100% fiel ao jogo até com a mesmas moscas? Aí é querer d+ champs!

    Vamos acordar para a realidade: se resolvessem produzir um filme pelo menos 85% fiel ao primeiro jogo da série, primeiramente o filme teria que no mínimo ter 4 horas de duração. Aí me fala champs, com aquela história maluca, quem nunca jogou o jogo iria pro cinema assistir 4 horas de um filme do qual eles ñ irão entender porcaria alguma?

    Quase ngm iria lucrar com essa história. No final das contas, conseguiram transformar muito bem as várias horas de jogo em um único filme. E conseguiram tbm deixar a história um pouquinho menos complexa para que atraísse mais gente. Extremamente fiel não é, mas é mil vezes melhor e mais bem feito que as versões cinematográficas de RE, Alone In The Dark e Doom.

    ResponderExcluir
  11. Vai Assistindo ,como vc interpretou o final do filme? Eu tbem gostei mas nao achei tao maravilhoso assim (meio q piorou do meio pro final quando resolveram colocar os cultistas fanaticos religiosos, deixou o filme meio idiota. E a Dahlia deveria ter continuado como a vil~a, da mto mais impacto uma mae queimar a filha viva do q uma desconhecida,mas enfim) eu nao tenho uma resposta certa pq o filme acaba em aberto e deixa para interpretar,mas tenho minhas teorias:

    SPOILERS,CLARO:

    1- A protagonista e sua filha estao mortas desde o inicio do filme,quando o carro bateu. Assim como a policial. O marido nao as v pq Silent Hill e' um lugar em outro plano d realidade,q so pode ser acessado quando se esta morto ou sonhando. Elas nunca vao voltar para casa.

    2-(e boto mais fe' nessa teoria) Normalmente,elas teriam voltado para casa,mas quando Sharon abriu os olhos ao inves d mante-los fechados, o espirito d Alessa entrou no corpo dela,e como Alessa ela jamais deixara q a protagonista volte. Note q no final ela sai da casa com um sorriso maligno. Provavelmente tbem Rose nunca vai voltar,e mais cedo ou mais tarde vao aparecer monstros em sua casa e td comecara outra vez,um verdadeiro inferno

    Bom,e' isso. Se tiver mais alguma teoria escreve aqui para ver se eu concordo. Pq por enquanto so' enxergo essas 2 possibilidades.

    ResponderExcluir
  12. Cara, o Pyramid Headficou simplesmente FANTÁAAAAARRRRRDIGO nesse filme! E qualquer um que diga que esse filme n foi fiel ao jogo ou é pq não entende nada de cinema (NÃO DÁ! Simplesmente NÃO DÁ pra fazer um filme igual ao jogo, anão ser q seja em CG) ou não conhece o jogo direito.

    @Gabriel
    Não, elas nunca vão sair do universo de Silent Hill, assim como no jogo, alguns saem outros não (isso depende do final q vc faz no jogo :D).O que, na minha opinião, faz de Silent Hill ser DE LONGE o jogo mais sombrio de todosos tempos (sabem ficar preso lá...pra sempre...TENSO). Com exceção do SH3, que é mais pancadaria mesmo (com direito a roupa no maior estio Chapolim Colorado e Sabre de Luz o.O).

    ResponderExcluir

• Faça pedido de parceria somente na página reservada para isso.

Não aceitamos comentários ofensivos. Se quiser criticar a postagem, critique com educação.

Spams não serão aceitos. Aqui não é lugar para você divulgar seu site, blog ou seja lá o que for.

• Lembre-se de que o Vai Assistindo possui mais de um autor. Portanto, a crítica de cada um deles não expressa a opinião de todos os outros autores. Procure ver logo abaixo do título de cada postagem o nome do autor que a criou.

• As opiniões expressas nos comentários não refletem as dos autores do blog.